Ler em voz alta, como proposta para melhorar a leitura crítica em alunos do sétimo ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.1-art3

Palavras-chave:

Leitura cr, ler em voz alta, guia did, estudantes

Resumo

Este artigo mostra o resultado da pesquisa ‘Ler em voz alta como proposta para melhorar a leitura crítica em alunos do sétimo ano das instituições San Luís Gonzaga - Túquerres, Agropecuária Santa Rosa - Cumbitara e Centro Educativo Municipal El Campanero - Pasto, 2021. O estudo foi conduzido sob as diretrizes da metodologia qualitativa, com abordagem compreensiva e Pesquisa-Ação como tipo de pesquisa. Para a coleta de informações, utilizou-se como técnicas e instrumentos a entrevista semiestruturada e as oficinas pedagógicas, que permitiram analisar e interpretar as informações coletadas para elaborar o guia didático intitulado ‘De voz a vos’, leitura em voz alta para melhorar a leitura crítica, pois é uma ferramenta eficaz para fortalecer o processo de leitura em todos os níveis.

Biografia do Autor

Jannet Marcela Gavilanes-Martínez, Centro Educativo Municipal el Campanero

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Especialista en Pedagogía Ambiental; Licenciada en Lengua Castellana y Literatura.

Yeimy Johana Obando-Gómez, Institución Educativa Agropecuaria Santa Rosa

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Licenciada en Lengua Castellana y Literatura.

Brigette Paola Rivas-Ordoñez, Institución Educativa San Luis Gonzaga

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Licenciada en Lengua Castellana y Literatura.

Referências

Augustowsky, G. (2008). Enseñar a mirar imágenes en la escuela. Tinta Fresca

Bernal, C.A. (2010). Metodología de la Investigación (3.a ed.). Pearson Educación, Colombia.

Bertrán, I. e Ibáñez, A. (1980). La importancia de leerles a los niños. Asociación Internacional de Lectura (I.R.A).

Córdoba, E.M., Quijano, M.C. y Cadavid, N. (2013). Hábitos de lectura en padres y madres de niños con o sin retraso lector. Revista CES, Psicología, 6(1), 56-65.

Cova, Y. (2004). La práctica de la lectura en voz alta en el hogar y la escuela a favor de niños y niñas. Sapiens, Revista Universitaria de Investigación 5(2), 53-66.

Díaz, F. y Hernández, G. (1998). Estrategias de enseñanza para la promoción de aprendizajes significativos. En Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (pp. 69- 112). McGraw Hill.

Eco, U. (1984). Semiótica y Filosofía del Lenguaje. Editorial Lumen.

García, A. (2014). Poesía: discurso crítico y acción antagonista. Revista Viento Sur, 135.

García Márquez, G. (1981). La poesía al alcance de los niños. Diario El País. https://elpais.com/diario/1981/01/27/opinion/349398006_850215.html

Garrido, F. (2004). Leer el Mundo. Revista de la Universidad de México. 12, 48-59.

Garrido, F. (2005). Un buen lector se hace, no nace. Reflexiones sobre lectura y formador de lectores. Ediciones del Sur.

Jiménez, E. (2017). Comprensión lectora. Junta de Andalucía, Consejería de Educación.

Kurland, D. (2014). Critical Reading. http://www.criticalreading.com/critical_reading.htm

Lasso, R. (2004). La importancia de la lectura. Universidad Autónoma de Ciudad Juárez.

Lerner, D. (1995). ¿Es posible leer en la escuela? Segundo Congreso Nacional de Lectura ‘Lectura - Escuela – Biblioteca’. http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a17n1/17_01_Lerner.pdf

Martínez, J. (2011). Métodos de Investigación Cualitativa. Revista de la Corporación Internacional para el Desarrollo Educativo, Silogismo, 1(8), 1-34.

Pérez, A.I., Pérez, D. y Sánchez, R. (2013). El cuento como recurso educativo. 3C, Empresa: Investigación y Pensamiento Crítico, 2(4).

Solé, I. (1998). El placer de leer. Lectura y Vida: Revista Latinoamericana de Lectura, 16(3), 1-8.

Taylor, S. y Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós Ibérica, S.A.

Velasco, A. (2010). La voz: universo sonoro. Ediciones Alfaguara.

Vidal, M. y Rivera, N. (2007). Investigación- Acción. Educación Médica Superior, 21(4).

Como Citar

Gavilanes-Martínez, J. M., Obando-Gómez, Y. J., & Rivas-Ordoñez, B. P. (2022). Ler em voz alta, como proposta para melhorar a leitura crítica em alunos do sétimo ano. Revista Criterios, 29(1), 60–81. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.1-art3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: