A tarefa integrada como estratégia pedagógica para demonstrar a aprendizagem significativa

Autores

  • Jonathan Albeiro Usamag-Chingal Institución Educativa Técnica Agropecuaria José María Hernández de Pupiales

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art1

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, tarefa integrada, estratégia pedagógica, trabalho em grupo, interdisciplinaridade

Resumo

O artigo descreve as experiências de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi mostrar aprendizagens significativas em uma população de 30 alunos do 11º ano após a implementação da estratégia pedagógica de tarefas integradas, que consistia na elaboração de um fertilizante orgânico onde os alunos deveriam demonstrar sua capacidade de relacionar na mesma atividade as disciplinas de matemática, ciências naturais, produção agrícola e pecuária. Na sua parte metodológica, a pesquisa explorou inicialmente os saberes de alunos e professores em relação ao trabalho em grupo e interdisciplinaridade, seguindo-se a implementação da prática e execução da tarefa integrada nas dependências da instituição e finalmente analisando as contribuições da estratégia pedagógica. Os achados e resultados desta pesquisa abordam a perspectiva de diversos autores e o contraste com as experiências decorrentes da atividade.

Biografia do Autor

Jonathan Albeiro Usamag-Chingal, Institución Educativa Técnica Agropecuaria José María Hernández de Pupiales

Magíster en pedagogía (Universidad Mariana). Ingeniero Electrónico (Universidad de Nariño). Profesor Titular Institución Educativa Técnica Agropecuaria José María Hernández de Pupiales, Pupiales, Nariño, Colombia.

Referências

Alvarado, L. y García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-crítico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de enseñanza de las ciencias realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Sapiens, Revista Universitaria de Investigación, 9(2), 187-202.

Blasco, J.E. y Pérez, J.A. (2007). Metodologías de investigación en las ciencias de la actividad física y el deporte: ampliando horizontes. España: Editorial Club Universitario.

Cardona, M. (2012). Desarrollando el pensamiento algebraico en alumnos de octavo grado del CIIE a través de la resolución de problemas (Tesis de Maestría). Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras). Recuperado de https://www.cervantesvirtual.com/obra/desarrollando-el-pensamiento-algebraico-en-alumnos-de-octavo-grado-del-ciie-a-traves-de-la-resolucion-de-problemas/

Colmenares, A.M. y Piñero, M.L. (2008). La investigación acción: una herramienta metodológica heurística para la comprensión y transformación de realidades y prácticas socio-educativas. Laurus, 14(27), 96-114.

Díaz, F. y Hernández, G. (2010). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (3.ª ed.). México: Editorial Mc Graw Hill.

Echaiz, C.A. (2001). Desarrollo del aprendizaje significativo en la Facultad de Educación de la Universidad San Martín de Porres (Tesis de Maestría). Universidad de San Martín de Porres, Lima, Perú.

Fernández, L. (2012). Los enfoques cuantitativo y cualitativo en la investigación científica. Recuperado de https://www.slideshare.net/gcoesi/los-enfoques-cuantitativo-y-cualitativo-en-la-investigacin-cientfica

Gallego, J. (2016). Estrategias y técnicas en el aprendizaje. Recuperado de http://slideplayer.es/slide/10113873/

García, M. y Landeros, B. (2011). Teoría y práctica del análisis pedagógico del cine. España: Editorial Adanzani.

Llanos, L.M. (2018). Estrategias pedagógicas en la formación para el trabajo del tecnólogo en Diseño Gráfico (Tesis de Maestría). Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/63509/TESIS%20FINA%20Luz%20Mila%20Llanos%20Mayo%202018.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Martínez, J.L., Hernández, Y. y Arteaga, E. (2014). Un recurso didáctico para la integración de conocimientos en el proceso de enseñanza – aprendizaje de las ciencias exactas: las tareas integradoras. Universidad y Sociedad, 6(4), 39-47.

Ortiz, A. (s.f.). Indicadores para la educación y el desarrollo de la creatividad profesional. Recuperado de https://www.monografias.com/trabajos13/indicrea/indicrea

Picardo, O., Balmore, R. y Escobar, J. (2004). Diccionario enciclopédico de ciencias de la educación. San Salvador: El Salvador.

Plascencia, A. (2016). Lectura de estrategias de enseñanza aprendizaje de Carles Monereo. Recuperado de https://es.slideshare.net/AdrianaPlasza/lectura-estrategias-de-enseanza-aprendizaje-de-carles-monereo

Rodríguez, J.C., Córdova, C., Santiesteban, R. y Rodríguez, B. (2008). La tarea integradora como vía para potenciar la formación identitaria en estudiantes de Secundaria Básica que viven en contextos rurales y semi-urbanos. Ciencias Holguín, 14(3), 1-6.

Villafaña, A. de la C. (2011). Las tareas integradoras de contenidos de las ciencias naturales y su influencia en la formación de los estudiantes. Revista Varela, 2(29), 1-8.

Como Citar

Usamag-Chingal, J. A. (2020). A tarefa integrada como estratégia pedagógica para demonstrar a aprendizagem significativa. Revista Criterios, 27(1), 13–38. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/27.1-art1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações