Fortalecimento da compreensão da leitura em alunos do quinto ano
DOI:
https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar38-2-art8Palavras-chave:
compreensão da leitura, competência em leitura, metodologias de ensino, estratégias de ensino-aprendizagem, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)Resumo
Em todo contexto acadêmico, a compreensão da leitura está imersa; portanto, saber ler e compreender é de grande relevância, pois são duas ações que desempenham um papel fundamental na vida escolar, pois graças a elas se desenvolve o conhecimento e a aprendizagem. Este processo investigativo buscou fortalecer a compreensão leitora em alunos do quinto ano do setor rural. O desenho metodológico da pesquisa foi proposto a partir de um paradigma qualitativo de abordagem descritiva e etnográfica. 25 alunos da Instituição de Ensino Jesús Nazareno de El Tambo - Nariño foram considerados como unidade de análise. Como técnicas de coleta de informações, foram utilizados teste diagnóstico e observação não participante. Depois de coletadas e analisadas as informações, os fatores, interesses e necessidades dos alunos foram considerados para projetar e aplicar a estratégia virtual ‘Amigos da Leitura’.
Biografia do Autor
Marcela Patricia Cerón-Cerón
Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana, Licenciada en lengua castellana y literatura, Universidad de Nariño.
Jesús Ramiro Chalacan-Eraso
Magister en Pedagogía, Universidad Mariana, Licenciatura en ciencias religiosas, Pontificia Universidad Javeriana.
Juan Eduardo Rosero-Palacios, Universidad Mariana
Magister en Educación, Universidad ICESI, Licenciado en educación básica, humanidades, lengua castellana e inglés, Universidad de Nariño, Asesor de la investigación. Docente Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.
Referências
Arango, L., Aristizábal, N., Cardona, A., Herrera, S. y Ramírez, O. (2015). Estrategias metacognitivas para potenciar la comprensión lectora en estudiantes de básica primaria (Tesis de Maestría). Universidad Autónoma de Manizales. Colombia.
Benavides, C.F. y Tovar, N.E. (2017). Estrategias didácticas para fortalecer la enseñanza de la comprensión lectora en los estudiantes del grado tercero de la Escuela Normal Superior de Pasto (Tesis de Maestría). Universidad Santo Tomás. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/9533
Carrasco, A. (2003). La escuela puede enseñar estrategias de lectura y promover su regular empleo. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 8(17), 129-142.
Condemarín, M. (s.f.). Evaluación de la comprensión lectora. Lectura y vida, 2(2), 7-8
Dankhe, G. (1986). Metodología de la investigación. http://petroquimex.com/PDF/SepOct17/Desarrolla-IMP-Metodologia.pdf
Fetterman, D.M. (1982). Ethnography in educational research: The dynamics of diffusion. RMC, Research Corporation. https://doi.org/10.3102/0013189X011003017
Franco, M. (2009). Manual de estrategias para el desarrollo de la comprensión lectora. EDUCOSTA.
Gámez, I.C. (2012) Estrategias de motivación hacia la lectura en estudiantes de Quinto Grado de una Institución Educativa. Escenarios 10(2), 83-91. https://doi.org/10.15665/esc.v10i2.222
Gimeno, J. (2003). La importancia de descolarizar la lectura en las sociedades de la información: la función compensatoria de la biblioteca escolar. Bibliotecas para todos: la lectura y los servicios especializados, 29-56.
González, O.M. (2012). Comprensión lectora en los alumnos de quinto grado de educación primaria: un elemento fundamental en la adquisición de conocimientos (Trabajo de Grado). Universidad Pedagógica Nacional de México.
Gutiérrez-Braojos, C. y Pérez, H.S. (2012). Estrategias de comprensión lectora: enseñanza y evaluación en educación primaria. Profesorado. Revista de curriculum y formación de profesorado, 16(1), 183-202.
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). Santa Fe, México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.
Monroy Romero, J.A. y Gómez López, B.E. (2009). Comprensión lectora. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 6(16), 37-42.
Palomino, J.G. (2011). Comprensión lectora y rendimiento escolar: una ruta para mejorar la comunicación. COMUNIC@CIÓN: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo, 2(2), 27-36.
Plano Clark, V. y Creswell, J.W. (Eds.) (2008). The mixed methods reader. SAGE Publications.
Sandoval, G.M. y Casas, W.O. (2015). Aplicación y validación de un programa de comprensión lectora de orientación cognitiva para niños que cursan el quinto grado de primaria en una institución educativa parroquial (Tesis de Maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú. https://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/20.500.12404/6151
Taylor, S. y Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Paidós Editorial.
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |