Fortalecimento da capacidade de escuta e fala por meio da Aprendizagem baseada em projetos
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art5Palavras-chave:
Escuta, fala, aprendizagem baseada em projetosResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa, cujo objetivo geral foi aprimorar as habilidades linguísticas de escuta e fala por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos em duas escolas de ensino médio localizadas em Nariño. Este projeto foi realizado no 10º e 11º cursos porque esses alunos tiveram algumas dificuldades em gerenciar essas habilidades na compreensão, interpretação e resposta a informações em inglês. Por esse motivo, a pesquisa teve uma abordagem mista. Os instrumentos foram um teste PET padronizado para ouvir e falar, analisado quantitativamente, e uma entrevista cujos resultados foram analisados qualitativamente. O teste PET foi aplicado no início e no final da pesquisa; demonstrou a viabilidade da proposta porque os alunos melhoraram nas referidas competências linguísticas.
Biografia do Autor
Liseth Guadalupe Cifuentes Riascos, Institución Educativa Fátima
Licenciada en Lengua Castellana e Inglés, Universidad de Nariño
Yenni Lorena López Montaño, Institución Educativa San Alejandro
Licenciada en Lengua Castellana e Inglés, Universidad de Nariño.
Referências
Alvarado, L. y García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma sociocrítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias, realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Sapiens, Revista Universitaria de Investigación, 9(2), 187-202.
Bastidas, J.A. y Muñoz G. (2020). Factores que influyen en el aprendizaje del inglés de los bachilleres de Pasto, Colombia. Folios, (51), 163-181. https://doi.org/10.17227/folios.51-8676
Beltrán, D.C. y Mejía, L.J. (2017). Creación de estrategias lúdicas para el desarrollo de las habilidades lingüísticas en inglés para niños de 4 a 6 años [Trabajo de Maestría, Universidad Cooperativa de Colombia]. https://repository.ucc.edu.co/handle/20.500.12494/17212
Chandía, J. (2015). Enseñanza de las habilidades lingüísticas en el segundo idioma: un estudio a partir de los relatos de los actores participantes de la clase de inglés comunicacional de una institución de educación superior [Trabajo de Maestría, Universidad del Bío-Bío]. http://repobib.ubiobio.cl/jspui/bitstream/123456789/1154/1/Chand%C3%ADa_Cabas_Jimena.pdf
Chiluiza, W., Parra, S., Castillo, D. y Sanguña, S. (2017). El constructivismo: estrategias metodológicas para el aprendizaje del inglés y francés. EDICIEM.
Cobo, G. y Valdivia, S. (2017). Aprendizaje Basado en Proyectos. https://idu.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/2017/07/5.-aprendizaje.pdf
Córdoba, P., Cotto, R. y Ramírez, M. (2005). La comprensión auditiva: definición, importancia, características, procesos, materiales y actividades. Actualidades Investigativas en Educación, 5(1), 2-17.
Elliott, J. (1990). La Investigación-acción en educación. Ediciones Morata.
Francia-Cañas, R. (2016). Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP): una estrategia para la enseñanza de calidad [Tesis de Maestría, Universidad de la Rioja]. https://es.scribd.com/document/385012357/ABP
García, Á. (2002). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/publicaciones_centros/pdf/bremen_2004/03_garcia.pdf
González, A.R. (2015). E s t r a t e g i a s d e e n s e ñ a n z a d e l i d i o m a i n g l é s u t i l i z a n d o l a producción oral [Tesis de Maestría, Tecnológico de Monterrey]. https://repositorio.tec.mx/bitstream/handle/11285/626572/Alma_Rosa_Gonz%C3%A1lez_Hinojosa_.pdf?sequence=1
Goyes, I. y Uscátegui, M. (1999). Investigación y Pedagogía. Ediciones Unariño.
Granda, I. (2015). Optimización de la estrategia del role-play y su integración en el aula de inglés de turismo para la mejora de la producción oral [Tesis Doctoral, Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED]. http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/tesisuned:Filologia-Igranda/GRANDA_ROSSI_Isabel_Tesis.pdf
Guven, Y., & Gulay, H. (2007). Project-based learning for children with mild mental disabilities. International Journal of Special Education, 22(1), 77-82.
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.
Krashen, S. (1985). The Input hypothesis: issues and implications. Longman.
Lada, U. (2001). La dimensión pragmática del signo literario. Estudios filológicos (36), 61-70.
Martín-Roldan, L.A. (2016). Aprendizaje Basado en Proyectos: un modelo innovador para incentivar el aprendizaje de la química [Tesis de Maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. http://repositorio.pedagogica.edu.co/bitstream/handle/20.500.12209/1078/TO-19913.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Montoya, B. (2015). Enseñanza de la segunda lengua: enfoques y experiencias desde un colegio hispanohablante. Revista de Educación y Pensamiento, (22), 7-17.
Mora, M. y Camacho, J. (2019). Classcraft: English and role play. Apertura, 56-73.
Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación: una experiencia concreta. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29.
Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Longman.
Soldevilla, S. (2017). Uso de videos educativos como recurso didáctico para el desarrollo de habilidades lingüísticas productivas en estudiantes de inglés intermedio [Tesis Doctoral, Universidad de San Martín de Porres]. https://hdl.handle.net/20.500.12727/3049
Tamayo y Tamayo, M. (2004). El proceso de la investigación científica (4.ª ed.). Limusa, Noriega Editores.
Torres, F.S. (2000). Testing accuracy and fluency in speaking through communicative activities. HOW, A Colombian Journal for English Teachers, 5(1), 95-104.
Tumino, M. y Bournissen, J. (2016). Conectivismo: hacia el nuevo paradigma de la enseñanza por competencias. European Scientific Journal, 121-128.
Warlick, D. (1999). Raw materials for the mind. The Landmark Project.
Zapata, M. (2015). Teorías y modelos sobre el aprendizaje en entornos conectados y ubicuos. Bases para un nuevo modelo teórico a partir de una visión crítica del “conectivismo”. Education in the Knowledge Society, 16(1), 69-102.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |