Cartilha didática para compreensão de leitura baseada na aprendizagem dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art6

Palavras-chave:

Aprendizagem, didática, dialógico, discussão, compreensão de textos

Resumo

A pesquisa expõe o design de um caderno de atividades a partir da aprendizagem dialógica, como estratégia didática para melhorar a compreensão de leitura de alunos da quinta série. Ela se situa na abordagem qualitativa, no paradigma sócio crítico e no método de pesquisa-ação pedagógica. Foi desenvolvido em três fases: imersão inicial, que incluiu um diagnóstico com professores e alunos; elaboração e implementação do plano, em que foi elaborada e aplicada a cartilha intitulada ‘Leitura mediada pela aprendizagem dialógica’; e o processo de avaliação dos resultados, em que foi realizada a aplicação de atividades complementares para avaliar os níveis de compreensão leitora. Os resultados mostram que as estratégias utilizadas pelos professores não estão de acordo com os princípios da aprendizagem dialógica e que a elaboração da estratégia e a aplicação de encontros literários dialógicos exigem a presença de professores e alunos. Por outro lado, foi demonstrado que os alunos adquiriram habilidades de leitura com melhoria nos níveis literal, inferencial e crítico, pois foram capazes de identificar os temas, reconhecer as ideias explícitas ou sugeridas pelo autor e relacionar os significados das palavras ou frases com suas próprias experiências e conhecimentos prévios. Conclui-se que o uso de encontros literários dialógicos facilitou a oralidade e melhorou significativamente a compreensão de leitura dos alunos, permitindo a transmissão de opiniões e expectativas de sua realidade      

Biografia do Autor

Luis Eduardo Arias Tovar, Institución Educativa Las Flores

Maestrante en Pedagogía, Universidad Mariana; licenciado en Matemáticas y Física, Universidad Popular del Cesar. Docente titular Institución Educativa Las Flores, Agustín Codazzi, Cesar, Colombia

María Cristina Pumarejo Araujo, Colegio Santa Fe

Maestrante en Pedagogía, Universidad Mariana; licenciada en Lengua Castellana e Inglés, Universidad Popular del Cesar. Docente titular Colegio Santa Fe, Valledupar, Colombia.

Lisbeth Tatiana Pumarejo Araujo, Universidad Popular del Cesar

Especialista en Pedagogía y Docencia, Fundación Universitaria del Área Andina; psicóloga, Universidad Popular del Cesar. Docente Auxiliar, Universidad Popular del Cesar, Valledupar, Colombia

Yenis María Castilla Sierra, Universidad Popular del Cesar

Maestría en Educación, Universidad Autónoma del Caribe; licenciada en Lengua Castellana y Comunicación, Universidad de Pamplona. Docente catedrática, Universidad Popular del Cesar, Valledupar, Colombia

Referências

Aguilar, T., Cohen, P. y Alvarado, S. (2017). Comprensión lectora en la educación colombiana: una visión del aprendizaje en la educación básica. Gestión, Competitividad e Innovación, 5(2), 245-258. https://pca.edu.co/editorial/revistas/index.php/gci/article/view/119

Anastasio, J. (2017). Estrategias metacognitivas para mejorar la comprensión de textos narrativos de los estudiantes del segundo grado de educación secundaria de la institución educativa "Jorge Basadre" Cañafiesto-Chota, 2017 [Tesis de pregrado, Universidad Nacional Pedro Ruíz Gallo]. Repositorio institucional UNPRGG. https://repositorio.unprg.edu.pe/handle/20.500.12893/2255

Aubert, A., Flecha, A., García, C., Flecha, R. y Racionero, S. (2010). Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información (3.a ed.). Editorial Hipatia.

Cárdenas, J. (2019). Concepciones de maestras/os de matemáticas sobre el aprendizaje dialógico en la Institución Educativa Loma Linda [Tesis de maestría, Universidad Pontificia Bolivariana]. UPB. https://repository.upb.edu.co/handle/20.500.11912/4757

Carroll, L. (1995). Alicia en el país de las maravillas. Ediciones del Sur.

Català, G., Català, M., Molina, E. y Moclús, R. (2007). Evaluación de la comprensión lectora. Pruebas ACL (1.°-6.° de primaria) (3.a ed.). Editorial Graó.

Defoe, D. (1981). Robinson Crusoe. Susaeta Ediciones.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2015). Informe por colegio 2015. Resultados Pruebas Saber 3.°, 5.° y 9.° Institución Educativa Las Flores Agustín Codazzi.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2016). Informe por colegio 2016. Resultados Pruebas Saber 3.°, 5.° y 9.° Institución Educativa Las Flores Agustín Codazzi.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2017). Informe por colegio 2017. Resultados Pruebas Saber 3.°, 5.° y 9.° Institución Educativa Las Flores Agustín Codazzi.

Loza, M. (2004). Tertulias literarias. Cuadernos de pedagogía, (341), 66-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1037108

Mediocres niveles de lectura y escritura entre los jóvenes colombianos. (2016, 30 de diciembre). Revista Semana. https://www.semana.com/educacion/articulo/bajos-niveles-de-lectura-en-universidades-de-colombia/506165/

Mejía, F. A. (2020). Lectura dialógica como estrategia pedagógica para mejorar la comprensión lectora en los estudiantes de grado quinto del centro educativo San José de Pivijay Magdalena [Trabajo de pregrado, Universidad Iberoamericana]. Ibero. https://repositorio.ibero.edu.co/handle/001/1121

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos(OCDE). (2016). Programme for international studnet assessment (PISA). Results from PISA 2015. https://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Colombia.pdf

Reca, M. (2013). La biblioteca tutorizada: una experiencia de aprendizaje dialógico desde una comunidad de aprendizaje. [Tesis de maestría, Universidad de Valladolid]. Uvadoc. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/3899

Salamanca, O. P. (2016). Fortalecimiento de los procesos de lectura y escritura a través del método ecléctico en los estudiantes de grado segundo, Aula Inclusiva, Del Colegio Villamar, Sede a, Jornada Tarde [Tesis de maestría, Universidad Libre]. Repositorio institucional Unilibre. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/9584

Shakespeare, W. (1998). Romero y Julieta. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.

Tovar, A. (2017). Didáctica de la lectura, metacognición y estilo cognitivo [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio institucional UPN. http://repository.pedagogica.edu.co/handle/20.500.12209/7814

Twain, M. (1999). Las Aventuras de Tom Sawyer. Biblioteca Virtual Universal.

Valls, R. y Munté, A. (2010). Las claves del aprendizaje dialógico en las comunidades de aprendizaje. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24(1), 11-15. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27419180001

Verne, J. (1994). Viaje al Centro de la Tierra. La Biblioteca de El Trauko

Zambrano, R., Ávila, R. y Cedeño, J. (2020). Modelo pedagógico virtual sustentado en el aprendizaje dialógico interactivo. Una implementación necesaria. Polo del Conocimiento, 5(5), 188-211. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/1411

Como Citar

Arias Tovar, L. E., Pumarejo Araujo, M. C., Pumarejo Araujo, L. T., & Castilla Sierra, Y. M. (2023). Cartilha didática para compreensão de leitura baseada na aprendizagem dialógica. Revista UNIMAR, 41(2), 98–116. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art6

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.ArticleMetadataByBiteca.subjects##:

dialógico, discussão, compreensão de textos

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: