Prática pedagógica e a realidade na sala de aula

Autores

  • Cindy Vanessa Betancourth Naranjo

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, abordagem pedagógica, pedagogia, prática docente, realidade em sala de aula

Resumo

Este artigo surge do reconhecimento e da importância da prática do professor no processo educacional para o desenvolvimento da sociedade. Assim, surge o interesse de explorar e compreender o impacto que teve sobre o pensamento educacional, para cumprir com fins educacionais. Para este fim, propõe-se a reflexão sobre a prática pedagógica e da realidade na sala de aula, tendo em conta o conhecimento prévio, princípios, características e análise de ideias educacionais que até agora ganhou maior importância no contexto educacional.

Para levar a cabo o presente trabalho, se recomeça as concepções de positivismo, característico de uma escola tradicional, e as construtivistas da contemporaneidade. Consequentemente, as diferenças entre a prática de uma escola tradicional, e naquela orientada por a pedagogia construtivista são estabelecidas, com base no entendimento de que, atualmente, a prática docente deve incidir sobre os interesses e necessidades do aluno em relação ao contexto a que pertence.

A partir dos conceitos mais importantes da prática docente, na escola tradicional, o professor é o centro da educação, e o aluno é o destinatário; no pensamento construtivista, ao contrário, o professor é um profissional reflexivo, que realiza um trabalho de mediação entre conhecimento e aprendizagem, no processo de construção para a busca do conhecimento e da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Cindy Vanessa Betancourth Naranjo

Licenciada en Filosofía y Letras, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Carretero, M. (1997). Constructivismo y Educación. México D.F.: Progreso S.A de C.V. Recuperado el 3 de marzo de 2008, en http://crisiseduca-tiva.files.wordpress.com/2008/03/03que-es-constructismo.pdf

Díaz, A. (2010). Orígenes del Constructivismo. Recuperado el 3 de marzo de 2008, en http://anagabydown.blogspot.com/2010/06/orige-nes-del-constructivismo.html

Díaz Barriga, F. (2005). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México D.F.: McGraw-Hill.

Esquivel, C. & González, G. (2008). Observación de prácticas pedagógi-cas en odontología pediátrica en la Facultad de Odontología de la Universidad Nacional de Colombia. Ponencia presentada al Encuentro Nacional de grupos de Investigación en Educación, convocado por Colciencias y la Universidad Sur-colombiana. Neiva: Universidad Sur-colombiana.

Esquivias, M. (2009). Enseñanza creativa y transdisciplinar para una nueva universidad. Encuentros Multidisciplinares, (31), 43-52.

Flórez, R. & Tobón, A. (2001). Investigación educativa y pedagógica. Bogotá D.C., Colombia: McGraw – Hill, Interamericana S.A.

Gaitán, N. & Ramírez, O. (2000). Recopilación:A Propósito de la Didáctica. Bogotá D.C., Colombia: Edición Centro Universidad Abierta.

García, F. (2002). Cómo elaborar unidades didácticas en la educación infantil (3ra. Ed.). España: CISSPRAXIS.

González, P. (2005). Investigación Educati-va y Formación del Docente – Investigador. Guía metodológica en investigación básica y aplicada. Cali, Colombia: Universidad Santiago de Cali.

Gómez, C. & Coll, C. (1994). De qué hablamos cuando hablamos de constructivismo. Revista Cuadernos de Pedagogía, 221, 8-10.

Guazmayán, R. & Ramírez, R. (2000). Elementos Conceptuales para la Formación de Docentes: Centro de Investigaciones para el Desarrollo de la Educación y la Pedagogía (GIDEP). San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Universidad de Nariño.

Lewis, D. (1983). Desarrolle la inteligencia de su hijo. Bogotá D.C., Colombia: Ediciones Martínez Roca S.A.

Lipman, M. (1998). Pensamiento complejo y educación (2da. Ed.). Madrid, España: Ediciones de la Torre.

Marín, F. (1998). El positivismo y las ciencias sociales. ¿La concepción positivista de las Ciencias Sociales limita la posibilidad de comprender la realidad?. Buenos Aires, Argentina: San Nicolás.

Ministerio de Educación Nacional, MEN. (2007). Documento N° 3. Estándares Básicos de Competencia. Bogotá D.C., Colombia: MEN.

Torres, L. et al. (2004). La práctica pedagógica factor de la formación de una actitud científica. Especialización en educación básica con énfasis en procesos pedagógicos. Colección bibliográfica. Florencia, Caquetá: Universidad de la Amazonia.

Universidad y Educación Central de Venezuela. (2004). Constructivismo. Facultad de Humanidades. Recuperado el 20 de octubre de 2004 en http://es.scribd.com/doc/2054636/El-Constructivismo

Universidad Tangamanga. (2012). Taller de Lectura como Estrategia Didáctica para el Desarrollo de Competencias Lectoras en el Nivel de Educación Primaria. Recuperado el 15 de enero de 2012 en http://www.universidadtangamanga.edu.mx/~-tequis/images/tesis_biblioteca/enero2012/031.pdf

Vásquez, F. (2009). El diario de campo. Una herramienta para investigar en preescolar y primaria. Bogotá, Colombia.

Zapata, J. (2006). La Pedagogía Social en la formación de nuevos profe-sionales. UNIPLURIVERSIDAD, 6 (2), 65 -70.

Como Citar

Betancourth Naranjo, C. V. (2013). Prática pedagógica e a realidade na sala de aula. Revista Criterios, 20(1), 101–118. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1858

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: