O mundo mágico das histórias infantis: Uma estratégia didática para o desenvolvimento da compreensão da leitura inferencial

Autores

  • Loraine Ávila-Negrinis IE Ana Joaquina Rodríguez de Cañaverales
  • Diana María Daza-Cuello IE Ana Joaquina Rodríguez de Cañaverales
  • Gustavo Adolfo González-Roys Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-1-art8

Palavras-chave:

compreensão de leitura, histórias infantis, estratégia didática

Resumo

A compreensão de leitura é a habilidade que as pessoas têm de entender o que lêem; portanto, o objetivo da pesquisa foi implementar um projeto pedagógico para o desenvolvimento da compreensão de leitura inferencial de histórias infantis em alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Instituição Ana Joaquina Rodríguez em Cañaverales, San Juan del Cesar. Metodologicamente, o trabalho localizou-se no paradigma qualitativo, na abordagem sócio-crítica, sob o método da pesquisa-ação pedagógica. Para o registro dos resultados, aplicou-se um diário de campo, registro anedótico, rubrica e checklist. A unidade de trabalho é constituida pelos 14 alunos da terceira série. Os resultados indicaram que superaram as fragilidades na compreensão leitora inferencial e pode-se concluir que conseguiram compreender os textos lidos, aumentaram o vocabulário, adquiriram maior fluência verbal e fizeram inferências e conclusões a partir das histórias lidas.

Biografia do Autor

Loraine Ávila-Negrinis, IE Ana Joaquina Rodríguez de Cañaverales

Magíster en Pedagogía. Licenciada en Pedagogía Infantil. Docente Titular de la IE Ana Joaquina Rodríguez de Cañaverales, San Juan del Cesar, La Guajira, Colombia.

Diana María Daza-Cuello, IE Ana Joaquina Rodríguez de Cañaverales

Magíster en Pedagogía. Licenciada en Lengua Castellana y Comunicación. Docente Titular de la IE Ana Joaquina Rodríguez de Cañaverales, San Juan del Cesar, La Guajira, Colombia.

Gustavo Adolfo González-Roys, Universidad Mariana

Doctorando en Educación IUAC, México. Magíster en Gerencia de proyectos de Investigación y Desarrollo URBE. Coordinador de Investigación de la Maestría en Pedagogía, Universidad Mariana, Valledupar Colombia.

Referências

Álvarez, L. y López, R. (2018). Los cuentos infantiles como estrategia para la comprensión lectora en los niños y niñas de cinco años de la institución educativa inicial Miraflores de la ciudad de Puno en el año 2018 (Trabajo de Grado). Universidad Nacional del Altiplano, Puno, Perú. http://repositorio.unap.edu.pe/bitstream/handle/UNAP/8850/Alvarez_Cuevas_Leidy_Yamely_Lopez_Ca%C3%B1i_Roxana.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Atienza, P., Lara, J., Sáinz, M. y Sárraga, M. (1995). Curso de lectura comprensiva. Guía del profesor. Universidad de Lleida.

Badilla Chavarría, L. (2006). Fundamentos del paradigma cualitativo en la investigación educativa. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 4(1). DOI 10.15517/pensarmov.v4i1.411

Baquero, M. (2018). Diseño didáctico para potencializar la comprensión lectora a través del juego dramático en el grado 4 01 de la Institución Educativa Rafael Valle Meza, sede Mixta 3, Valledupar Cesar (Trabajo de Grado). Universidad Santo Tomás, Valledupar, Cesar. https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/16415/2018mariabaquero.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá del dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3.ª ed.). Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Cisneros, M., Olave, G. y Rojas, I. (2016). La inferencia en la comprensión lectora. De la teoría a la práctica en la Educación Superior. Universidad Tecnológica de Pereira.

Congreso de la República de Colombia. (1994). Ley 115 del 8 de febrero “por la cual se expide la ley general de educación”. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Dugarte, A. (2006). Repensar en la investigación educativa de la nueva era. Ciencias de la Educación, 99-108.

Fernández, S. y Rivera, Z. (2009). El paradigma cualitativo y su presencia en las investigaciones de Bibliotecología y la ciencia de la Información (Vol. 20). ACIMED.

García, N. (2006). La pedagogía de proyectos en la escuela: una aproximación a sus discursos en el caso del área de lenguaje. Enseñanza y Aprendizaje de la Lengua, 13(1). DOI: https://doi.org/10.14483/22486798.1264

Gordillo, A. y Flórez, M. (2009). Los niveles de comprensión lectora: hacia una enunciación investigativa y reflexiva para mejorar la comprensión lectora en estudiantes universitarios. Revista Actualidades Pedagógicas, (53). https://doi.org/10.19052/ap.1048

Graves, B. (2000). Discurso Político. Teorías del colonialismo y postcolonialismo: Desconstrucción. Brown University.

Hildebrand, V. (1990). Educación Infantil: Jardín de niños y pre-primaria. Editorial Limusa.

Kurt, L. (1962). La Teoría de Campo en las Ciencias Sociales. https://www.infoamerica.org/documentos_pdf/lewin01.pdf

López, R. (2017). Estrategias de enseñanza creativa : investigaciones sobre la creatividad en el aula T. Universidad de La Salle.

Marín, R., Guzmán, I., Márquez, A. y Peña, M. (2013). La evaluación de competencias docentes en el modelo DECA: Anclajes teóricos. Formación Universitaria, 6(6), 41-54. https://doi.org/10.4067/S0718-50062013000600005

Martínez, M. (2006). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Ediorial Trillas.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (1998). Lineamientos generales de procesos curriculares. Ministerio de Educación Nacional.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2020). Proyectos pedagógicos. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-171603.html?_noredirect=1

Morocho, I. (2011). Elaboración y aplicación de instrumentos de evaluación a los indicadores esenciales de evaluación según la Reforma Curricular del 2010 en el área de Ciencias Naturales, para los niños de cuarto año de básica de la Escuela Manuel Utreras Gómez (Trabajo de Grado). Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador. https://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/1454

Ochoa, J., Mesa, S., Pedraza, Y. y Caro, E. (2017). La lectura inferencial, una clave para potenciar la comprensión lectora. Educación y Ciencia, (20), 249-263.

Pérez, J. y Merino, M. (2009). Metodología de la Investigación Científica. Pontificia Universidad Javeriana.

Pineda, M. y Lemus, F. (2005). Taller de lectura y redacción I. Pearson México S.A.

Pinzas, J. (s.f.). Se aprende a leer leyendo. Ejercicios de comprensión de lectura. https://tarea.org.pe/libro/se-aprende-a-leer-leyendo-ejercicios-de-comprension-de-lectura/

Restrepo, B. (2006). Una Variante Pedagógica de la Investigación-Acción Educativa. Revista Iberoamericana de Educación, OEI, 1-10.

Rincón, G. (2012). Los proyectos de aula y la enseñanza y el aprendizaje del lenguaje escrito. Kimpres Ltda.

Rodari, G. (2000). La imaginación de la literatura infantil. Ediciones Colihue.

Roget, A. (2013). Práctica reflexiva para docentes. De la reflexión ocasional a la reflexión metodológica. Editorial Publicia.

Romero, E. y Salgado, M. (2015). Lecturas inferenciales desde el enfoque del aprendizaje significativo, una estrategia pedagógica para mejorar la compresión lectora de los estudiantes de tercer grado de básica primaria de la Institución Educativa Antonio Nariño sede Eduardo Santos (Tesis de Maestría). Universidad de Cartagena. http://repositorio.unicartagena.edu.co/bitstream/handle/11227/5232/PROYECTO%20INVESTIGATIVO%20LECTURAS%20INFERENCIALES.

Rueda, N. (2018). La violencia intrafamiliar como fuente de daño resarcible en Colombia. Revista de la Facultad de Derecho y Ciencias políticas - UPB, 48(128), 193-217. https://doi.org/10.18566/rfdcp.v48n128.a08

Sánchez, I. (2017). Aprendizaje basado en preguntas y su impacto en las estrategias de aprendizaje en Física. X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias. Santiago de Chile: Universidad del Bio Bio.

Sandoval, E. (2017). El docente como mediador emocional y cognitivo de jóvenes en contextos vulnerados: tensiones y desafíos para la transformación de la práctica pedagógica (Tesis Doctoral). Universidad Austral de Chile. http://cybertesis.uach.cl/tesis/uach/2017/egs218d/doc/egs218d.pdf

Santiago, A., Castillo, M. y Morales, D. (2007). Estrategias y enseñanza-aprendizaje de la lectura. Folios Segunda época, (26), 27-38.

Saul, A.M. (2002). Paulo Freire y la formación de educadores. Editorial Siglo Veintiuno.

Schön, D.A. (1987). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje de las profesiones. Editorial Paidós.

Schunk, D. (1991). Teorías del aprendizaje. Una perspectiva educativa. McMillan.

Solé, I. (1998). Estrategias de lectura. Editorial Artmed.

Tobón, S. (2015). Listas de Cotejo y Escalas de Estimación. CIFE.

Torres, J. y Perera, V. (2010). La rúbrica como instrumento pedagógico para la tutorización de los aprendizajes en el foro online en educación superior. Pixel-Bit, Revista de Medios de Comunicación, (36), 141-149.

Universidad Estatal a Distancia (UNED). (2013). ¿Qué son las estrategias didácticas? https://www.uned.ac.cr/academica/images/ceced/docs/Estaticos/contenidos_curso_2013.pdf

Vargas, A. y Quiñones, S. (2019). Estrategias de lectura inferencial a partir de cuentos escritos por autoras colombianas (Trabajo de Grado). Universidad Minuto de Dios. https://repository.uniminuto.edu/bitstream/handle/10656/7918/Qui%C3%B1onesCastilloSandraMilena_2019.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Vargas, Z. (2009). La investigación aplicada: una forma de conocer las realidades con evidencia científica. Revista Educación, 155-165. https://doi.org/10.15517/revedu.v33i1.538

Vélez, R. (1998). Guía de literatura Infantil. Secretaría de Educación y Cultura.

Como Citar

Ávila-Negrinis, L., Daza-Cuello, D. M., & González-Roys, G. A. (2021). O mundo mágico das histórias infantis: Uma estratégia didática para o desenvolvimento da compreensão da leitura inferencial. Revista UNIMAR, 39(1), 107–125. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar39-1-art8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-25

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: