Leitura e escrita emergente em meninos e meninas através da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.2-art4

Palavras-chave:

leitura emergente, escrita emergente, habilidades, conhecimento, histórias

Resumo

O artigo, resultado de pesquisa, foi realizado sob o respaldo acadêmico da análise de habilidades e conhecimentos emergentes de leitura e escrita em crianças de 5 e 6 anos, por meio da leitura infantil. A pesquisa foi desenvolvida porque, apesar da existência de orientações pedagógicas ministeriais sobre o processo de desenvolvimento de habilidades de comunicação na série de transição, os Direitos Básicos de Aprendizagem da série de transição e as diretrizes para promover a leitura e a escrita emergentes na série de transição, que estabelecem claramente o diferentes conquistas que caracterizam um ótimo desenvolvimento da alfabetização precoce e indicadores de aprendizagem que permitem avaliar o grau em que devem ser alcançados pelas crianças, ainda existem obstáculos na instituição, por parte dos professores, para que o menino e a menina alcancem esses objetivos, porque vêem essa conquista como inatingível devido à idade da criança, razão pela qual esta pesquisa traça as fronteiras e conclui que meninos e meninas estão preparados para construções fonéticas, gramaticais e sociolinguísticas para a leitura.

Biografia do Autor

Martha Lucía Larraniaga López

Licenciada en preescolar; Magíster en Pedagogía.

Jessica Andrea Bejarano Chamorro

Licenciada en Filosofía y Ciencias Religiosas; Magister en Pedagogía; Estudiante de doctorado de la Universidad del Valle.

Referências

Anónimo. (2022). Cuentos clásicos. Caperucita Roja. https://cuentos-infantiles-muy-cortos.blogspot.com/2019/07/caperucita-roja.html?m=1

Badian, N. (1998). Predicting reading ability over the long term: The changing roles of letter naming, phonological awareness, and orthographic processing. Annals of Dyslexia, (45), 9-96. https://doi.org/10.1007/BF02648213 DOI: https://doi.org/10.1007/BF02648213

Bejarano, J. A. y Mafla, L. C. (2019). Filosofía para niños: el programa que despierta la creatividad y el pensamiento crítico. Revista UNIMAR, 37(2), 107-131. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/37-2-art7 DOI: https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/37-2-art7

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá del dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3.ª ed.). Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Borda, M. I. (2000). Estrategias de comprensión lectora en los talleres de lectura de los cuentos infantiles. Lenguaje y Textos, (15), 51-60.

Braslavsky, B. (s.f.). Las nuevas perspectivas de la alfabetización temprana. http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a21n4/21_04_Braslavsky.pdf

Condemarin, M. (2001). Jugar y leer: guía para padres y animadores de lectura. Editorial Del Nuevo Extremo S. A.

De Bono, E. (2004). El pensamiento creativo. El poder del pensamiento lateral para la creación de nuevas ideas. Editorial Paidós.

Fernández, G. (2015). Las emociones a través de los cuentos [Tesis de Pregrado, Universidad Católica San Antonio]. https://docplayer.es/17375173-Las-emociones-a-traves-de-los-cuentos.html

Ferreiro, E. y Teberosky, A. (1991). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. Editorial Siglo XXI.

Ferreiro, E. (2006). La escritura antes de la letra. CPU-e Revista de Investigación Educativa, (3), 1-52. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i3.136 DOI: https://doi.org/10.25009/cpue.v0i3.136

Jolibert, J. (1999). Formar niños productores de textos. Ediciones Hachette.

Goodman, Y. (1992). Los niños construyen su lectoescritura. Librería Anticuaria Jerez.

Kaufman, A. M. (1994). Escribir en la escuela: qué, cómo y para quién. Lectura y Vida, 15(3), 1-18.

Kaufman, A. M. (Coord.). (2007). Leer y escribir: el día a día en las aulas. Aique Grupo Editor.

Marroquín, M., Bejarano, J. y Montenegro, A. (2021). Investigación para la práctica pedagógica. Editorial UNIMAR. DOI: https://doi.org/10.31948/editorialunimar.149

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2009a). Instrumento diagnóstico de competencias básicas en transición. Ministerio de Educación Nacional.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2009b). Elementos conceptuales. Aprender y Jugar, Instrumento Diagnóstico de Competencias Básicas en Transición. Ministerio de Educación Nacional.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2014). Documento N° 20: el sentido de la educación inicial. https://www.mineducacion.gov.co/portal/men/Publicaciones/Documentos/341810:Documento-N-20-El-sentido-de-la-educacion-inicial

Molinari, J. M. (2003). Psicología clínica en la posmodernidad: perspectivas desde el construccionismo social. Psykhe, 12(1), 3-15.

Orozco, B. C. (2004). El niño lector y escritor. ¿Lee el niño preescolar? Universidad del Valle.

Pardial, R. y Sáenz-López, P. (2014). Los cuentos populares/tradicionales en educación infantil. Una propuesta a través del juego. E-motion, Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (2), 32-47. https://doi.org/10.33776/remo.v0i2.2375 DOI: https://doi.org/10.33776/remo.v0i2.2375

Parodi, G., Peronard, M. e Ibáñez, R. (2010). Saber leer. Santillana, Ediciones Generales, S. L.

Solé, I. (2001). ¿Lectura en educación infantil? Sí, gracias. En Bofarull, M. T., Comprensión lectora. El uso de la lengua como procedimiento (pp. 69-78). Editorial Laboratorio Educativo Graó.

Sosa, R. J. (2019). A leer se aprende leyendo. La mediación de la lectura en la formación de lectores críticos de Rod Medina. Gaceta de Pedagogía, (38), 255-259.

Teal, W.H., & Sulzby, E. (1989). Emergent literacy: new perspectives. En D.S. Strickland & L.M. Morrow (Eds.), Emerging literacy: Young children learn to read and write (pp. 1-15). International Reading Association.

Vygotsky, L. S. (1998). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas (Trad. María Margarita Rotger). Ediciones Librerías Fausto.

Whitehurst, G. J. & Lonigan, C. J. (1998). Child development and emergent literacy. SRCD, Child Development, 69(3), 848-872. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1998.tb0647.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1998.tb06247.x

Como Citar

Larraniaga López, M. L., & Bejarano Chamorro, J. A. (2022). Leitura e escrita emergente em meninos e meninas através da história. Revista Criterios, 29(2), 57–75. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.2-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-22

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: