Reforço do envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da quarta série

Autores

  • Diana Rosa Daza Blanco Centro Educativo El Paraíso, sede Pancho Prieto.
  • Laura Milena Picón Pallares Institución Educativa Rosa Jaimes Barrera.
  • Nerys Esther Martínez Trujillo Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-2-art9

Palavras-chave:

participação, pais, ensino, aprendizagem

Resumo

O objetivo era fortalecer a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da quarta série na instituição de ensino Rosa Jaimes Barrera Sede 27 de Marzo. O estudo foi inscrito no paradigma pós-positivista, na abordagem sociocrítica com o método de pesquisa de ação participativa que se deu por meio da detecção e diagnóstico do problema, da elaboração do plano para introduzir mudanças, da avaliação dos resultados e do feedback. A unidade de trabalho foi de 20 pais e 20 alunos. Os instrumentos utilizados foram um questionário, um diário de bordo e uma rubrica. Os pais foram envolvidos e descobriram a importância da cooperação no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que os pais foram conscientizados de que sua participação e responsabilidade para garantir que seus filhos aprendessem de forma significativa.

Biografia do Autor

Diana Rosa Daza Blanco, Centro Educativo El Paraíso, sede Pancho Prieto.

Maestrante en Pedagogía; Psicóloga. Docente de aula Centro Educativo El Paraíso, sede Pancho Prieto.

Laura Milena Picón Pallares, Institución Educativa Rosa Jaimes Barrera.

Maestrante en Pedagogía; Diplomado en Seminario de Lúdica y Pedagogía, Esesco; Psicóloga. Docente Orientadora Institución Educativa Rosa Jaimes Barrera.

Nerys Esther Martínez Trujillo, Universidad Mariana

3Doctora en Ciencias Gerenciales; Magíster en Educación; Especialista en Gestión Educativa; Trabajadora Social; Docente de diplomada en investigación Universidad de La Guajira. Docente Ocasional de la Universidad de La Guajira Sede Villanueva. Vinculada en la UMECIT como docente de Doctorado y directora de tesis, Docente UPC en el campo de investigación, docente tutora Umariana, asesora de tesis de Maestría Umariana. Líder Grupo de Investigación ETNIA, Categoría B Miniciencia. Docente Investigador Asociado. Par Miniciencia. 

Referências

Abreu, Y., Barrera, A. D., Worosz, T. B. y Vichot, I. B. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los Estudios Lingüísticos: su impacto en la motivación hacia el estudio de la lengua. Revista Mendive [en línea], 16(4), 610-623.

Barrios, O. y Gutierrez, O. (2020). Influencia de los padres de familia en el proceso de enseñanza aprendizaje de los estudiantes del grado décimo en el Colegio Lorenza Bustamante del Corregimiento de Candelaria Municipio de Chimichagua- Cesar [Trabajo de grado, Universidad Marting Luter KIng]. Nicaragua.

Berrocal, E. y Expósito, J. (s.f.). Unidad 3. El proceso de investigación educativa II: investigaciónacción. https://www.ugr.es/~emiliobl/Emilio_Berrocal_de_Luna/Master_files/UNIDAD%202%20Investigacio%CC%81n%20-%20Accio%CC%81n.pdf

Bolívar, A. (2006). Familia y escuela: dos mundos llamados a trabajar en común. Revista de Educación, (339), 119-146.

Buxarrais, M., Esteban, F., Mellen, T. y Pérez, G. (2018). Las familias ante las tareas escolares de sus hijos: un estudio exploratorio. Voces de la Educación, 4(8), 107-119.

Canales, M. (2006). Metodologías de investigación social. Lom Ediciones.

Centro Nacional de Planeamiento Estratégico (CEPLAN). (2016). Guía metodológica de la fase institucional del proceso de planeamiento estratégico. Centro Nacional de Planeamiento Estratégico.

Chowa, A. N., Masa, R. D., & Tucker, J. (2013). The effects of parental involvement on academic performance of Ghanaian youth: Testing measurement and relationships using structural equation modeling. Children and Youth Services Review, 35(12), 2020-2030. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2013.09.009

Delgado, P. (2019). La importancia de la participación de los padres en la enseñanza. https://observatorio.tec.mx/edu-news/laimportancia-de-la-participacion-de-los-padres-en-laeducacion

Díaz, C. H., Rojas, C. D., Sáez, F. J., Flores, J. A., Ávila, J. A. y Acosta, R. ((2017). Estrategias didácticas para el aprendizaje significativo en contextos universitarios. Dirección de Docencia, Universidad de Concepción.

Espitia, R. (2009). Influencia de la familia en el proceso educativo de los menores del barrio Costa Azul de Sincelejo (Colombia). Investigación y Desarrollo, 17(1), 84-105.

Flórez, G. A., Villalobos, J. L. y Londoño, D. A. (2017). El acompañamiento familiar en el proceso de formación escolar para la realidad colombiana: de la responsabilidad a la necesidad. Revista Virtual de Ciencias Sociales y Humanas, 11(18), 195-217. https://doi.org/10.25057/21452776.888

García, A. L., Valencia, M. y Sampayo, M. (2016). El papel de los padres en la formación de sus hijos. Realizado en el año 2015 en el Hogar Bambi del municipio de Medellín, en el grado Pre-jardín [Tesis de Pregrado, Universidad Minuto de Dios], https://repository.uniminuto.edu/bitstream/10656/4724/1/TLPI_Garc%C3%ADaAnaLucia_2016.pdf

Ghouali, H. (2007). El acompañamiento escolar y educativo en Francia. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 12(32), 207-242.

Gómez, V. y Jiménez, A. (2015). La corresponsabilidad familiar y el equilibrio trabajo familiar: medios para mejorar la equidad de género. Polis, Revista Latinoamericana, (40).

González, J., González, S. y Quiroga, N. (2017). Las madres y su rol educador: una experiencia de cambio desde la educación popular. Infancias Imágenes, 16(1), 25-42. https://doi.org/10.14483/16579089.10751

Gubbins, V. (2012). Familia y escuela: tensiones, reflexiones y propuestas. Revista Docencia, (46), 64-73.

Hernández, I. Recalde, J. y Luna, L. (2015). Estrategia didáctica: una competencia docente en la formación para el mundo laboral. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 11(1), 73-94.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Jackson, C. (2008). Todo es cuestión de paradigmas. https://www.soydebuenaventura.com/articulos/todo-es-cuestion-de-paradigmas

Julio, V. R., Mánuel, M. M. y Navarro, L. R. (2012). Estrategia educativa para la participación de los padres en compromisos escolares. Escenarios, 10(2), 119-127. https://doi.org/10.15665/esc.v10i2.226

Lastre, K, López, L. D. y Alcázar, C. (2017). Relacion entre apoyo familiar y el rendimiento académico en estudiantes colombianos de educación primaria. Psicogente, 21(39), 102-115. http://doi.org/10.17081/psico.21.39.2825

Latorre, A. (2003). La investigación acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Editorial Graó.

León, B. E. (2013). El entorno familiar y su influencia en el rendimiento escolar de los niños y niñas de sexto grado de educación general básica del Centro Escolar Experimental N° 1 ‘Eloy Alfaro’, ubicado en la parroquia san Blas, del Cantón Quito provincia de Pichincha [Tesis de Pregrado, Universidad Técnica de Ambato]. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/5665

Martin, C. J. y Guzmán, E. (2016). La participación de madres y padres de familia en la escuela: un divorcio de mutuo consentimiento. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, (46), 1-23.

Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (Síntesis conceptual). Revista IIPSI, 9(1), 123-146. https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033

Moreno, J. (2013). Paradigmas: positivista, postpositivista y sociocrítico. http://paradigmascualitativos.blogspot.com/2013/06/paradigmas-positivista-postpositivista.html

Mosquera, L. (2019). El impacto de la participación de la familia en la adquisición de vocabulario para el aprendizaje del inglés en los estudiantes de los cursos de extensión de la Universidad Libre [Tesis de Pregrado, Universidad Libre]. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/11904?show=full

NU. CEPAL-UNESCO. (2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. https://www.cepal.org/es/publicaciones/45904-la educacion-tiempos-la-pandemia-covid-19

Ochoa, H. (2018). Participación de los padres de familia como corresponsables de la educación de sus hijos en una institución educativa del Callao [Tesis de Pregrado, Universidad San Ignacio de Loyola]. https://repositorio.usil.edu.pe/items/993ba64d-6a88-45a4-9776-ee2de8c85a69

Ospina, J. (2006). La motivación, motor del aprendizaje. Revista Ciencias de la Salud, 4(Esp.), 158-160.

Raimundi, M., Molina, M., Leibovich, N. y Schmidt, V. (2017). La comunicación entre padres e hijos: su influencia sobre el disfrute y el flow adolescente. Revista de Psicología, 26(2), 1-14. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2017.48150

Razeto, A. (2016). El involucramiento de las familias en la educación de los niños. Cuatro reflexiones para fortalecer la relación entre familias y escuelas. Revista Páginas de Educación, 9(2), 1-26. https://doi.org/10.22235/pe.v9i2.1298

Rodríguez, A. y Martínez, F. E. (2016). La participación de los padres de familia en el proceso educativo [Tesis de Especialización, Fundación Universitaria Los Libertadores]. https://repository.libertadores.edu.co/bitstream/handle/11371/1052/Rodr%C3%ADguezMoraAleyda.pdf?sequence=2

Rondón, E. (2018). Conocimiento científico en la investigación postpositivista del Siglo XXI: de lo externo a lo interno del Ser. Revista Scientific, 3(8), 79-99. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2018.3.8.4.79-99

Sánchez, P. (2006). Discapacidad, familia y logro escolar. Revista Iberoamericana de Educación, 40(2), 1-10. https://rieoei.org/historico/deloslectores/1538Escobedo.pdf

Seidler, V. (2000). La sinrazón masculina. UNAM/Paidós/PUEG/CIESAS.

Torres, L. E., Garrido, A., Reyes, A. G. y Ortega, P. (2008). Responsabilidades en la crianza de los hijos. Enseñanza e Investigación en Psicología, 13(1), 77-89.

Torres, L. (2019). ¿Qué es la crianza de los hijos? REDES, Revista de Divulgación, Crisis y Retos en la Familia y Pareja, 1(2), 29-34. https://cuved.unam.mx/revistas/index.php/RRDCR/article/view/240

Universidad de Colima. (2022). Investigación-acción. https://recursos.ucol.mx/tesis/investigacion_accion.php

Universidad Estatal a Distancia (UNED). (2013). ¿Qué son las estrategias didácticas https://www.uned.ac.cr/academica/images/ceced/docs/Estaticos/contenidos_curso_2013.pdf

Como Citar

Daza Blanco, D. R., Picón Pallares, L. M., & Martínez Trujillo, N. E. (2022). Reforço do envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da quarta série. Revista UNIMAR, 40(2), 194–216. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-2-art9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: