Transdisciplinariedade: uma alternativa para fortalecer o ensino de Ciências Naturais

Autores

  • Oswaldo Armando Botina Calvache Secretaría de Educación Departamental de Nariño
  • Jairo Andrés González Santacruz Secretaría de Educación Departamental de Nariño

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, multidisciplinariedade, transdisciplinariedade, pensamento complexo

Resumo

O ensino de Ciências Naturais que predomina hoje em muitas instituições de ensino colombianas é uma resposta a um caráter disciplinar, o que significa que os professores ensinam os conhecimentos de Física, Química e Biologia de modo parcelado, fazendo com que os alunos têm dificuldade em compreender os fenômenos naturais e sociais que requerem a contribuição dessas disciplinas, a fim de superar um conhecimento produto do um ensino integrado. Neste contexto, este artigo de revisão tem como objetivo compilar uma série de antecedentes e teorias que tentam expor ensino transdisciplinar como uma alternativa que atinge aprendizado novo e melhor com base no desenvolvimento de habilidades de pensamento e ação.

Biografia do Autor

Oswaldo Armando Botina Calvache, Secretaría de Educación Departamental de Nariño

Licenciado en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia. Docente Secretaría de Educación Departamental de Nariño.

Jairo Andrés González Santacruz, Secretaría de Educación Departamental de Nariño

Licenciado en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia. Docente Secretaría de Educación Departamental de Nariño.

Referências

Almarza, F. (2006). Convergencia transdisciplinar: Una nueva lógica de la realidad. Tharsis, 1-16. Recuperado de http://pensamientocomplejo.org/docs/files/Fernando%20ALmarza-R%EDsquez,%20Convergencia%20transdisciplinar%20%20Una%20nueva%20l%F3gica%20de%20la%20Realidad.pdf

Aneas, A. (2010) Transdisciplinariedad: Una nueva mirada para la EducaciónIntercultural en Latinoamérica. En: J. Lizama, Educación Intercultural Bilingüe y Desarrollo. Barcelona: Icaria.

Bachelard, G. (1948). La formación del espíritu científico. (23a ed.). Mexico: Siglo Veintiuno Editores.

Bachelard, G. (1997). El derecho de soñar. (2da. ed.). Paris: Fondo de Cultura Economica de España, S.L.

Barzaga, O., Pérez, L., Cruz, Y. y Ortiz, G. (2010). Integración de las ciencias: un reto para el desarrollo de una cultura científica. Ciencias Holguín, 16, 1-9. Recuperado de http://www.ciencias.holguin.cu/index.php/cienciasholguin/article/viewFile/701/573

Becerra, R. y Moya, A. (2009). La pluri, inter y transdisciplinariedad en la UPEL. Una perspectiva docente. Revista de Investigación, (66), 189-222. Recuperado de: http://www.scielo.org.ve/pdf/ri/v33n66/art09.pdf

García, S. (s.f.). Hacia el sueño de la transdisciplinarie-dad. Recuperado d: http://www2.minedu.gob.pe/di-gesutp/formacioninicial/wp-descargas/bdigital/011_hacia_el_sueno_de_la_transdisciplinariedad.pdf

Galindo, R., Galindo, L., Martínez, N. Ley, M., Ruiz, E. y Valenzuela, E. (2012). Acercamiento epistemológico a la teoría del aprendizaje colaborativo. Apertura, 4(2), 1-9.

Gallo, J. (2011). Estanislao Zuleta y la transdisciplinarie-dad: deconstruyendo certezas, tendiendo puentes. Te-sis psicológica, (6), 144-150.

Gordon, L. (2011). Manifiesto de transdisciplinariedad. Para no volvernos esclavos del conocimiento de otros. Traspasando fronteras, (1), 7-11. https://doi.org/10.18046/retf.i1.1289

Martínez, M (1997). Transdisciplinariedad: un enfoque para la complejidad del mundo actual. Conciencia Activa, 21, 108-146.

Martínez, M (2007). Conceptualización de la transdisciplinariedad. POLIS, Revista Latinoamericana, 16, 1-17.

Moraes, M. C. (2010), Transdisciplinaridade e educação. Rizoma freirían, (6), 1-18. Recuperado de: http://www.rizoma-freireano.org/index.php/transdisciplinari-dade-e-educacao--maria-candida-moraes

Morín, E. (1976). Introducción al pensamiento complejo. Re-cuperado de: http://www.pensamientocomplejo.com.ar/docs/files/MorinEdgar_Introduccion-al-pensam-iento-complejo_Parte1.pdf

Motta, R. (2002). Complejidad, educación y transdiscipli-nariedad. Polis, 1(3), 1-21.

Nicolescu, B. (1994). La transdisciplinariedad. (1ra. ed.). Paris: Du Rocher.

Nicolescu, B. (1996). La Transdisciplinariedad. Manifiesto. Recuperado de: http://www.edgarmorin.org/que-es-transdisciplinariedad.html.

Pedroza, R. y Argüello, F. (2002). Interdisciplinariedad y Transdisciplinariedad en los Modelos de Enseñanza de la Cuestión Ambiental. Cinta de Moebio, (15) 1-16.

Ritter, W. (2013). Síntesis metodológica transdisciplinaria en sistemas complejos. Globalización. Recuperado de http://rcci.net/globalizacion/2013/fg1573.htm

Rodríguez, D. y Valldeoriola, J. (2009). Metodología de la investigación. Barcelona, España: Eureca Media, SL.

UNESCO. (2000). Hacia una cultura de paz. Recuperado de http://www.unesco.org/cpp/sp/proyectos/cppinfo.htm

UNESCO. (2004). Transdisciplinariedad y complejidad en el análisis social. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001363/136367s.pdf.

Valverde, L., Ayala, N., Pascua. M. y Fandiño, D. (1988). El trabajo en equipo y su operatividad. Recuperado de www.ts.ucr.ac.cr/binarios/pela/pl-000381.pdf

Como Citar

Botina Calvache, O. A., & González Santacruz, J. A. (2015). Transdisciplinariedade: uma alternativa para fortalecer o ensino de Ciências Naturais. Revista UNIMAR, 33(2), 69–79. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1099

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-08-05

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: