Estilos de comunicação para resolver conflitos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/28.2-art2Palavras-chave:
Comunica, conflito, sala de aula, intera, transformaResumo
O objetivo da pesquisa é analisar os diferentes estilos de comunicação utilizados por alunos do sexto ano da Instituição Educacional Bordones, ao abordar o conflito, para traçar um percurso que permita uma transformação. Nesse sentido, é necessário compreender o conflito, como as diferenças que podem existir nas relações estabelecidas por duas ou mais pessoas, que podem ser resolvidas de maneiras diferentes, sendo a comunicação o meio mais adequado. O estudo se enquadra no paradigma qualitativo, com abordagem sociocrítica e a pesquisa-ação como modalidade de desehno aplicado. Os resultados mostram que o estilo de comunicação mais utilizado pelos alunos, embora entendam que não seja o mais adequado, é o agressivo, que se manifesta no uso de vocabulário sujo, gritos, insultos, apelidos, como parte natural das relações e como forma de lidar com o conflito.
Biografia do Autor
Mayerli Andrea Fernández-Rojas, Institución Educativa Sagrados Corazones
Magíster en Pedagogía. Docente Orientador Institución Educativa Sagrados Corazones, Pitalito, Huila, Colombia.
Referências
Ander-Egg, E. (1994). Técnicas de investigación social. Editorial Hvmanitas.
Berger, P. y Luckmann, T. (1993). La construcción social de la realidad. Amorrortu Editores.
Bonilla , E. y Rodríguez, P. (1997). Más alla del dilema de los métodos. La investigación en ciencias sociales. Ediciones Norma.
Camargo, A. y Hederich, C. (2007). El estilo de comunicación y su presencia en el aula de clase. Folios, (26), 3-12.
Cataño, C. (2014). Caracterización de las prácticas de convivencia escolar en la Educación Básica primaria de la Institución Educativa Fe y Alegría José María Vélaz (Tesis de Maestría). Universidad Pontificia Bolivariana. https://repository.upb.edu.co/bitstream/handle/20.500.11912/1971/Tesis%20biblioteca%20Claudia%20Cata%C3%B1o.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Folger, J.P. y Bush, R. (1997). Ideología, orientaciones respecto del conflicto y discurso de la mediación. En J.P. Folger y T. Jones (Comp.), Nuevas direcciones en mediación. Investigación y perspectivas comunicacionales (pp. 25-54). Editorial Paidós.
González-Morales, A. (2003). Los paradigmas de investigación en las ciencias sociales. ISLAS, 45(138), 125-135.
González, R. (2017). Estrategias para abordar los conflictos en el aula de clase. Universidad de Antioquia.
Guzmán, E.J., Muñoz, J. y Preciado, A. (2012). La convivencia escolar: una mirada desde la diversidad cultural (Tesis de Maestría). Universidad de Manizales. http://ridum.umanizales.edu.co:8080/xmlui/bitstream/handle/6789/1066/109_Preciado_Es%20pitia_Edgar_Alexander_Tesis.pdf?sequence=1
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.
Herrera, L., Ortiz, M. y Sánchez, S. (2010). La convivencia escolar en educación primaria y secundaria. Conductas positivas y negativas. Roig Vila & M. Fiorucci (18), 221-234.
Martínez-Otero, V. (2005). Conflictividad escolar y fomento de la convivencia. Revista Iberoamericana de Educación, (38), 33-52. https://doi.org/10.35362/rie380829
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2013). Guías pedagógicas para la convivencia escolar. http://redes.colombiaaprende.edu.co/ntg/men/pdf/Guia%20No.%2049.pdf
Monje-Mayorca, V., Camacho-Camacho, M., Rodríguez-Trujillo, E. y Carvajal-Artunduaga, L. (2009). Influencia de los estilos de comunicación asertiva de los docentes en el aprendizaje escolar. Psicogente, 12(21), 78-95.
Ordoñez, E.J. (2011). Estrategia didáctica para atenuar la violencia verbal en el aula, en la Institución educativa Departamental Técnico Industrial de Tocancipá. Bogotá (Tesis de Maestría). Universidad Libre. https://repository.unilibre.edu.co/bitstream/handle/10901/10044/Tesis%20DEFINITIVA%20Estrategia%20Didactica%20ORDONEZ%20220311.pdf?sequence=2
Presidencia de la República de Colombia. (2013). Decreto 1965 “por el cual se reglamenta la Ley 1620 de 2013, que crea el Sistema Nacional de Convivencia Escolar y Formación para el Ejercicio de los Derechos Humanos, la Educación para la Sexualidad y la Prevención y Mitigación de la Violencia Escolar”. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-328630_archivo_pdf_Decreto_1965.pdf
Torres-Camargo, S.A. (2011). La comunicación en el aula clase: Estudio de caso, Colegio INEM de Bucaramanga (Trabajo de Grado). Universidad Pontificia Bolivariana. https://repository.upb.edu.co/bitstream/handle/20.500.11912/1195/digital_20810.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Torres-Carrillo, A. (1998). Enfoques cualitativos y participativos en investigación social. Aprender a investigar en comunidad II. Universidad Nacional Abierta y a Distancia, UNAD.
Van-der-Hofstadt, C.J. (2015). El Libro de las Habilidades de Comunicación. Cómo mejorar la comunicación personal. Editorial Díaz de Santos
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |