Atos linguísticos como uma estratégia didática para fortalecer o discurso pedagógico dos licenciados em formação
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-2-art11Palavras-chave:
Linguística, paralinguística, discurso, pedagogia, treinamento, estratégias didáticas, cênicasResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os atos linguísticos como estratégia didática para o fortalecimento do discurso pedagógico dos estudantes de graduação da Faculdade de Ciências Básicas da Educação da Universidade Popular de Cesar - Valledupar. Metodologicamente, localizava-se no paradigma qualitativo, na abordagem sociocrítica; seu método estava centrado na pesquisa da ação pedagógica, que se desenvolveu em três fases: descrição da situação problemática, construção de teorias e trabalho de campo. Um diário de campo e uma entrevista semiestruturada foram utilizados para registrar as informações. Os resultados indicaram que o discurso pedagógico carece de coerência com as áreas cognitivas e afetivas; no entanto, através das oficinas, foi realizada uma experiência transformadora, onde os estudantes foram encorajados a adquirir as competências de seu trabalho pedagógico e a reconhecer a importância de fortalecer a comunicação para reforçar o discurso.
Biografia do Autor
Katherine Judith Granados-Juvinao, Universidad Popular del Cesar, Valledupar, Colombia
Magíster en Pedagogía; Especialista en Educación y Orientación Familiar; Licenciada en Psicología y Pedagogía; Diplomado en Docencia Universitaria. Docente Universidad Popular del Cesar, Valledupar, Colombia
María Isabel Gutiérrez-Ortega, Institución Educativa Enrique Pupo Martínez, Valledupar, Cesar
Magíster en Pedagogía; Licenciado en Ciencias de la Educación Psicopedagogía; Diplomado en Neuropsicología del Aprendizaje. Docente Titular de la Institución Educativa Enrique Pupo Martínez, Valledupar, Cesar, Colombia
Angélica María Solano-Molinares, Institución Educativa Eduardo Suárez Orcasita, Valledupar, Cesar
Magíster en Pedagogía; Licenciada en Ciencias de la Educación Especialidad Ciencias Sociales. Docente Titular de la Institución Educativa Eduardo Suárez Orcasita, Valledupar, Cesar, Colombia
Referências
Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá del dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3.ª ed.). Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.
Calsamiglia, H. y Tusón, A. (2012). Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso (3.a ed.). Editorial Ariel.
Carretero, M. y Asensio, M. (2008). Psicología del pensamiento. Alianza Editorial.
Cubides, Y., Sanmiguel, M. y Viancha, T. (2014). Caracterización del discurso pedagógico de los docentes de la licenciatura en lengua castellana, inglés y francés de la Universidad de la Salle [Tesis de pregrado, Universidad La Salle]. https://ciencia.lasalle.edu.co/lic_lenguas/20
Díaz, E.M. (2009). Prácticas comunicativas e identidad en el aula desde el análisis del discurso [Tesis doctoral, Universidad de Santiago de Compostela]. https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/2589/9788498872514_content.pdf;jsessionid=2B43BE9364D7769482852CB35BDD4AAA?sequence=1
Dijk, V. (2001). El discurso como interacción social. Estudios sobre el discurso. Una introducción multidisciplinaria. Editorial Gedisa.
Echeverría, R. (2013). Los Actos Lingüísticos Básicos. Editorial Granica.
Foucault, M. (1991). De los Suplicios a las Celdas. En Michel Foucault, Saber y Verdad. Ediciones de la Piqueta.
Freire, P. (2012). Pedagogía del oprimido (2.a ed. J. Mellado, Trad.). Siglo XXI Editores.
Galeano, M. (2014). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Universidad Eafit.
Gimeno, S. (1998). ¿Qué es una escuela para la democracia? Cuadernos de Pedagogía, (275).
González, Z.J. (2016). Competencias conversacionales de los docentes basados en el coaching ontológico en la praxis pedagógica [Tesis doctoral, Universidad de Sevilla]. https://idus.us.es/handle/11441/40106
Graizer, Ó.L. y Navas, A. (2011). El uso de la teoría de Basil Bernstein como metodología de investigación en Didáctica y Organización Escolar. Revista de Educación, (356), 133-158.
Graves, B. (2000). Discurso político. Teorías del Colonialismo y Postcolonialismo: Deconstrucción. Brown University.
Gurdián-Fernández, A. (2007). El paradigma cualitativo en la investigación socio-educativa. Coordinación Educativa y Cultural Centroamericana (CECC) Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI).
Guba, R. y Lincoln, Y. (2002). Paradigmas en competencia en la investigación científica. El Colegio de Sonora.
Hurtado, M. (2014). Metodología de la Investigación Holística (3.a ed.). SYPAL.
Leal, A. (2009). Introducción al Discurso Pedagógico. Horizontes Educacionales, 14(1), 51-63.
Lewin, K. (1946). Action research and minority problems. Journal of Social Issues, (2), 34-46. https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1946.tb02295.x
Lizano, K. y Umaña, M. (2008). La teoría de las inteligencias múltiples en la práctica docente en educación prescolar. Revista Electrónica Educare, 12(1), 134-149. 10.15359/ree.12-1.10 https://doi.org/10.15359/ree.12-1.10
Maqueo, A. (2005). Lengua: aprendizaje y enseñanza, el enfoque comunicativo de la teoría a la práctica. Limusa Noriega Editores.
Martínez, L.A. (2007). La observación y el diario de campo en la definición de un tema de investigación. Perfiles Libertadores, 73-80.
Maruny, I. (1989). La intervención pedagógica. Cuadernos de Pedagogía, (174), 11-15.
Maturana, H. (2018). Perspectiva sobre el significado. Editorial Universidad de la Serena.
Mier, H. (2004). El Planteamiento Estratégico de las Organizaciones Públicas. Ediciones Granica
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2015). Índice Sintético de la Calidad Educativa –ISCE. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-397385.html?_noredirect=1
Murillo, F.J. (2011). Hacer de la investigación un ámbito basado en evidencias científicas. REICE, Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 9(3), 3-12.
Ortiz, N. y Venegas, R.I. (2019). Sistema de acciones para contribuir al desarrollo de la comprensión lectora, a través de estrategias cognitivas asociadas [Ponencia]. XV Congreso Nacional de Investigación Educativa. http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v15/doc/2170.pdf
Páez, R. (2015). Práctica y experiencia: claves del saber pedagógico docente. Ediciones Unisalle.
Pedraza, D.M. (2015). Discurso pedagógico en maestros desde lo enunciado por estudiantes de colegios católicos. Cuadernos de lingüística hispánica, (26), 199-214. https://doi.org/10.19053/0121053X.3686
Prieto, D. (2004). La comunicación en la educación (2.a ed.). Ediciones La Crujía.
Ribes-Iñesta, E. (2007). Lenguaje, aprendizaje y conocimiento. Revista Mexicana de Psicología, 24(1), 7-14.
Ríos, M. (2001). John Searle Actos del habla: ensayo de filosofía del lenguaje. Editorial Cátedra. https://doi.org/10.4067/S0716-58112001001300020
Santos, A.M. (2016). Psicoanálisis y crítica de la educación: la educación (im)posible o sobre la intervención de un nuevo significante [Tesis Doctoral, Universidad de Almería. España]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=111496
Vargas, Z. (2009). La investigación aplicada: una forma de conocer las realidades con evidencia científica. Revista Educación, 33(1), 155-165. https://doi.org/10.15517/revedu.v33i1.538
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |