Transdisciplinariedade: uma alternativa para fortalecer o ensino de Ciências Naturais
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, multidisciplinariedade, transdisciplinariedade, pensamento complexoResumo
O ensino de Ciências Naturais que predomina hoje em muitas instituições de ensino colombianas é uma resposta a um caráter disciplinar, o que significa que os professores ensinam os conhecimentos de Física, Química e Biologia de modo parcelado, fazendo com que os alunos têm dificuldade em compreender os fenômenos naturais e sociais que requerem a contribuição dessas disciplinas, a fim de superar um conhecimento produto do um ensino integrado. Neste contexto, este artigo de revisão tem como objetivo compilar uma série de antecedentes e teorias que tentam expor ensino transdisciplinar como uma alternativa que atinge aprendizado novo e melhor com base no desenvolvimento de habilidades de pensamento e ação.
Biografia do Autor
Oswaldo Armando Botina Calvache, Secretaría de Educación Departamental de Nariño
Licenciado en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia. Docente Secretaría de Educación Departamental de Nariño.
Jairo Andrés González Santacruz, Secretaría de Educación Departamental de Nariño
Licenciado en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia. Docente Secretaría de Educación Departamental de Nariño.
Referências
Almarza, F. (2006). Convergencia transdisciplinar: Una nueva lógica de la realidad. Tharsis, 1-16. Recuperado de http://pensamientocomplejo.org/docs/files/Fernando%20ALmarza-R%EDsquez,%20Convergencia%20transdisciplinar%20%20Una%20nueva%20l%F3gica%20de%20la%20Realidad.pdf
Aneas, A. (2010) Transdisciplinariedad: Una nueva mirada para la EducaciónIntercultural en Latinoamérica. En: J. Lizama, Educación Intercultural Bilingüe y Desarrollo. Barcelona: Icaria.
Bachelard, G. (1948). La formación del espíritu científico. (23a ed.). Mexico: Siglo Veintiuno Editores.
Bachelard, G. (1997). El derecho de soñar. (2da. ed.). Paris: Fondo de Cultura Economica de España, S.L.
Barzaga, O., Pérez, L., Cruz, Y. y Ortiz, G. (2010). Integración de las ciencias: un reto para el desarrollo de una cultura científica. Ciencias Holguín, 16, 1-9. Recuperado de http://www.ciencias.holguin.cu/index.php/cienciasholguin/article/viewFile/701/573
Becerra, R. y Moya, A. (2009). La pluri, inter y transdisciplinariedad en la UPEL. Una perspectiva docente. Revista de Investigación, (66), 189-222. Recuperado de: http://www.scielo.org.ve/pdf/ri/v33n66/art09.pdf
García, S. (s.f.). Hacia el sueño de la transdisciplinarie-dad. Recuperado d: http://www2.minedu.gob.pe/di-gesutp/formacioninicial/wp-descargas/bdigital/011_hacia_el_sueno_de_la_transdisciplinariedad.pdf
Galindo, R., Galindo, L., Martínez, N. Ley, M., Ruiz, E. y Valenzuela, E. (2012). Acercamiento epistemológico a la teoría del aprendizaje colaborativo. Apertura, 4(2), 1-9.
Gallo, J. (2011). Estanislao Zuleta y la transdisciplinarie-dad: deconstruyendo certezas, tendiendo puentes. Te-sis psicológica, (6), 144-150.
Gordon, L. (2011). Manifiesto de transdisciplinariedad. Para no volvernos esclavos del conocimiento de otros. Traspasando fronteras, (1), 7-11. https://doi.org/10.18046/retf.i1.1289
Martínez, M (1997). Transdisciplinariedad: un enfoque para la complejidad del mundo actual. Conciencia Activa, 21, 108-146.
Martínez, M (2007). Conceptualización de la transdisciplinariedad. POLIS, Revista Latinoamericana, 16, 1-17.
Moraes, M. C. (2010), Transdisciplinaridade e educação. Rizoma freirían, (6), 1-18. Recuperado de: http://www.rizoma-freireano.org/index.php/transdisciplinari-dade-e-educacao--maria-candida-moraes
Morín, E. (1976). Introducción al pensamiento complejo. Re-cuperado de: http://www.pensamientocomplejo.com.ar/docs/files/MorinEdgar_Introduccion-al-pensam-iento-complejo_Parte1.pdf
Motta, R. (2002). Complejidad, educación y transdiscipli-nariedad. Polis, 1(3), 1-21.
Nicolescu, B. (1994). La transdisciplinariedad. (1ra. ed.). Paris: Du Rocher.
Nicolescu, B. (1996). La Transdisciplinariedad. Manifiesto. Recuperado de: http://www.edgarmorin.org/que-es-transdisciplinariedad.html.
Pedroza, R. y Argüello, F. (2002). Interdisciplinariedad y Transdisciplinariedad en los Modelos de Enseñanza de la Cuestión Ambiental. Cinta de Moebio, (15) 1-16.
Ritter, W. (2013). Síntesis metodológica transdisciplinaria en sistemas complejos. Globalización. Recuperado de http://rcci.net/globalizacion/2013/fg1573.htm
Rodríguez, D. y Valldeoriola, J. (2009). Metodología de la investigación. Barcelona, España: Eureca Media, SL.
UNESCO. (2000). Hacia una cultura de paz. Recuperado de http://www.unesco.org/cpp/sp/proyectos/cppinfo.htm
UNESCO. (2004). Transdisciplinariedad y complejidad en el análisis social. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001363/136367s.pdf.
Valverde, L., Ayala, N., Pascua. M. y Fandiño, D. (1988). El trabajo en equipo y su operatividad. Recuperado de www.ts.ucr.ac.cr/binarios/pela/pl-000381.pdf
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista UNIMAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |