Estimativa do resultado do exercício Pré-ICFES e sua incidência no Teste Saber 11 de 2018 de alunos da Instituição Educacional Geral Santander

Autores

  • Jorge Enrique Díaz-Pinzón

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.2-art8

Palavras-chave:

desempenho acadêmico, qualidade da educação, avaliação comparativa, avaliação educacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar se existe ou não uma incidência entre o resultado geral e o resultado entre as provas de leitura crítica, matemática, ciências sociais, ciências naturais e inglês da simulação do Pre-ICFES, com o resultado obtido pelo alunos no Teste Saber 11 de 2018 na Instituição Educacional Geral Santander no município de Soacha, Cundinamarca. Utilizou-se um desenho intra-sujeito ou medidas repetidas e um modelo de dois fatores, ambos com medidas repetidas. Para o seu estudo, a ANOVA foi usada para medidas repetidas para analisar se há um contraste de médias para dados relacionados (dependentes ou pareados). A partir da análise estatística dos dados dos resultados do Pré-ICFES e do Teste Saber 11, ficou evidente que a ferramenta Pré-ICFES potencializou os resultados gerais e os de cada disciplina pelos alunos.

Biografia do Autor

Jorge Enrique Díaz-Pinzón

Magíster en Gestión de la Tecnología Educativa. UDES. Docente de matemáticas e investigador.

Referências

Chica, S., Galvis, D. y Ramírez, A. (2009). Determinantes del rendimiento académico en Colombia: pPuebas ICFES Saber 11º, 2009. http://publicaciones.eafit.edu.co/index.php/revista-universidad-eafit/article/view/754

Congreso de la República de Colombia. (2009). Ley 1324 de 2009 “por la cual se fija parámetros y criterios para organizar el sistema de evaluación de resultados de la calidad de la educación, se dicta normas para el fomento de una cultura de la evaluación, en procura de facilitar la inspección y vigilancia del Estado y se transforma el ICFES”. https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-210697.html

Camacho, C. (s.f.). Análisis de la varianza para medidas repetidas. personal.us.es/vararey/adatos2/materiales/anovarepe.pdf

Díaz-Pinzón, J.E. (2016). Soporte técnico de simulación Phet en la enseñanza y aprendizaje de fracciones equivalentes. Revista de Investigaciones Universidad del Quindío, 28(2). 31-41. https://doi.org/10.33975/riuq.vol28n2.6

Díaz-Pinzón, J.E. (2017). Correlación y regresión lineal de la evaluación tiempo y puntaje con recurso interactivo flash. INNOVA Research Journal, 2(10), 1-8. https://doi.org/10.33890/innova.v2.n10.2017

Díaz-Pinzón, J.E. (2020a). Uso de modelo predictivo para la dinámica de transmisión del COVID-19 en Colombia. Revista Repertorio de Medicina y Cirugía, 29(Núm. Supl.1), 34- 44. https://doi.org/10.31260/RepertMedCir.01217372.1056

Díaz-Pinzón, J.E. (2020b). Estudio de los resultados del contagio por COVID-19 a nivel mundial. Revista Repertorio de Medicina y Cirugía, 29(Núm. Supl.1), 65-71. https://doi.org/10.31260/RepertMedCir.01217372.1089

Díaz-Pinzón, J.E. (2020c). Estudio comparativo entre el contagio durante la cuarentena obligada por el COVID-19 y el contagio durante la apertura gradual y controlada para algunos sectores de la economía en Colombia. Revista Repertorio de Medicina y Cirugía, 29(1), 52-58. https://doi.org/10.31260/RepertMedCir.01217372.1073

Díaz-Pinzón, J.E. (2020d). Aplicación de Olimpiadas Matemáticas en la Institución Educativa General Santander. Revista Fedumar Pedagogía y Educación, 7(1), 237-251. https://doi.org/10.31948/10.31948/rev.fedumar7-1.art13

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación Superior (ICFES). (2017). Guía de Orientación Saber 11. www.icfes.gov.co/...y.../saber-11/...saber-11/...saber-11/...saber-11.../file?...

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2010). Pruebas Saber. http://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-244735.html

Navarro, J. (2013). Efectos académicos de las pruebas Saber 11º en las instituciones educativas del departamento de Córdoba: una perspectiva de gestión. Actualidades Pedagógicas, (62), 109-126. https://doi.org/10.19052/ap.2274

Pascual, J., Frías, M. y García, J. (1996). Manual de psicología experimental: Metodología de investigación. Editorial Ariel.

Potts, C. (2020). Modelo computarizado del coronavirus: “Los asintomáticos son el gran riesgo”. https://www.dw.com/es/modelo-computarizado-del-coronavirus-los-asintom%C3%A1ticos-son-el-gran-riesgo/a-5279833

Sánchez, L. y Muñoz, N. (2014). Prepárate divertidamente para las pruebas saber (Trabajo de Grado). Universidad Católica de Manizales. http://repositorio.ucm.edu.co:8080/jspui/bitstream/handle/10839/994/Nancy%20Liliana%20Munoz%20Betancurth.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Universidad del Norte. (UNINORTE). (2015). Propuesta de Evaluación con Carácter Diagnóstico Formativa – ECDF. http://aprende.colombiaaprende.edu.co/sites/all/modules/mapa/docs/curso_ECDF/UNINORTE_curso%20ECDF.pdf

Rodríguez, M. (2001). Análisis de Varianza Simple (o con un factor). https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/12081/1/Capitulo11.pdf

Siamu. (2013). Anova con medidas repetidas. https://es.calameo.com/books/002446339cbdec153f084

Shuttleworth, M. (2008). Diseño de la Investigación Cuantitativa. https://explorable.com/es/diseno-de-la-investigacion-cuantitativa

Como Citar

Díaz-Pinzón, J. E. (2020). Estimativa do resultado do exercício Pré-ICFES e sua incidência no Teste Saber 11 de 2018 de alunos da Instituição Educacional Geral Santander. Revista Criterios, 27(2), 173–190. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.2-art8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-02-17

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: