Ler em voz alta, como proposta para melhorar a leitura crítica em alunos do sétimo ano
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.1-art3Palavras-chave:
Leitura cr, ler em voz alta, guia did, estudantesResumo
Este artigo mostra o resultado da pesquisa ‘Ler em voz alta como proposta para melhorar a leitura crítica em alunos do sétimo ano das instituições San Luís Gonzaga - Túquerres, Agropecuária Santa Rosa - Cumbitara e Centro Educativo Municipal El Campanero - Pasto, 2021. O estudo foi conduzido sob as diretrizes da metodologia qualitativa, com abordagem compreensiva e Pesquisa-Ação como tipo de pesquisa. Para a coleta de informações, utilizou-se como técnicas e instrumentos a entrevista semiestruturada e as oficinas pedagógicas, que permitiram analisar e interpretar as informações coletadas para elaborar o guia didático intitulado ‘De voz a vos’, leitura em voz alta para melhorar a leitura crítica, pois é uma ferramenta eficaz para fortalecer o processo de leitura em todos os níveis.
Biografia do Autor
Jannet Marcela Gavilanes-Martínez, Centro Educativo Municipal el Campanero
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Especialista en Pedagogía Ambiental; Licenciada en Lengua Castellana y Literatura.
Yeimy Johana Obando-Gómez, Institución Educativa Agropecuaria Santa Rosa
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Licenciada en Lengua Castellana y Literatura.
Brigette Paola Rivas-Ordoñez, Institución Educativa San Luis Gonzaga
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Licenciada en Lengua Castellana y Literatura.
Referências
Augustowsky, G. (2008). Enseñar a mirar imágenes en la escuela. Tinta Fresca
Bernal, C.A. (2010). Metodología de la Investigación (3.a ed.). Pearson Educación, Colombia.
Bertrán, I. e Ibáñez, A. (1980). La importancia de leerles a los niños. Asociación Internacional de Lectura (I.R.A).
Córdoba, E.M., Quijano, M.C. y Cadavid, N. (2013). Hábitos de lectura en padres y madres de niños con o sin retraso lector. Revista CES, Psicología, 6(1), 56-65.
Cova, Y. (2004). La práctica de la lectura en voz alta en el hogar y la escuela a favor de niños y niñas. Sapiens, Revista Universitaria de Investigación 5(2), 53-66.
Díaz, F. y Hernández, G. (1998). Estrategias de enseñanza para la promoción de aprendizajes significativos. En Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (pp. 69- 112). McGraw Hill.
Eco, U. (1984). Semiótica y Filosofía del Lenguaje. Editorial Lumen.
García, A. (2014). Poesía: discurso crítico y acción antagonista. Revista Viento Sur, 135.
García Márquez, G. (1981). La poesía al alcance de los niños. Diario El País. https://elpais.com/diario/1981/01/27/opinion/349398006_850215.html
Garrido, F. (2004). Leer el Mundo. Revista de la Universidad de México. 12, 48-59.
Garrido, F. (2005). Un buen lector se hace, no nace. Reflexiones sobre lectura y formador de lectores. Ediciones del Sur.
Jiménez, E. (2017). Comprensión lectora. Junta de Andalucía, Consejería de Educación.
Kurland, D. (2014). Critical Reading. http://www.criticalreading.com/critical_reading.htm
Lasso, R. (2004). La importancia de la lectura. Universidad Autónoma de Ciudad Juárez.
Lerner, D. (1995). ¿Es posible leer en la escuela? Segundo Congreso Nacional de Lectura ‘Lectura - Escuela – Biblioteca’. http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a17n1/17_01_Lerner.pdf
Martínez, J. (2011). Métodos de Investigación Cualitativa. Revista de la Corporación Internacional para el Desarrollo Educativo, Silogismo, 1(8), 1-34.
Pérez, A.I., Pérez, D. y Sánchez, R. (2013). El cuento como recurso educativo. 3C, Empresa: Investigación y Pensamiento Crítico, 2(4).
Solé, I. (1998). El placer de leer. Lectura y Vida: Revista Latinoamericana de Lectura, 16(3), 1-8.
Taylor, S. y Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós Ibérica, S.A.
Velasco, A. (2010). La voz: universo sonoro. Ediciones Alfaguara.
Vidal, M. y Rivera, N. (2007). Investigación- Acción. Educación Médica Superior, 21(4).
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Criterios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |