Práticas de ensino em salas de aula de várias séries nas escolas rurais de Bajo Lorenzo e Nueva Granada em Puerto Asís, Putumayo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3480

Palavras-chave:

pedagogia rural, escola nova, pedagogia multinível, modelos pedagógicos, professor

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar as práticas pedagógicas rurais nas salas de aula de várias séries das instituições educacionais rurais Bajo Lorenzo e Nueva Granada, localizadas em Puerto Asís, Putumayo. O estudo foi conduzido sob o paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitativa e um escopo descritivo, a fim de obter informações relevantes sobre o asunto estudado. O foco desta pesquisa nos permitiu conhecer os elementos que os professores articulam para seu planejamento didático, as estratégias, os recursos educacionais, os espaços e os critérios que estabelecem para avaliar os processos de ensino de cada aluno, bem como o perfil profissional e ocupacional de cada professor rural. Por fim, a pesquisa-ação foi escolhida porque facilita o surgimento de diálogos reflexivos. Os resultados mostram que a maioria dos professores tem o perfil adequado, mas, devido ao contexto e à falta de pessoal na escola, eles têm de desempenhar outras funções além da docência. Além disso, os professores das salas de aula de várias séries não lidam com modelos pedagógicos flexíveis. Portanto, a identificação dos pontos fortes e fracos das salas de aula de várias séries, bem como a determinação da relevância do planejamento e das categorias de implementação didática, dos métodos pedagógicos e das estratégias de avaliação nas MEF, produzirão uma mudança real nessas instituições. Como resultado, é necessário determinar a relevância das práticas de ensino nos novos modelos educacionais escolares e pós-primários das instituições educacionais mencionadas.

Biografia do Autor

John Gonzalo Meneses Delgado, I.E.R. Bajo Lorenzo

Magíster en Pedagogía. Docente de la I.E.R. Bajo Lorenzo.

Mayra Alejandra Rodríguez Casanova, I.E.R. Nueva Granada

Magíster en Pedagogía. Docente de la I.E.R. Nueva Granada.

Referências

Bazdresch, M. (2000). Vivir la educación, transformar la práctica. Educación Jalisco.

Cano, A. (2022). ¿Cómo evaluar aprendizajes en el aula multigrado? Dilemas y propuestas de docentes rurales. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, (13), e1556. https://doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v13i0.1556

Cardona, C. (2022). Revisión bibliográfica del modelo pedagógico y de evaluación en Escuela Nueva en Colombia. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 6(25), 1337-1354. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i25.416

Carr, W. (1999). Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Ediciones Morata.

Castillo, J. K. (2019). Educación en el posconflicto: Revisión del estado de implementación del plan especial de educación rural-PEER [Trabajo de especialización, Universidad Católica de Pereira]. Repositorio institucional. https://repositorio.ucp.edu.co/handle/10785/5218

Castillo-Aramburu, M., y Meza-Duriez, R. (2020). El Currículo nicaragüense para la enseñanza de la lectura en la modalidad multigrado. RECIE. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 4(2), 7-22. https://doi.org/10.32541/recie.2020.v4i2.pp7-22

De la Vega, L. F. (2020). Docencia en aulas multigrado: Claves para la calidad educativa y el desarrollo profesional docente. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 14(2), 153-175. https://doi.org/10.4067/s0718-73782020000200153

Decreto 1290 de 2009. (2009, 16 de abril). Presidencia de la República de Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-187765_archivo_pdf_decreto_1290.pdf

Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2019). Educación Formal (EDUC)-2018. Boletín Técnico. https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/boletines/educacion/bol_EDUC_18.pdf

Díaz, M. (2003). La calidad de la educación. Revista Educación y Cultura, 1(8).

García Gutiérrez, Á. A. (2016). El pensamiento del profesor rural sobre la educación rural. [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio UPN. http://repository.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/1079

González, A. L., Becerra, M. E. y Moreno, J. (2021). La enseñanza y el aprendizaje en las escuelas primarias multigrado en México y Colombia. Conrado, 17(79), 351-359. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1733

González-Viloria, L. E. (2020). Aulas Multigrado: Una alternativa de colaboración y cooperación en los espacios educativos. Cienciamatria, 6(1), 553-565. https://doi.org/10.35381/cm.v6i1.347

González-Viloria, L. E. (2022). Prácticas pedagógicas en aulas multigrado. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 7(13), 85-100. https://doi.org/10.35381/r.k.v7i13.1645

Herrera, J. (2017). La investigación cualitativa. McGraw Hill Latinoamericana.

Llanos y Tapia (2020) Las actividades de enseñanza y evaluación en las aulas multigrado rurales. Aportes para el Diálogo y la Acción, (7). https://www.grade.org.pe/creer/recurso/las-actividades-de-ensenanzay-evaluacion-en-las-aulas-multigrado-rurales/

López Niño, L. (2019). Los retos del aula multigrado y la escuela rural en Colombia. Abordaje desde la formación inicial de docentes. Revista de la Universidad de la Salle, 19(79), 91-109. https://doi.org/10.19052/ruls.vol1.iss79.5

Loya, H. (2008) Los modelos pedagógicos en la formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, 46(3), 1-8. https://doi.org/10.35362/rie4631996

Marines, D. y Flórez, E. (2021) La influencia de las practicas docentes en la deserción escolar. [Tesis de Maestría, Universidad de la Costa]. Redicuc. https://hdl.handle.net/11323/8688

Martínez, V. (2013). Paradigmas de investigación. Manual multimedia para el desarrollo de trabajos de investigación. Una visión desde la epistemología dialéctico crítica. https://pics.unison.mx/wp-content/uploads/2013/10/7_Paradigmas_de_investigacion_2013.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2015). Colombia territorio rural: apuesta por una política educativa para el campo. MEN.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2018). Plan Especial de Educación Rural: Hacia el desarrollo rural y la construcción de paz. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-385568_recurso_1.pdf

Molina, B. L. (2019). El quehacer del maestro y la formación docente en la escuela rural multigrado [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia]. UPTC. https://repositorio.uptc.edu.co/handle/001/2728

Palacios Aliaga, M. V. (2022). Aprendizaje colaborativo y desempeño de las docentes del I ciclo de la institución educativa inicial Eusebio Arroniz Gómez [Tesis de maestría, Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión]. Alicia. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UNJF_7255fdd5f7f1194898a7028ff1963374

Perfetti, M. (2004). Estudio sobre la educación para la población rural en Colombia. https://fundaec.org/wp-content/uploads/2021/01/Perfetti-M.-2003.-Estudio-sobre-la-Educacionpara-la-poblacion-rural-en-Colombia.-Proyecto-FAO-UNESCO-DOGCS-ITALIA-CIDEREDUC.-pp.-164-216..pdf

Ramírez, M. S. (2013). Triangulación e instrumentos para el análisis de datos [Taller]. Programa de Doctorado, Formación en la Sociedad del Conocimiento https://knowledgesociety.usal.es/sites/default/files/20161109-Programa%20de%20taller%20triangulacion%20%28Ramirez%29.pdf

Santos, L. (2021). Didáctica multigrado: un modelo integrador de organización de contenidos. Aportes para el Diálogo y la Acción, Proyecto Crecer (17). https://repositorio.grade.org.pe/handle/20.500.12820/650?show=full

Sistema Integrado de Matricula. (2021). Sistemas de información. https://www.mineducacion.gov.co/portal/micrositios-institucionales/Sistemas-de-Informacion/168883:SIMAT

Como Citar

Meneses Delgado, J. G., & Rodríguez Casanova, M. A. (2024). Práticas de ensino em salas de aula de várias séries nas escolas rurais de Bajo Lorenzo e Nueva Granada em Puerto Asís, Putumayo. Revista UNIMAR, 42(1), 28–44. https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3480

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-02-07

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: