RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIVERSIDADE RELIGIOSA EM ALUNOS DO SEGUNDO GRAU
Palavras-chave:
Recursos didáticos, Ensino e aprendizaje, Diversidade religiosaResumo
Objetivo: projetar e implementar recursos didáticos para fortalecer o ensino e a aprendizagem nessa área, integrando a diversidade de culturas, na segunda série do ensino fundamental da Instituição Educacional Armando Solano, no município de Paipa. Metodologia: abordagem qualitativa, e linha de pesquisa-ação, os sujeitos investigados são observados e analisados a partir de seus próprios contextos e realidades, as três fases da investigação são estabelecidas como um guia que permitirá alcançar os objetivos, sob o desenho dos instrumentos e a aplicação dos mesmos Resultados: sinal positivo com 94% em sua totalidade, os recursos didáticos demonstraram ser eficazes como ferramentas com as quais os professores podem transmitir o conhecimento de forma lúdica e divertida Conclusões: Ao entrar no mundo das crianças por meio de recursos didáticos, proporcionam tranquilidade, alegria, entusiasmo e harmonia, fomentando ambientes saudáveis e o diálogo, promovendo o desenvolvimento cognitivo e a criatividade, despertando o interesse pelo meio acadêmico. Esses recursos podem ser integrados às diferentes áreas do conhecimento e adaptados de acordo com as necessidades de cada contexto, desenvolvendo, assim, as habilidades necessárias para uma formação integral, promovendo disciplinas que garantam o bem comum a serviço da sociedade.
Biografia do Autor
María Emperatriz Sandoval Vega, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Licenciada en Educación Básica Primaria, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
José Eriberto Cifuentes Medina, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Doctor en Educación, Universidad Santo Tomás; magíster en Educación; licenciado en Teología; licenciado en Filosofía, Universidad Santo Tomás; especialista en Pedagogía y Docencia; licenciado en Ciencias Sociales, Fundación Universitaria del Área Andina. Investigador Asociado (I) Convocatoria 894/2021; becario Minciencias Convocatoria 909/2021. Profesor investigador, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
Referências
Amar, H. M. . (2022). Educación y solidaridad en el pensamiento de Juan Carlos Tedesco (1992–2009). Espacios en Blanco, 112–128. doi:https://doi.org/10.37177/UNICEN/EB34-425
Ares, I. (2021). La investigación acción participativa como herramienta para la transformación inclusiva del espacio educativo de una escuela de educación primaria en Zaragoza. Revista Educación, Investigación, Innovación y Transferencia, 1–3. doi:https://doi.org/10.26754/ojs_reiit/eiit.202115445
Bartolomé, M. . (2021). Didáctica de la educación intercultural. . Graó.
Bravo, R. (2023). Reflexiones para su implementación en aulas inclusivas. . Revista XYZ, 45–60. doi:https://doi.org/10.1590/1980 54702023v29e0115
Carbonell, J. (2023). La escuela que queremos: Nuevas perspectivas y compromisos educativos. . Morata.
Cifuentes, J. (2015). Recursos didácticos para la enseñanza de la historia de la filosofía. . Revista Filosofía UIS, 241–279. doi:https://doi.org/10.18273/revfil.v14n2-2015012
Delgado, E., et al. (2023). Metodología educativa basada en recursos didácticos digitales para desarrollar el aprendizaje significativo. . MQRInvestigar, 94–110. doi:https://doi.org/10.56048/MQR20225.7.1.2023.94-11
Díaz, F., & Hernández, G. . (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo: Una interpretación constructivista . McGraw-Hill Interamericana.
Escobar, J., Quintero, F., & Moncada, C. . (2022). Fenomenología y representaciones sociales en la formación espiritual. . Cuestiones Teológicas, 1–18. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100197
Escobar, J., Quintero, F., & Moncada, C. (2022). Fenomenología y representaciones sociales en la formación espiritual. . Cuestiones Teológicas, 1–18. doi:https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100197
Esteban, F. (2023). Educación religiosa crítica en contextos plurales. . Octaedro.
Fernández, J. . (2021). Competencias de formación en educación religiosa escolar. . Revista Educación Religiosa, 45–67. doi: https://doi.org/10.38123/rer.v2i3.190
Flick, U. (2021). Introducción a la investigación cualitativa. Ediciones Morata.
García, S., Martínez, M, & Gil, C. . (2022). Los jóvenes ante la diversidad cultural y religiosa en educación secundaria. . Papeles de Población, 163–183. doi:https://doi.org/10.22185/24487147.2022.114.33
García, S., Martínez, M., & Gil, C. . (2022). Los jóvenes ante la diversidad cultural y religiosa en educación secundaria. . Papeles de Población, 163–183. doi:https://doi.org/10.22185/24487147.2022.114.33
Giménez, A., & Vázquez, I. . (2021). Educación, diversidad y ciudadanía: enfoques desde la práctica docente. . Narcea.
González, P., et al. (2024). La reforma educativa inclusiva en México. . Perfiles Educativos, 27–52. doi:https://doi.org/10.35381/pe.v43i171.2024
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, P. . (2022). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw-Hill.
Hwang, Y., Wolthuis, R., Kasap, S., & Peterson, R. . (2024). Religious diversity and culturally responsive learning and teaching for teacher candidates. . Multicultural Learning and Teaching, 16 - 28. doi:https://doi.org/10.1515/mlt-2023-0040
Kemmis, S., McTaggart, R., & Nixon, R. (2014). The Action Research Planner: Doing Critical Participatory Action Research. Springer.
Li, X., Chen, C., & Kang, X. (2023). Religious diversity education: raising children’s awareness of religious diversity through augmented reality. . Humanities and Social Sciences Communications, Article 708. doi: https://doi.org/10.1038/s41599-023-02123-w
MEN-CEC. (2022). Ministerio de Educación Nacional. (2022). Estándares básicos de competencias para la Educación Religiosa Escolar. Bogotá, Colombia: MEN / Conferencia Episcopal de Colombia. . Obtenido de https://www.cec.org.co/wp-content/uploads/2022/02/Est%C3%A1ndares%20.
Murillo, J. . (2021). Educar en la diversidad: claves para la formación ciudadana desde la religión. . PPC.
Pérez, J., Moncada C., & Hoyos, C. (Revista Chilena de Educación). . (2022). Representaciones sociales sobre la educación religiosa escolar. . 95–115. doi:https://doi.org/10.4067/S0718-92732022000200095
Pérez, J., Moncada, C., & Hoyos, C. (2022). Representaciones sociales sobre la educación religiosa escolar. Revista Chilena de Educación, 95–115. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-92732022000200095
Quirós, C., et al. (2025). Educating for Diversity: Intercultural and Inter-Religious Sensitivity in Early Childhood and Primary School Teachers in Training at the University of Barcelona.. Religions, 238. doi: https://doi.org/10.3390/rel16020238
Salazar, M., Martín, A., & Valerio, G. (2021). La investigación-acción para mejorar la actitud de los estudiantes hacia los dispositivos móviles en el aprendizaje. Revista de Estilos de Aprendizaje, 46–60. doi:https://doi.org/10.55777/rea.v14i28.3656
Smith, A., & Brown, J. . (2024). Parental perspectives on interreligious learning in elementary schools. . International Journal of Religious Education., 31-56. doi:https://doi.org/10.1080/13617672.2024.2302240
Vásquez, C. (2024). Recursos educativos digitales y capacidad docente en educación religiosa. . Educación Digital, 7-13. doi:https://doi.org/10.35381/e.k.v7i13.3206
Vásquez, C. (2024). Recursos educativos digitales y capacidad docente en educación religiosa. . Educación Digital, , 7-13. doi:https://doi.org/10.35381/e.k.v7i13.3206
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Criterios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |