Legado educacional das escolas normais em formação de professores nos níveis superiores na Colômbia

Autores

  • José Oliden Muñoz Bravo Escuela Normal Superior del Mayo

Palavras-chave:

educação, Escola Normal, formação, investigação, professor, Pedagogia

Resumo

As escolas normais surgiram como um mecanismo privilegiado para promover
mudanças para a modernização das comunidades. O sujeito da pedagogia,
certamente, é um professor; essa pessoa que se dedica a ensinar, que está
totalmente envolvida no conhecimento pedagógico e constantemente
reflete sobre a sua tarefa, gerando novos conhecimentos que não são os
mesmos da ciência, apesar de terem mesma importância; eles não são tanto
o conhecimento popular, cotidiano, mas sim um complemento de ambos,
produzindo e deslocando o educador.
O papel do educador na Colômbia teve um espaço privilegiado no projeto
de Nação. Um professor não pensa somente os outros, mas a coisa mais
importante que um professor deve fazer é um diálogo consigo mesmo (a),
olhar a si mesmo (a), interrogar-se, dedicar-se tempo, e de lá para projetar aos
outros, gerando diferentes cintilações que se refletem

Biografia do Autor

José Oliden Muñoz Bravo, Escuela Normal Superior del Mayo

Doctorando en Ciencias de la Educación; Magíster en Educación de Adultos; Especialista en Educación: Administración Educativa; Licenciado en Educación Primaria. Profesor titular Escuela Normal Superior del Mayo, La Cruz Nariño, integrante grupo de investigación GIDEP, Universidad de Nariño.

Referências

Díaz, F. (2010). Como aprender a enseñar. España: Ediciones Toromitico.

Elliott, J. (1993). El cambio educativo desde la investigación - acción. Madrid: Ediciones Morata, S. L.

Figueroa, C. (2007). Historia de las Escuelas Normales. Una prospectiva educativa para el mundo y para Colombia. Siglo XVIII a inicios del siglo XX. Bogotá D.C.: Grafimpresos Quintero.

Flórez, R. (1994). Hacia una pedagogía del conocimiento. Santafé de Bogotá: McGraw-Hil.

Gelvez, H. y Aguirre, E. (2010). Documento de apoyo a la verificación de las condiciones de calidad del programa de formación complementaria. Bogotá D.C.: MEN. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-208800_archivo_pdf_docverificacionfeb19.pdf

Giroux, H. (1988). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía critica del aprendizaje. Barcelona: Ediciones Paidos.

López, N. (1987). Retos para la construcción curricular. De la certeza al paradigma de la

incertidumbre creativa. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (1946). Memorias del congreso de 1946. Bogotá: Imprenta departamental.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (1959). Educación Colombiana. Disposiciones Orgánicas y Reglamentarias de la Educación Nacional de 1903 a 1958. Bogotá: Imprenta del Ministerio de Educación Nacional.

Muñoz, J. (2013). La Educación y el aporte de las Normales en Nariño. (Tesis de Doctorado). RUDECOLOMBIA, Universidad de Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, colombia.

Novak, J. y Gowin D. (1988). Aprendiendo A Aprender. Barcelona: Ediciones Martínez Roca.

Porlán, R. (1993). Constructivismo y escuela. Hacia un modelo de enseñanza-aprendizaje basado en la investigación. Sevilla: Díada Editora.

Revista Escuela Normal. (1875). Volumnen 6(220-221), 10.

Rodríguez, P. (2001). La sociedad del conocimiento y el fin de la escuela. Educere, 13, 19-23.

Sacristán, J. (2013). En busca del sentido de la educación. Madrid: Ediciones Morata, S. L.

Sáenz, G. (2007). El librillo de un maestrillo. Sevilla, España: Fundación Ecoem.

Socarrás, J. (1987). Facultad de Educación y la Escuela Normal Superior de Tunja. Editorial La Rana y el Águila.

Stenhouse, J. (2003). Investigación y desarrollo del currículo, enfoques de la investigación en el aula (5ta. ed.). madrid: Ediciones Morata, S. L.

Torres, Á. (2010). Pensar la pedagogía en y para la docencia universitaria. Diálogos por la Reforma Universitaria No 11. Facultad de Educación, Universidad de Nariño, San Juan de APsto, Nariño, Colombia.

Como Citar

Muñoz Bravo, J. O. (2019). Legado educacional das escolas normais em formação de professores nos níveis superiores na Colômbia. Revista Criterios, 22(1), 183–187. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1817

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: