Educação virtual: emprego, cidadania e autonomia do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v42i2.3725

Palavras-chave:

competências digitais, TIC, treinamento, autonomia

Resumo

No contexto da pandemia que forçou o ensino on-line, duas variáveis são analisadas: a formação para o emprego e a cidadania e o impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na autonomia dos professores e na eficácia de seu ensino. Este artigo reflete sobre como conciliar o treinamento para o emprego e a cidadania em um mundo em que os empregos estão desaparecendo devido à automação da produção e ao uso de software educacional na sala de aula. Portanto, é necessário evitar que algoritmos e programas de computador substituam o conteúdo e a didática, e não cair no determinismo tecnológico como forma de melhorar o ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é promover a educação para a cidadania e refletir sobre o uso das TIC como um meio e não como um fim. O método de análise é baseado na etnografia, pois o pesquisador faz parte do estudo e registra os dados por meio da observação participante no cotidiano da escola. Além disso, um registro detalhado dos eventos observados foi mantido em um diário de campo.

Biografia do Autor

César Silva Montes, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez

Research professor, Department of Humanities, Autonomous University of Ciudad Juárez; member of the National System of Researchers, Level I since 2010.

Referências

Aguerrondo, I., Grinberg, S., Lugo, M. T., Marchesi, Á., & Martín, E. (2006). La integración de las tecnologías de la información y la comunicación en los sistemas educativos [The integration of information and communication technologies in educational systems]. UNESCO and Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología. Programa de Mejoramiento del Sistema Educativo, Argentina.

Álvarez, I. D. & Varela, C. (2021). Digitalización, compromiso y resiliencia. Proyecto de aprendizaje-servicio con futuros docentes [Digitalization, commitment and resilience. Service-learning project with future teachers]. Edutec, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, (78), 85-98. https://doi.org/10.21556/edutec.2021.78.2233

Benasayag, M. (2015). El cerebro aumentado. El hombre disminuido [The Augmented Brain. The Diminished Man]. Paidós.

Benhamou, S. (2022). La transformación del trabajo y el empleo en la era de la inteligencia artificial: análisis, ejemplos e interrogantes [The transformation of work and employment in the era of artificial intelligence: analysis, examples and questions] [Documentos de proyectos]. Naciones Unidas. https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/586b344a-0dac-497c-9290-f8eb1a00221f/content

Bernard, M. (2006). Formación, distancias y tecnología [Training, distances and technology]. Pomares.

Bernate, J. A. & Fonseca, I. P. (2023). Impacto de las Tecnologías de Información y Comunicación en la educación del siglo XXI: Revisión bibliométrica [Impact of Information and Communication Technologies on 21st Century Education: Bibliometric Review]. Revista de Ciencias Sociales (VE), 29(1), 227-242. https://doi.org/10.31876/rcs.v29i1.39748

Bertely, M. (2001). Conociendo nuestras escuelas. Un acercamiento etnográfico a la cultura escolar [Getting to know our schools. An ethnographic approach to school culture]. Paidós.

Del Campo, G., Villalota, W., Andrade, E., & Montero, Y. (2023). Análisis bibliométrico sobre estudios de la neurociencia, la inteligencia artificial y la robótica: énfasis en las tecnologías disruptivas en educación [Bibliometric analysis of neuroscience, artificial intelligence and robotics studies: emphasis on disruptive technologies in education]. Salud, Ciencia y Tecnología, 3, 1-13. https://doi.org/10.56294/saludcyt2023362

Erickson, F. (1989). Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza [Qualitative research methods on teaching]. En Witrrock, C. (coord.), La investigación de la enseñanza II. Métodos cualitativos y de observación [Teaching Research II. Qualitative and Observational Methods] (pp. 195-222). Paidós.

Espinoza-Salazar, L. I. & Tamariz-Nunjar, H. O. (2021). Autopercepción de la alfabetización informacional en estudiantes de una escuela de arte [Self-perception of information literacy in students of an art school]. Horizontes, Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(21), 1470-1478. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i21.289

Forero-Corba, W. & Negre-Bennasar, F. (2024). Técnicas y aplicaciones del Machine Learning e Inteligencia Artificial en educación: una revisión sistemática [Machine Learning and Artificial Intelligence techniques and applications in education: a systematic review]. RIED, Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(1), 209-253. https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37491

Fromm, E. (1992). La revolución de la esperanza. Hacia una tecnología humanizada [The revolution of hope. Towards a humanized technology]. Fondo de Cultura Económica.

García, B. & Ponce, S. (2021). El recuento de los daños, los aprendizajes generados por el COVID-19 y un día después. Reflexiones para México [Taking stock of the damage, lessons learned from COVID-19 and the day after. Reflections for Mexico]. In G. Guevara (coord.), La regresión educativa. La hostilidad de la 4T contra la ilustración [Educational regression. The hostility of the 4T against enlightenment] (pp. 291-316). Grijalbo.

George, C. E., Molina, I. A., & Uribe, A. P. (2022). La competencia digital docente que define al profesor humanista del siglo XXI [The digital teaching competence that defines the humanistic teacher of the 21st century]. Transdigital 3(6), 1-31. https://doi.org/10.56162/transdigital136

González, Á. (2018). McLuhan bajo la lupa [McLuhan under the microscope]. Filosofía&CO. https://www.filco.es/comprender-comunicacion-macluhan-bajo-lupa/

Huepe, M., Palma A., & Trucco, D. (2022). Educación en tiempos de pandemia: una oportunidad para transformar los sistemas educativos en América Latina y el Caribe [Education in times of pandemic: an opportunity to transform educational systems in Latin America and the Caribbean] [Serie Políticas Sociales]. Naciones Unidas.

Laje-Terán, C. D., Gualpa-Santana, M. D., & Zapata-Jaramillo, C. J. (2022). Analfabetismo digital docente en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Unidad Educativa San Carlos [Digital illiteracy of teachers in the teaching-learning process of the Unidad Educativa San Carlos]. Maestro y Sociedad, 19(1), 334-347. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5502

Martin, S. (2019). Kahoot ¿Evaluamos o jugamos? [Kahoot Do we evaluate or play?] Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación de Profesorado. https://intef.es/wp-content/uploads/2019/10/Kahoot.pdf

Maureira-Cabrera, O., Vásquez-Astudillo, M., Garrido-Valdenegro, F., & Olivares-Silva, M. J. (2020). Evaluación y coevaluación de aprendizajes en blended learning en educación superior [Assessment and co-assessment of learning in blended learning in higher education]. Alteridad, 15(2), 190-203. https://doi.org/10.17163/alt.v15n2.2020.04

Naciones Unidas. (2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19 [Education in times of the COVID-19 pandemic] [Informe]. https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/c29b3843-bd8f-4796-8c6d-5fcb9c139449/content

Nieto, C. (2020). Universidad, virtualidad y pandemia: una reflexión docente [University, virtuality and pandemic: a teacher's reflection]. In F. Costa y S. Garo (comp.), Notas de pandemia. Reflexiones, lecturas y experiencias escritas en tiempos de aislamiento social y virtualidad [Pandemic notes. Reflections, readings and experiences written in times of social isolation and virtuality] (pp. 21-28). Editorial Universidad Nacional del Rosario.

Pérez-Velasco, A. F. (2023). El uso opresivo del saber tecnológico en la educación. Una mirada crítico-social desde el desarrollo humano [The oppressive use of technological knowledge in education. A critical-social view from the perspective of human development]. Revista Boletín Redipe, 12(11), 63-88. https://doi.org/10.36260/rbr.v12i11.2041

Restrepo, E. (2018). Etnografía: alcances, técnicas y éticas [Ethnography: scope, techniques and ethics]. Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

Rifkin, J. (2020). El Green New Deal global. Por qué la civilización de los combustibles fósiles colapsará en torno a 2028 y el audaz plan económico para salvar la vida en la tierra [The global Green New Deal. Why fossil fuel civilization will collapse by 2028 and the bold economic plan to save life on Earth]. Paidós.

Roose, K. (2021). Future proof. 9 reglas para los humanos en la era de la automatización [Future proof: 9 rules for humans in the age of automation]. Penguim Random House.

Sacristán, A. (2013). Sociedad del conocimiento [Knowledge society]. In A. Sacristán (coord.), Sociedad del conocimiento, tecnología y educación [Knowledge society, technology and education] (pp. 19-72). Morata.

Sadin. E. (2020). La inteligencia artificial o el desafío del siglo. Anatomía de un antihumanismo radial [Artificial intelligence or the challenge of the century. Anatomy of a radial antihumanism]. Caja Negra.

Sartori, G. (1998). Homo videns. La sociedad teledirigida [Homo videns. The remote-controlled society] (A. Díaz, Trad.). Taurus.

Silva, C. (2018). Perfil de egreso y empleo en el contexto del avance tecnológico [Graduation and employment profile in the context of technological progress]. Pedagogía y Saberes (48), 83-96.

Silva, C. (2022). Dos experiencias de formación docente universitaria en el contexto de la política educativa en México [Two experiences of university teacher training in the context of educational policy in Mexico]. In H. Olmeda (coord.), Reflexiones en investigación educativa. Educando en el contexto de la pandemia COVID-19 [Reflections on educational research. Educating in the context of the COVID-19 pandemic] (pp. 22-43). Universidad de Tamaulipas.

Suárez, B. (2018). WhatsApp: su uso educativo, ventajas y desventajas [WhatsApp: its educational use, advantages and disadvantages]. Revista de Investigación en Educación, 16(2), 121-135.

Villalpando, C. G. (2021). Educación en tiempos de pandemia Education in times of pandemic] (Vol. 2). Editorial Fontamara.

Woods, P. (1987). La escuela por dentro. La etnografía en la investigación educativa [Inside the school: Ethnography in educational research]. Paidós.

Como Citar

Silva Montes, C. (2024). Educação virtual: emprego, cidadania e autonomia do professor. Revista UNIMAR, 42(2), 127–137. https://doi.org/10.31948/ru.v42i2.3725

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-07-23

Edição

Seção

Artículos de Reflexión

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: