A história como estratégia pedagógica e didática para o ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.2-art4Palavras-chave:
estratégias pedagógicas e didáticas, motivação, integração, processos de ensino e aprendizagem, a história, estratégia de ensinoResumo
Utilizando a história como estratégia pedagógica e didática, a pesquisa buscou favorecer os processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Química para alunos da Escuela Nueva que ingressam na sexta série. Assim, o primeiro objetivo buscou caracterizar as estratégias didáticas e as expectativas do alunos sobre os processos de aprendizagem; no segundo objetivo, a história foi implementada como estratégia de ensino; no terceiro objetivo, foram avaliadas as contribuições da história e suas limitações.
A pesquisa foi desenvolvida na Instituição de Ensino Simón Álvarez, com a metodologia qualitativa, a abordagem crítica social e o método da pesquisa-ação. Seguindo suas diretrizes, foi realizada a etapa de diagnóstico, aplicação, avaliação e reflexão. Em suma, as conquistas alcançadas estabelecem que a história é uma estratégia inovadora, dinâmica e flexível, passível de aplicação na Química, favorecendo a integração do aluno ao novo ambiente escolar.
Biografia do Autor
Carmenza Verónica Lagos-Guerrero, Universidad de Nariño
Magíster (C) en pedagogía Universidad Mariana; Química, Universidad de Nariño, Colombia.
Referências
Arias, B.E. y Gaviria, M.T. (2016). La transicion de la educacion primaria, un asunto por entender y atender desde la cotidianidad escolar (Tesis de Maestría). Corporación Universitaria Lasallista. http://hdl.handle.net/10567/1679
Arias, F. (2012). Proyecto de investigación. Episteme, C.A.
Benavides, A. y Herrera, M. (2013). Estrategias sociopedagógicas para minimizar la deserción escolar en la Institución Educativa Pompeya, municipio de El Tablón de Gómez, Nariño (Tesis de Maestría) [Sin publicar]. Universidad Mariana, Pasto, Nariño.
Betancourt, A. (2007). El taller educativo. ¿Qué es? Fundamentos, cómo organizarlo y dirigirlo. Cómo evaluarlo. Cooperativa Editorial Magisterio.
Castaño, C. y Quecedo, R. (2002). Introducción a la metodología de investigación cualitativa. Revista de Psicodidáctica, 2(14), 1-36.
Díaz, C. (2008). El cuento, la lectura y la convivencia, como valor fundamental en la educación inicial . EDUCEFE, Foro Universitario 44(1), 1-10.
Díaz-Barriga, F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. McGraw- Hill.
Escalante, D. (2008). Literatura para niños: una forma natural de aprender a leer. Revista Educere, 12(43), 669-678.
Escobar, H.E. y Benavides, L.A. (2015). Objetos virtuales de aprendizaje y un laboratorio virtual de química en la enseñanza de la ley de la conservación de la masa (Tesis de Maestría). Universidad de Nariño. https://doi.org/10.22267/rhec.151818.34
Furió, C. (2014). La motivación de los estudiantes y la enseñanza de la Química. Una cuestión controvertida más. Revista Educación Química, 17(10).
Gómez, V. (2003). Visión crítica sobre la Escuela Nueva en Colombia. Educación y Pedagogía, 14(5), 280-306.
Gutierrez, Y. (2016). Relación entre el clima social familiar y adaptación de conducta en estudiantes del quinto grado de secundaria de la Institución Educativa Fe y Alegría (Trabajo de Grado). Universidad Católica del Perú. http://repositorio.uladech.edu.pe/handle/123456789/1822
Izquierdo, M. (2004). Un nuevo enfoque de la enseñanza de la química: contextualizar y modelizar. Anales de la Asociación Química Argentina, 92(4-6), 115-136.
Latorre, A. (2003). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Graó de IRIF, S.L.
León, S. (2009). ¿ Por qué es necesario el periodo de adaptacion en la educación infantil? Revista Innovaciones y experiencias educativas, 15(9), 1-10.
Mandolesi, M., Menghini, R. y Sandoval, M. (2008). Estrategias para mejorar la enseñanza de las ciencias. Unidad Regional de Ciencas Básicas, 8(6), 1-8.
Mosquera, F. y Velasco, M. (2010). Estrategias didácticas para un aprendizaje significativo. Revista ResearchGate 13, 1-10.
Nakamatzu, J. (2012). Reflexiones sobre la enseñanza de la Química. Revista sobre Docencia Universitaria en Blanco y Negro, 3(2), 1-9.
Padilla, J., Vega, P. y Rincón, D. (2014). Teoría fundamentada y sus implicaciones en investigación educativa: el caso de Atlas.ti. Revista de Investigaciones UNAD, 13(1), 1-17. https://doi.org/10.22490/25391887.1129
Peralta, L., Pérez, C. y Sánchez, J. (2013). Los caminos del saber, lenguaje. Santillana S.A.
Rojas, C. (2011). Elementos para el diseño de técnicas de investigación: una propuesta de definiciones y procedimientos en la investigación científica. Revista Tiempo de Educar, 12(24), 1-22.
Sequera, M. (2016). Investigación acción: un método de investigación educativa para la sociedad actual. Revista ARJE, 10(18), 223-229.
Zambrano, A. (2015). Pedagogía y Didáctica: esbozo de las diferencias, tensiones y relaciones de dos campos. Praxis & Saber, Revista de Investigación y Pedagogía, 7(13), 45-61. https://doi.org/10.19053/22160159.4159
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |