Ensino-aprendizagem da Biologia através de jogos didáticos

Autores

  • Leidy Johana Criollo Estrada Universidad de Nariño
  • Tania Lizet Garzón Caratar Universidad de Nariño
  • Laura Isabel Villota Castillo Universidad de Nariño
  • Leidy Yuri Guzmán Escobar Universidad Santo Tomas – CAU Pasto

DOI:

https://doi.org/10.31948/unimar36-2.art3

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, biologia, jogo educativo, processo

Resumo

O presente artigo deriva do projeto de pesquisa intitulado: “O jogo como estratégia didática para o ensino-aprendizagem da biologia”, tema que surge a partir da observação da equipe de pesquisadores do 9º ano do Liceo de la Universidade de Nariño, cujo objetivo geral é: Analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, a fim de elaborar uma proposta baseada no jogo didático. Dentro de seu referencial teórico, o estudo baseia-se em teorias como estratégias de ensino, aprendizado e brincadeiras didáticas. O estudo faz parte do paradigma qualitativo, abordagem etnográfica e tipo pesquisa-ação, e acompanha os cinco momentos da Prática Pedagógica Integral e Investigativa da Faculdade de Educação da Universidade de Nariño: diagnóstico, fundamentação teórica, coleta, sistematização e análise de informação.

 

Biografia do Autor

Leidy Johana Criollo Estrada, Universidad de Nariño

Licenciada en Educación Básica con énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental de la Facultad de Educación de la Universidad de Nariño.

Tania Lizet Garzón Caratar, Universidad de Nariño

Licenciada en Educación Básica con énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental de la Facultad de Educación de la Universidad de Nariño.

Laura Isabel Villota Castillo, Universidad de Nariño

Licenciada en Educación Básica con énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental de la Facultad de Educación de la Universidad de Nariño.

Leidy Yuri Guzmán Escobar, Universidad Santo Tomas – CAU Pasto

Magíster en Docencia Universitaria, Universidad de Nariño. Licenciada en Educación Básica con énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental de la Facultad de Educación de la Universidad de Nariño. Docente Tiempo Completo Facultad de Educación, Universidad Santo Tomas – CAU Pasto.

Referências

Alvarado, L. y García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Revista Universitaria de Investigación, 9(2), 187-202.

Ander-Egg, E. (2003). Diccionario de Pedagogía. Buenos Aires, Argentina: Magisterio de Río de La Plata.

Belohlavek, P. (2005). Conocimiento, la ventaja competitiva. Abordaje Ontológico Unicista. Buenos Aires, Argentina: Blue Eagle Group.

Beltrán, J. y Bueno, J. (1995). Psicología de la educación. Barcelona, España: S.A. Marcombo

Bermejo, L. (2005). Gerontología educativa. Cómo diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid, España: Editorial Médica Panamericana.

Colmenares, A. (2012). Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 3(1), 102-115. https://doi.org/10.18175/vys3.1.2012.07

Díaz, I. (2000). Bases de la terapia de grupo. México: Editorial Pax México

Díaz, M. (2014). Metodologías de enseñanza y aprendizaje para el desarrollo de competencias. Madrid, España: Alianza Editorial.

Fandos, M. (2003). Formación basada en las Tecnologías de la Información y la Comunicación: Análisis didáctico del proceso de enseñanza-aprendizaje (Tesis Doctoral). Universitat Rovila I Virgili. Recuperado de https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/8909/Etesis_1.pdf

Fernández, S. (2008). Notas sobre Acción Educativa en el Exterior. Madrid, España: Editorial Visión Net.

Figueiredo, C., Contreras, L. y Blanco, L. (2012). La ejemplificación del concepto de función: diferencias entre profesores noveles y profesores expertos. Educación Matemática, 24 (1), pp. 73-105.

Flechsig, K. y Schiefelbein, E. (Eds.). (2003). 20 modelos didácticos para América Latina. Washington, Estados Unidos: Secretaría General de la Organización de los Estados Americanos.

Freire, P. (2006). Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa (11a. ed.). Madrid, España: Siglo XXI Editores.

Frola, P. (2011). Maestros Competentes a través de la planeación y la evaluación por competencias. México: Editorial Trillas.

González, D., Castañeda, S. y Maytorena, M. (2006). Estrategias referidas al aprendizaje, la instrucción y la evaluación. México: Editorial UniSon.

González, A., Márquez, E. y Ramos, J. (2006). La atención y sus alteraciones del cerebro a la conducta. México, D.F.: El Manuel Moderno.

Kuhn, T. (2006). La estructura de las revoluciones científicas (3a. ed.). México: Fondo de Cultura Económica.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Estándares Básicos de Competencias en Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciudadanas. Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.

Olcese, A. (2002). Como estudiar con éxito: técnicas y hábitos para aprender mejor. México D.F.: Alfaomega.

Pineda, M. y Lemus, F. (2005). Taller de Lectura y Redacción I. México: Pearson Educación.

Ponce, C. (2009). El juego como recurso didáctico. Recuperado de http://www.csi-csif.es/andalucia/modules/mod_ense/revista/pdf/Numero_19/CATALINA_PONCE_HUERTAS02.pdf

San Fabián, J. (1992). La experiencia participativa de los estudiantes en el ámbito escolar. Madrid, España: Centro de Publicaciones y Secretaría General Técnica.

Como Citar

Criollo Estrada, L. J., Garzón Caratar, T. L., Villota Castillo, L. I., & Guzmán Escobar, L. Y. (2018). Ensino-aprendizagem da Biologia através de jogos didáticos. Revista UNIMAR, 36(2), 41–54. https://doi.org/10.31948/unimar36-2.art3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: