A inteligência emocional como estratégia pedagógica na convivência escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-2-art7

Palavras-chave:

inteligência, estratégia pedagógica, coexistência

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a análise da inteligência emocional como estratégia na convivência escolar de alunos da quarta série da Instituição Educacional ‘El Carmelo’, com base nas teorias de vários autores de renome mundial. O estudo é apresentado sob um paradigma pós-positivista com abordagem qualitativa descritiva, seguindo o método de pesquisa-ação. A unidade de trabalho foi composta por dez alunos e dois professores da quarta série da instituição, com idades entre 9 e 11 anos. Para a coleta de informações, utilizou-se a técnica de entrevista não estruturada e observação participante; como instrumentos, o diário de campo e a lista de controle. Como resultado, conclui-se que os alunos, estando no estágio de operações concretas, têm a capacidade de perceber como suas emoções afetam seu desenvolvimento acadêmico. Quando conseguem reconhecê-las, têm a oportunidade, conscientemente, de modificar sua atitude e estado de espírito, contribuindo para o relacionamento com seus pares, professores e familiares; portanto, recomenda-se a inclusão de estratégias de inteligência emocional nas atividades acadêmicas, que lhes permitam manter relações interpessoais que fortaleçam a convivência escolar.

Biografia do Autor

Yomaira Rosa Guerra Ortega, Institución Educativa El Carmelo, Colombia.

Maestrante en Pedagogía; Técnica en Educación Preescolar; Licenciada en Pedagogía Infantil; Docente de la Institución Educativa El Carmelo, Colombia.

Willanys Isabel Jiménez Bustillo, Institución Educativa El Carmelo

Magíster en Pedagogía; Especialista en Gerencia en Salud; Trabajadora Social, Institución Educativa El Carmelo, Colombia.

María de las Mercedes Colina Chacín, Universidad Popular del Cesar

Doctora en Ciencias Gerenciales; Magíster en Psicología Educativa; Especialista en Dinámica de Grupo. Docente Universidad Popular del Cesar, Colombia.  

Referências

Acosta, A., Arribas, J. M., Bisquerra, R., Etxebarría, I., Fernández-Berrocal, P., López, F., Ruiz, D., Yus, R. y Zaccagnini, J. L. (2008). Educación emocional y convivencia en el aula. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/handle/11162/62111

Aguaded, M. C. y Valencia, J. (2017). Estrategias para potencializar la inteligencia emocional en educación infantil: aplicación del modelo de Mayer y Salovey. Tendencias Pedagógicas, (30), 175-190.

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá del dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3.ª ed.). Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Calvo, M. J. (2001). La inteligencia emocional, asignatura pendiente para la convivencia escolar. Revista Aula Abierta, (77), 141-163.

Díaz, M. J. (2002). Por una cultura de la convivencia democrática. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, (44), 55-78.

Díaz-Barriga, F. y Hernández, G. (2005). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (2.a ed.). McGraw-Hill Interamericana Editores S. A. de C. V.

Fernández-Berrocal, P. y Extremera, N. (2005). La inteligencia emocional y la educación de las emociones desde el Modelo de Mayer y Salovey. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(3), 63-93.

Galeano, M. E. (2012). Estrategias de investigación social cualitativa. El giro en la mirada. Editorial La Carreta.

Gardner, H. (2011). Inteligencias Múltiples: la teoría en la práctica (Trad. M. T. Melero Nogues). Paidós Ibérica.

Goleman, D. (s.f.). La inteligencia emocional. Por qué es más importante que el cociente intelectual. https://ciec.edu.co/wp-content/uploads/2017/08/La-Inteligencia-Emocional-Daniel-Goleman-1.pdf

Goleman, D. (1998). La práctica de la inteligencia emocional (Trad. F. Mora y D. González). Editorial Kairós, S. A.

Goleman, D. (2013). El cerebro y la inteligencia emocional (Trad. C. Mayor). Ediciones B, S. A.

Gurdián-Fernández, A. (2007). El paradigma cualitativo en la investigación socio educativa. Coordinación Educativa y Cultural Centroamericana (CECC) y Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI).

Hurtado, J. (2010). Metodología de la investigación. Guía para la comprensión holística de la ciencia (4.a ed.). Quirón Ediciones.

Martínez, M. (2011). El “Saber Pensar” en la investigación y sus principios. Espacio Abierto, 20(1), 131-157.

Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). What is emotional intelligence? En D. J. Sluyter (Ed.), Emotional development and emotional intelligence: Educational implications (pp. 3-34). Basic Books.

Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2004). Emotional intelligence: Theory, findings, and implications. Psychological Inquiry, 15(3), 197-215. https://doi.org/10.1207/s15327965pli1503_02

Monje, C. A. (2011). Metodología de la Investigación cuantitativa y cualitativa. Guía didáctica. Universidad Surcolombiana. Neiva.

Mora, A. I. (2004). La evaluación educativa: Concepto, periodos y modelos. Actualidades investigativas en Educación, 4(2).

Ortiz, E. (2013). Epistemología de la Investigación Cuantitativa y Cualitativa. Paradigmas y Objetivos. Revista de Clases historia, (12).

Pérez Serrano, G. (1994). Investigación cualitativa. Retos e Interrogantes. Editorial La Muralla S. A.

Porlán, R. (2010). El diario del profesor. Un recurso para la investigación en el aula. Editorial Díada.

Rodríguez. G., Gil. J. y García. E. (2016). Metodología de la investigación cualitativa. Ediciones Aljibe.

Sánchez, J. (2005). La educación de las emociones a través de la lectura. En Fernández, P. (Coord.) y Ramos, N. (Coord.) Corazones inteligentes, (pp. 377-396). Editorial Kairós.

Como Citar

Guerra Ortega, Y. R., Jiménez Bustillo, W. I., & Colina Chacín, M. de las M. (2022). A inteligência emocional como estratégia pedagógica na convivência escolar. Revista UNIMAR, 40(2), 130–172. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-2-art7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: