Incidencia de los conflictos interpersonales en la convivencia escolar de las niñas del Hogar de María matriculadas en básica primaria de la Escuela Maridíaz y el Instituto Madre Caridad del municipio de Pasto

Autores

  • Elsa Elia Martínez Secretaría de Educación Municipal
  • Paula Andrea Obando-Benavides Institución Educativa Muni­cipal José Félix Jiménez
  • Doris Silvana Pérez-Chicaiza Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art3

Palavras-chave:

conflitos interpessoais, convivência escolar, unidade didática

Resumo

Esta pesquisa surgiu da necessidade de analisar a incidência dos conflitos de convivência escolar, sendo estes um dos fatos que influenciam negativamente no ambiente educacional e têm consequências como deterioração do ambiente escolar, desmotivação da aprendizagem e falta de projeto de vida baseada na reafirmação da autoestima, valores morais e crescimento pessoal. Para cumprir os objetivos propostos, foram selecionadas as meninas residentes no Hogar de María, matriculadas na Escola Maridíaz e no Instituto Madre Caridad. A pesquisa foi desenvolvida com uma metodologia enquadrada em um paradigma qualitativo, com uma abordagem interpretativa de tipo exploratório descritivo, amparada na aplicação dos instrumentos de coleta de dados como oficinas e grupo focal. Entre os objetivos, foi desenhado como uma ferramenta pedagógica, uma unidade didática para o empoderamento e aprendizagem no tratamento de conflitos, a apropriação dos valores de convivência escolar, e a promoção do desenvolvimento integral e motivação na construção do projeto de vida das meninas do Hogar de María, organizado em dois eixos principais: mediação e resolução de conflitos e projeto de vida, cada um com três fases em que participaram alunos, professores e pais. Essa unidade didática pode ser também um referente que pode ser adotado por qualquer instituição de ensino para a gestão da convivência escolar.

Biografia do Autor

Elsa Elia Martínez, Secretaría de Educación Municipal

Magíster en Pedagogía, Universidad Ma­riana. Docente de la Secretaría de Educación Municipal, Pasto, Nariño, Colombia.

Paula Andrea Obando-Benavides, Institución Educativa Muni­cipal José Félix Jiménez

Docente de la Institución Educativa Muni­cipal José Félix Jiménez – Sede Maridiaz, Pas­to, Nariño, Colombia.

Doris Silvana Pérez-Chicaiza, Universidad Mariana

Docente Tiempo Completo Programa de Trabajo Social, Universidad Mariana, Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Almenares, M., Louro, I. y Ortiz, M. (1999). Comportamiento de la violencia intrafamiliar. Revista Cubana de Medicina General Integral, 15(3), 285-292.

Ander-Egg, E. (1991). El taller una alternativa de renovación pedagógica (2.a ed.). Buenos Aires, Argentina: Editorial Magisterio del Río de la Plata.

Ander-Egg, E. y Aguilar, J. (2001). Trabajo en equipo. Recuperado de https://ineditviable.blogspot.com/2011/01/trabajo-en-equipo.html

Barcelar, L. (2012). Competencias emocionales o resolución de conflictos interpersonales en el aula (Tesis doctoral). Universidad Autónoma de Barcelona. Recuperada de http://www.eumed.net/tesis-doctorales/2012/lsb/tipos_conflictos_escolares.html

Becerra, Y. (2016). Diseño de una estrategia de comunicación para el posicionamiento de las redes sociales de la Universidad Francisco de Paula Santander Ocaña (Trabajo de Grado). Universidad Francisco de Paula Santander. Ocaña. Recuperado de http://repositorio.ufpso.edu.co:8080/dspaceufpso/bitstream/123456789/1512/1/29732.pdf

Bisquerra, R. (2008). Educación para la ciudadanía y convivencia. El enfoque de la educación emocional. Madrid, España: Wolters Kluwer.

Caratini, M. (2008). Investigación cualitativa: Mitos y verdades. Recuperado de http://ponce.inter.edu/cai/Comite-investigacion/trabajos-creativos/Inv-cualitativa-caratini.pdf

Conde, S. (2012). Estudio de la gestión de la convivencia escolar en centros de educación secundaria de Andalucía (Tesis doctoral). Universidad de Huelva. Recuperado de http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/6438/Estudio_de_la_gestion_de_la_convivencia.pdf?sequence=2

Congreso de la República de Colombia. (1994). Ley 115 de febrero 8 de 1994 “por la cual se expide la ley general de educación”. Bogotá, Colombia. Recuperada de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Congreso de la República de Colombia. (2013). Ley 1618 del 27 de febrero “por medio de la cual se establece las disposiciones para garantizar el pleno ejercicio de los derechos de las personas con discapacidad”. Recuperado de http://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/1685302

Congreso de la República de Colombia. (2013). Ley 1620 “por la cual se crea el Sistema Nacional de Convivencia Escolar y Formación para el Ejercicio de los Derechos Humanos, la Educación para la Sexualidad y la Prevención y Mitigación de la Violencia Escolar”. Recuperado de http://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/1685356

Constitución Política de Colombia [Const.]. (1991). Bogotá, Colombia. Recuperada de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=4125

Covadonga, M. (2001). Factores familiares vinculados al bajo rendimiento. Revista Complutense de Educación, 12(1), 81-113.

De Armas Hernández, M. (2003). La mediación en la resolución de conflictos. Educar, 32, 125-136. https://doi.org/10.5565/rev/educar.294

Durán, E. y Valoyes, E. (2009). Perfil de los niños, niñas y adolescentes sin cuidado parental en Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 7(2), 761-783.

Fabelo, J. (2000). Los valores y la familia (Tesis de Maestría). Universidad Iberoamérica Puebla. Recuperado de https://repositorio.iberopuebla.mx/bitstream/handle/20.500.11777/490/Magistralis18-Fabelo.pdf?sequence=1

Gallego, A. (2012). Recuperación crítica de los conceptos de familia, dinámica familiar y sus características. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 35, 326-345.

Gold, A. y Gómez, A. (2015). Psicoeducar 2: Algunas claves para entender cómo aprenden nuestros alumnos. Montevideo, Uruguay: Grupo Planeta.

Guindel, M., Peinado, M. y Rodríguez, M. (2015). La familia. Educación y Sociedad. Recuperado de https://es.slideshare.net/Apeina2/grupo-19-la-familia-educacin-y-sociedad-48717324

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). Santa Fe, México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Herrera, P. (2013). La familia: roles – funciones y disfunciones. Recuperado de http://avefenix.fullblog.com.ar/la-familia-rolesfunciones-y-disfunciones.html

Lókpez de George, H. (2012). Grupos Focales. Proyecto comunitario. Recuperado de https://investigacionubv.wordpress.com/tag/grupos-focales/

Mars, N. (2016). Dificultades de aprendizaje. Lo que los padres necesitan saber sobre cómo superar las dificultades de aprendizaje. España: 22 Lions

Medina-Pérez, O. y Rubio, L.A. (2012). Consumo de sustancias psicoactivas (SPA) en adolescentes farmacodependientes de una fundación de rehabilitación colombiana. Estudio descriptivo. Revista Colombiana de Psiquiatría, 41(3), 550-561. https://doi.org/10.1016/S0034-7450(14)60028-7

Mendoza del Risco, K. (2010). Incidencia de maltrato infantil en los niños hospitalizados en el hospital infantil napoleón franco pareja de la ciudad de Cartagena, entre enero 2008 a enero 2009 (Trabajo de Grado). Universidad de Cartagena. Recuperado de http://repositorio.unicartagena.edu.co:8080/jspui/bitstream/11227/1803/1/PROYECTO%20MALTRATO.pdf

Moreno, A. y Soler, M. (Coord.). (2006). La convivencia en las aulas: problemas y soluciones. España: Ministerio de Educación y Ciencia.

Muñoz Pérez, E. (2010). El rol del amor en la construcción de una ética fenomenológica. Veritas, (23), 9-22. https://doi.org/10.4067/S0718-92732010000200001

Nieto, C. y Cordero, N. (2016). La intervención social con menores. Madrid, España: Dykinson.

Palacios, X., Barbieri, I., Trivelloni, M. y Zani, B. (2012). Consumo de sustancias psicoactivas en los contextos recreativos entre estudiantes universitarios en Colombia. Revista Ciencias de la Salud, (10), 69-86.

Parada, J.L. (2010). La educación familiar en la familia del pasado, presente y futuro. Educatio Siglo XXI, 28(1), 17-40.

Presidencia de la República de Colombia. (2013) Decreto 1965 “por el cual se reglamenta la Ley 1620 de 2013”. Recuperado de http://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/1685356

Redorta, J. (2006). Cómo analizar los conflictos. La tipología de conflictos como herramienta de mediación. Barcelona, España: Editorial Paidós.

Riquelme, N.B., Fraile, C.G. y Pimenta, A.M. (2005). Influencia del consumo de sustancias psicoactivas en el ámbito familiar sobre la autoestima de escolares. Revista Latinoamericana de Enfermagem, 13(1), 798-805. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000700006

Santamaría, F. (2009). La persona: valor y amor en la filosofía de Max Scheler. Análisis. Revista Colombiana de Humanidades, (74), 71-94. https://doi.org/10.15332/s0120-8454.2009.0074.05

Seijo, C. (2009). Los valores desde las principales teorías axiológicas: Cualidades apriorísticas e independientes de las cosas y los actos humanos. Revista Economía, (28), 145-160.

Toth, S.L. y Cicchetti, D. (2010). El maltrato infantil y su impacto en el desarrollo psicosocial del niño. Recuperado de http://www.enciclopedia-infantes.com/maltrato-infantil/segun-los-expertos/el-maltrato-infantil-y-su-impacto-en-el-desarrollo-psicosocial

Vaello, J. (2011). Cómo dar clase a los que no quieren. Barcelona, España: Editorial Graó.

Vargas Murga, H. (2014). Tipo de familia y ansiedad y depresión. Revista Médica Herediana, 25(2), 57-59. https://doi.org/10.20453/rmh.2014.245

Viñas, J. (2004). Conflictos en los centros educativos: cultura organizativa y mediación para la convivencia. Barcelona, España: Editorial Graó.

Como Citar

Elia Martínez, E., Obando-Benavides, P. A., & Pérez-Chicaiza, D. S. (2020). Incidencia de los conflictos interpersonales en la convivencia escolar de las niñas del Hogar de María matriculadas en básica primaria de la Escuela Maridíaz y el Instituto Madre Caridad del municipio de Pasto. Revista Criterios, 27(1), 65–91. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: