Formação, autopercepção e neuroeducação prospectiva em professores do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-1-art8

Palavras-chave:

neurociências, neuroeducação, neurodidática, formação inicial de professores, treinamento

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi conhecer o estado da neuroeducação na formação, autopercepção e perspectiva de professores do ensino fundamental. O estudo, de abordagem quantitativa, utilizando o método hipotético-dedutivo, de âmbito descritivo-correlacional e de desenho não experimental, foi realizado com base na hipótese da existência de uma correlação entre a falta de formação de professores em neuroeducação e a implementação da neurodidática nas salas de aula de Durango. A amostra foi composta por 100 professores do Centro de Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Educacional, Unidade Professor Rafael Ramírez, localizado na cidade de Durango, México. Para medir o estado de neuroeducação dos professores da amostra, foi concebido um instrumento do tipo escala Likert, no qual foram aferidas seis dimensões: formação prévia na área da neuroeducação; autopercepção do conhecimento em neuroeducação; barreiras e dificuldades para aplicação e utilização da neuroeducação; importância da neuroeducação na prática docente; conhecimento sobre aspectos neuroeducacionais básicos; e, vontade de treinar e de implementar a neuroeducação em sala de aula. Como resultado da análise dos dados obtidos, alguns achados de pesquisas anteriores são confirmados, o que corrobora as conclusões tiradas pelo instrumento para estabelecer que existe uma correlação significativa com a hipótese proposta.

Biografia do Autor

Alejandro Díaz Cabriales, Centro de Investigación e Innovación para el Desarrollo Educativo Profesor Rafael Ramírez

Doctorando en Innovación en Tecnología Educativa, Universidad Autónoma de Querétaro. Coordinador del Centro de Investigación e Innovación para el Desarrollo Educativo Profesor Rafael Ramírez.

Rocío Edith López Martínez, Universidad Autónoma de Querétaro.

Doctora en Alta Dirección. Docente-Investigador de la Universidad Autónoma de Querétaro. 

Netzahualcóyotl Bocanegra Vergara, Universidad Pedagógica de Durango

Doctor en Ciencias para el Aprendizaje, Universidad Pedagógica de Durango. Docente-Investigador en la Universidad Pedagógica de Durango.

Referências

Acta, Y. (2019). Modelo de formación neuroeducativa para docentes en la República Dominicana. Revista Cubana de Educación Superior, 38(3). http://scielo.sld.cu/pdf/rces/v38n3/0257-4314-rces-38-03-e14.pdf

Agudelo, L. (2018). Un ambiente virtual de aprendizaje dirigido a docentes para fomentar procesos de aprendizaje de la escritura tomando como base elementos de la neurociencia cognitiva [Tesis de maestría, Universidad de la Sabana]. Repositorio institucional. http://hdl.handle.net/10818/33665

Aguilar, M., Conde, C. y Hernández, M. (2019). Importancia de la inclusión de la neuropedagogía en la formación docente en las escuelas normales: diagnóstico BYCENES [Memoria]. Congreso Nacional de Investigación sobre Educación Normal, Conisen, Playas de Rosarito. http://www.conisen.mx/memorias2019/memorias/2/P508.pdf

Barrios-Tao, H. (2016). Neurociencias, educación y entorno sociocultural. Educación y Educadores, 19(3), 395-415. https://doi.org/10.5294/edu.2016.19.3.5

Calzadilla, O. y Álvarez, J. (2017). La integración de las neurociencias en la formación inicial de docentes. Mendive Revista de Educación, 15(1), 20-38.

Calzadilla, O. (2017). La integración de las neurociencias en la formación inicial de docentes para las carreras de la educación inicial y básica: caso Cuba. Actualidades Investigativas en Educación, 17(2), 1-27. https://doi.org/10.15517/aie.v17i2.28709

Coral-Melo, C. B., Martínez-Rubio, S. L., Maya-Calpa, N. E. y Marroquín-Yerovi, M. (2021). La neuroeducación y aprendizaje significativo. Estudio experimental en tres instituciones del nivel de básica primaria. Revista UNIMAR, 39(2), 50-83. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-2-art3

Corbetta, P. (2007). Metodología y Técnicas de Investigación Social. McGraw Hill / Interamericana de España, S. A. U.

D’Addario, M. (2019). Educación y neurociencia Tratados, análisis, neuroaula y ejercicios. KDP.

Díaz-Cabriales, A. (2021). La neuroeducación en los programas de formación y profesionalización docente en México. Ciencia y Educación, 5(2), 63-78. https://doi.org/10.22206/cyed.2021.v5i2.pp63-78

Diez-Martínez, E. y Morales-Velasco, R. A. (2020). Codiseño de objetos de aprendizaje OA como estrategia de capacitación a docentes de educación superior. EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 74(número especial), 114-126. https://doi.org/10.21556/edutec.2020.74.1765

Falquez, J. y Ocampo, J. (2018). Del conocimiento científico al malentendido. Prevalencia de neuromitos en estudiantes ecuatorianos. Revista Iberoamericana de Educación, 78(1), 87-106. https://doi.org/10.35362/rie7813241

González, C. (2018). Prácticas docentes y neuroeducación. Análisis del conocimiento sobre neuroeducación en profesores que imparten la asignatura de Ciencias Naturales en Educación General Básica [Tesis de pregrado, Universidad de Concepción]. Repositorio UdeC. http://repositorio.udec.cl/jspui/handle/11594/3225

Jiménez, E. y Calzadilla, O. (2021). Prevalencia de neuromitos en docentes de la Universidad de Cienfuegos. Ciencias Psicológicas, 15(1), e–2358. https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2358

Jiménez, E., López, M. y Herrera, D. (2019). La Neurociencia en la formación inicial de docentes. Revista Conrado, 15(67), 241-249. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/974

Juarez, A. (2020). La neurodidáctica: Propuesta de fortalecimiento pedagógico para los docentes del nivel primario [Tesis de maestría, Universidad César Vallejo]. Repositorio de una Universidad César Vallejo. https://hdl.handle.net/20.500.12692/53710

Luzzi, D. (2017). Estrategias de enseñanza basadas en neurociencias cognitivas aplicadas en el proceso de enseñanza aprendizaje por los docentes del programa de Maestría en Docencia Superior de la Facultad de Ciencias de la Educación [Tesis de maestría, Universidad de Panamá]. Repositorio Centroamericano SIIDCA-CSUCA. https://repositoriosiidca.csuca.org/Record/RepoUP1871

Monje, C. A. (2011). Metodología de la investigación cualitativa y cuantitativa Guía didáctica. Universidad Surcolombiana. https://www.uv.mx/rmipe/files/2017/02/Guia-didactica-metodologia-de-lainvestigacion.pdf

Pacheco, D. (2021). Neurociencia en educación primaria: competencia de aprender a aprender y su papel en la acción tutorial Análisis del conocimiento de los docentes sobre neuroeducación, identificación de neuromitos y buenas prácticas basadas en la evidencia científica [Tesis de maestría, Universitar Oberta de Catalunya]. Repositorio institucional. http://hdl.handle.net/10609/133891

Petlák, E., & Schachl, H. (2019). Neurodidactics and its perceptions by teachers in Slovakia. The New Educational Review, 57, 161-172. https://doi.org/10.15804/tner.19.57.3.13

Pherez, G., Vargas, S., Jerez, J. (2018). Neuroaprendizaje, una propuesta educativa: herramientas para mejorar la praxis del docente. Civilizar Ciencias Sociales y Humanas, 18(34), 149-166. https://doi.org/10.22518/usergioa/jour/ccsh/2018.1/a10

Ricoy, A. (2018). Formación docente y su relación con los contextos inclusivos. Revista Internacional de Apoyo a La Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, 4(2), 160-171. https://doi.org/10.17561/riai.v4.n2.9

Ruíz-Bueno, A. (2009). Método de encuesta: construcción de cuestionarios, pautas y sugerencias. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 2(2), 96-110. https://doi.org/10.1344/reire2009.2.2226

Sánchez, J. (2018). La importancia de la formación docente en neuroeducación [Tesis de pregrado, Universidad de Sevilla]. Depósito de Investigación Universidad de Sevilla. https://hdl.handle.net/11441/82906

Soto, C. A. (2016). Relación entre las prácticas pedagógicas y las neurociencias: aportes al currículo de educación inicial [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio Institucional UPN. http://hdl.handle.net/20.500.12209/1052

Zabalza, M. A. y Zabalza, M. A. (2018). Neurociencias y formación de profesores para la educación infantil. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 7(1), 78-85. https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/5262

Como Citar

Díaz Cabriales, A., López Martínez, R. E., & Bocanegra Vergara, N. (2023). Formação, autopercepção e neuroeducação prospectiva em professores do ensino fundamental. Revista UNIMAR, 41(1), 137–149. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-1-art8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: