A docência a partir da concepção social do estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-2-art12

Palavras-chave:

Conceito, docência, identidade

Resumo

O artigo apresenta as informações relativas à incidência da imagem social do professor na construção da sua identidade, no âmbito de uma investigação mais ampla denominada ‘A identidade profissional docente na ótica dos licenciados em formação’.
O estudo foi desenvolvido em três momentos, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, narrativas autobiográficas e grupo focal. Se tratou de um estudo de tipo qualitativo e abordagem etnográfica voltada para alunos de graduação da Universidade de Nariño nas áreas de Arte, Ciências Exatas e Naturais e Ciências Humanas. A partir das respostas, foram levantadas três abordagens sobre a imagem atual do professor: a remuneração econômica, a desvalorização do papel profissional e a dificuldade do exercício da docência como profissão. Note-se que os comentários priorizam a baixa valorização do papel do professor como centro do pensamento da sociedade.

Biografia do Autor

Deisy Lorena Imbajoa-Díaz, Universidad de Nariño

Magíster en Educación; Licenciada en Educación Básica con énfasis en Humanidades Lengua Castellana e Inglés, Universidad de Nariño. Docente Universidad de Nariño, Pasto, Nariño, Colombia

Natalia Fernanda Delgado-Achicanoy, Universidad de Nariño

Magíster en Educación; Especialista en Gerencia Informática; Especialista en Gerencia de Diseño. Licenciada en Informática. Docente Universidad de Nariño, Pasto, Nariño, Colombia.

Oscar Eduardo Mueses-Llanos, Universidad de Nariño

Magíster en Educación; Especialista en Enseñanza de Inglés; Licenciado en Educación Básica con énfasis en Humanidades Lengua Castellana e Inglés. Docente Universidad de Nariño, Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Atkinson, P. y Hammersley, M. (1994). Etnografía: Métodos de investigación (Trad. J.L. Trejo Álvarez). Paidós Ibérica.

Bolívar, A. (2007). La formación inicial del profesorado de secundaria y su identidad profesional. Estudios sobre educación, 13(12), 2-7. https://dadun.unav.edu/bitstream/10171/8988/1/12%20Estudios%20Ea.pdf.

Branda, S. y Porta, L. (2012). Maestros que marcan. Biografía personal e identidad profesional en docentes memorables. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 16(3), 231-243. www.ugr.es/~recfpro/rev163COL2.pdf.

Cifuentes, R.M. (2011). Diseño de proyectos de investigación cualitativa. Noveduc, Libros del Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, S.L.R.

Cuevas-González, E.J. (2015). Pedagogía Montessori más allá del método (en conversación sobre el sentido del juicio y el educador). Cuaderno de investigación en la educación, 30(1), 170-176. https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/article/view/13249.

De la Cruz, M. (1998). La Enseñanza: Ejes y Concepciones. Estudios pedagógicos, (24), 31-41. https://doi.org/10.4067/S0718-07051998000100002

Díaz, J., Alfageme, M.B. y Serrano, F.J. (2013). Identidad profesional de los docentes en formación de Ciencias sociales. Enseñanza de las Ciencias sociales: Revista de Investigación (12), 77-89, https://raco.cat/index.php/EnsenanzaCS/article/view/271370

Elías, M.E. (2006). La construcción de identidad profesional en los estudiantes del profesorado de educación primaria. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 20(3), 340. http://www.redalyc.org/pdf/567/56749100012.pdf.

García, C.M. (2009). Formalidad e informalidad en el proceso de aprender a enseñar. Revista de Educación, 350, 39-52. https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/31362/Formalidad_e_informalidad.pdf?sequence=1

Gavilán, M.G. (1999). La desvalorización del docente. Revista Iberoamericana de Educación, (19), 5-6. https://doi.org/10.35362/rie1901058

González, T. (1993). La figura del maestro en la historia del pensamiento pedagógico. Revista interuniversitaria de Formación del Profesorado, 16, 136-138. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/286606.pdf.

Martínez-Gómez, G.I. (2017). Recensión: Freire, P. (2016). El maestro sin recetas. El desafío de enseñar en un mundo cambiante. México: Siglo XXI. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 6(1), 405-408. https://revistas.uam.es/riejs/article/download/7675/7963.

Medina, C.I. (2001). Paradigmas de la investigación sobre lo cuantitativo y lo cualitativo. Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 10, 79-84. https://doi.org/10.18359/rcin.1382

Mejía, I. y Jaramillo, S. (2015). Causas y manifestaciones del malestar docente relacionado con el Decreto 2277 de 1979 y el Decreto ley 1278 de 2002, según un grupo de docentes de la Institución Educativa Braulio González de Yopal, Casanare [Tesis de Maestría, Universidad de La Salle]. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1008&context=maest_docencia_yopal

Ojeda, M. (2008). Rasgos de la identidad del profesor de enseñanza media en su trayectoria de formación y desempeño profesionales. ¿Cómo, cuándo y con quiénes adquiere su condición de profesor? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 10(2), 1-14.

Pajares, F. (1992). Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62(39), 307-332. https://doi.org/10.3102/00346543062003307

Pereira Pérez, Z. (2010). La mirada de estudiantes de la Universidad Nacional hacia el docente y la docente: sus características y clima de aula. Revista Electrónica Educare, 14(Extraordinario), 21-39. https://doi.org/10.15359/ree.14-Ext.2

Pérez, R.E. (2009). El Rousseau tropical IV. https://codigoguere.blogspot.com/2009/11/simon-rodriguez-el-rousseau-tropical-iv.html

Ponte, J. (1999). Las creencias y concepciones de maestros, como un tema fundamental en formación de maestros. http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-sp/Las%20creencias.pdf

Quilaqueo, D., Quintriqueo, S. y Riquelme, E. (2016). Identidad Profesional Docente: Práctica Pedagógica en Contexto Mapuche. Estudios Pedagógicos, 42(2), 269-284. https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000200015

Rambur, M.L. (2015). Ser docente hoy: Una aproximación a las razones que fundamentan la elección [Tesis de pregrado. Universidad Nacional de La Plata]. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1164/te.1164.pdf

Reyes, R. (2018). Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). La vida de Emilio es su educación. De las manos del maestro, no solo serán profesionales, sino, ante todo, con una vida que sea digna de vivir. https://www.compartirpalabramaestra.org/especiales-tematicos/maestros-de-maestros/jean-jacques-rousseau-1712-1778

Rodríguez, J.M. (1995). El maestro y las instituciones educativas. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, (10), 171-182. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2282557.pdf.

Rodríguez, L.A. y Vergara, B.M. (2006). Contrastes curriculares en el desarrollo de la competencia escritora entre dos instituciones educativas de Bogotá: Colegio Gran Bretaña y The Victoria School, en cuarto grado de primaria [Tesis de Especialización, Universidad de San Buenaventura]. http://biblioteca.usbbog.edu.co:8080/Biblioteca/BDigital/37962.pdf

Rosales, C. (2011). Características de maestros y profesores de educación primaria y secundaria a través de relatos realizados por sus exalumnos. Educar, 48(1). http://www.redalyc.org/html/3421/342130838008/.

Sandoval, C. (1996). Investigación Cualitativa. https://panel.inkuba.com/sites/2/archivos/manual%20colombia%20cualitativo.pdf

Sayago, Z.B., Chacón, M.A. y Rojas, M.E. (2008). Construcción de la identidad profesional docente en estudiantes universitarios. Educere, 12(42), 551-561. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35614569016.

Soëtard, M. (1994). Johan Heinrich Pestalozzi (1746-1827). Revista trimestral de educación, 24(1-2). 299-313. https://doi.org/10.1007/BF02199022

Torres Castilla, D.J. y Charris Sandoval, J.E. (2016). Caracterización de la identidad profesional a través del análisis de las dinámicas de reconocimiento en los educadores especiales y pedagogos infantiles de VII, VIII y IX semestre de la Corporación Universitaria Iberoamericana [Tesis de Pregrado, Corporación Universitaria Iberoamericana]. http://repositorio.iberoamericana.edu.co/handle/001/286.

Velásquez, F. (2018). El maestro del siglo XXI. https://www.facebook.com/utfvnicolasromero/posts/el-maestro-del-siglo-xxi-es-un-formador-de-ciudadanos-capaz-de-leer-los-contexto/539139869865984/

Como Citar

Imbajoa-Díaz, D. L., Delgado-Achicanoy, N. F., & Mueses-Llanos, O. E. (2021). A docência a partir da concepção social do estudante. Revista UNIMAR, 39(2), 254–267. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-2-art12

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: