Caderno didáctico de aprendizagem dialógica para a compreensão da leitura

Autores

  • Luis Eduardo Arias Tovar Institución Educativa Las Flores
  • María Cristina Pumarejo Araujo Colegio Santa Fe
  • Lisbeth Tatiana Pumarejo Araujo Universidad Popular del Cesar
  • Yenis María Castilla Sierra Universidad Popular del Cesar

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art6

Palavras-chave:

Aprendizagem, didática, dialógico, discussão, compreensão de textos

Resumo

A pesquisa expõe a elaboração de uma cartilha de atividades de aprendizagem dialógica como estratégia didática para melhorar a compreensão leitora de alunos do 5º ano. Localizou-se na abordagem qualitativa, na paradigma sociocrítico, o método de pesquisa-ação pedagógica, desenvolvido em três fases: imersão inicial, que incluiu um diagnóstico com professores e alunos, na elaboração e implementação do plano, foi desenhado e Aplicou-se a cartilha intitulada “La Lectura Mediada Por El Aprendizaje Dialógico” e no processo de avaliação das conquistas foi realizada a aplicação de algumas atividades complementares que avaliaram os níveis de compreensão leitora. Os resultados indicaram que as estratégias utilizadas pelos professores não estavam de acordo com os princípios da aprendizagem dialógica, portanto, o desenho da estratégia e a aplicação de encontros literários dialógicos demandaram a presença de educadores e alunos. Por outro lado, evidenciou-se que os alunos adquiriram habilidades de leitura com melhora nos níveis literal, inferencial e crítico, pois foram capazes de identificar os temas, reconhecer as ideias explícitas ou sugeridas pelo autor, bem como relacionar os significados. das palavras ou frases com suas próprias experiências e conhecimentos prévios. Concluiu-se que a utilização de encontros literários dialógicos facilitou a oralidade e melhorou significativamente a compreensão leitora dos alunos, permitindo a transmissão de suas opiniões e expectativas sobre sua própria realidade

Biografia do Autor

Luis Eduardo Arias Tovar, Institución Educativa Las Flores

Maestrante en Pedagogía (Universidad Mariana), Licenciado en matemáticas y física (Universidad Popular del Cesar); Docente Titular Institución Educativa Las Flores, (Agustín Codazzi, Cesar, Colombia)

María Cristina Pumarejo Araujo, Colegio Santa Fe

Maestrante en Pedagogía (Universidad Mariana), Licenciada en lengua castellana e inglés (Universidad Popular del Cesar); Docente Titular Colegio Santa Fe (Valledupar, Colombia).

Lisbeth Tatiana Pumarejo Araujo, Universidad Popular del Cesar

Especialista en Pedagogía y Docencia (Fundación Universitaria del Área Andina), Psicóloga (Universidad Popular del Cesar); Docente Auxiliar Universidad Popular del Cesar (Valledupar, Colombia)

Yenis María Castilla Sierra, Universidad Popular del Cesar

Maestría en Educación (Universidad Autónoma Del Caribe), Licenciada en Lengua Castellana y Comunicación (Universidad de Pamplona); Docente Catedrática Universidad Popular del Cesar (Valledupar, Colombia)

Referências

Aguilar, T., Cohen, P. y Alvarado, S. (2017). Comprensión lectora en la educación colombiana: una visión del aprendizaje en la educación básica. Gestión, Competitividad e Innovación, 5(2), 245-258. https://pca.edu.co/editorial/revistas/index.php/gci/article/view/119

Anastasio, J. (2017). Estrategias metacognitivas para mejorar la comprensión de textos narrativos de los estudiantes del segundo grado de educación secundaria de la institución educativa "Jorge Basadre" Cañafiesto-Chota, 2017 [Tesis de pregrado, Universidad Nacional Pedro Ruíz Gallo]. Repositorio institucional UNPRGG. https://repositorio.unprg.edu.pe/handle/20.500.12893/2255

Aubert, A., Flecha, A., García, C., Flecha, R. y Racionero, S. (2010). Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información (3.a ed.). Editorial Hipatia.

Cárdenas, J. (2019). Concepciones de maestras/os de matemáticas sobre el aprendizaje dialógico en la Institución Educativa Loma Linda [Tesis de maestría, Universidad Pontificia Bolivariana]. UPB. https://repository.upb.edu.co/handle/20.500.11912/4757

Carroll, L. (1995). Alicia en el país de las maravillas. Ediciones del Sur.

Català, G., Català, M., Molina, E. y Moclús, R. (2007). Evaluación de la comprensión lectora. Pruebas ACL (1.°-6.° de primaria) (3.a ed.). Editorial Graó.

Defoe, D. (1981). Robinson Crusoe. Susaeta Ediciones.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2015). Informe por colegio 2015. Resultados Pruebas Saber 3.°, 5.° y 9.° Institución Educativa Las Flores Agustín Codazzi.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2016). Informe por colegio 2016. Resultados Pruebas Saber 3.°, 5.° y 9.° Institución Educativa Las Flores Agustín Codazzi.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2017). Informe por colegio 2017. Resultados Pruebas Saber 3.°, 5.° y 9.° Institución Educativa Las Flores Agustín Codazzi.

Loza, M. (2004). Tertulias literarias. Cuadernos de pedagogía, (341), 66-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1037108

Mediocres niveles de lectura y escritura entre los jóvenes colombianos. (2016, 30 de diciembre). Revista Semana. https://www.semana.com/educacion/articulo/bajos-niveles-de-lectura-en-universidades-de-colombia/506165/

Mejía, F. A. (2020). Lectura dialógica como estrategia pedagógica para mejorar la comprensión lectora en los estudiantes de grado quinto del centro educativo San José de Pivijay Magdalena [Trabajo de pregrado, Universidad Iberoamericana]. Ibero. https://repositorio.ibero.edu.co/handle/001/1121

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos(OCDE). (2016). Programme for international studnet assessment (PISA). Results from PISA 2015. https://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Colombia.pdf

Reca, M. (2013). La biblioteca tutorizada: una experiencia de aprendizaje dialógico desde una comunidad de aprendizaje. [Tesis de maestría, Universidad de Valladolid]. Uvadoc. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/3899

Salamanca, O. P. (2016). Fortalecimiento de los procesos de lectura y escritura a través del método ecléctico en los estudiantes de grado segundo, Aula Inclusiva, Del Colegio Villamar, Sede a, Jornada Tarde [Tesis de maestría, Universidad Libre]. Repositorio institucional Unilibre. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/9584

Shakespeare, W. (1998). Romero y Julieta. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.

Tovar, A. (2017). Didáctica de la lectura, metacognición y estilo cognitivo [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio institucional UPN. http://repository.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/7814

Twain, M. (1999). Las Aventuras de Tom Sawyer. Biblioteca Virtual Universal.

Valls, R. y Munté, A. (2010). Las claves del aprendizaje dialógico en las comunidades de aprendizaje. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24(1), 11-15. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27419180001

Verne, J. (1994). Viaje al Centro de la Tierra. La Biblioteca de El Trauko

Zambrano, R., Ávila, R. y Cedeño, J. (2020). Modelo pedagógico virtual sustentado en el aprendizaje dialógico interactivo. Una implementación necesaria. Polo del Conocimiento, 5(5), 188-211. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/1411

Como Citar

Arias Tovar, L. E., Pumarejo Araujo, M. C., Pumarejo Araujo, L. T., & Castilla Sierra, Y. M. (2023). Caderno didáctico de aprendizagem dialógica para a compreensão da leitura. Revista UNIMAR, 41(2), 98–116. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art6

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.ArticleMetadataByBiteca.subjects##:

dialógico, discussão, compreensão de textos

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: