Teste Psicométrico MEIL: Motivação Extrínseca e Intrínseca no Contexto do Trabalho

Autores

  • Eliana Alejandra Aguirre Guancha
  • María Cristina Calvache Ramírez
  • Daniela Stephanía Osejo Delgado

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art2

Palavras-chave:

motivação, testes psicométricos, validade de conteúdo, validade de construto, confiabilidade

Resumo

O objetivo geral da presente investigação é a criação de um instrumento psicométrico denominado MEIL, para medir a motivação extrínseca e intrínseca em um contexto de trabalho. Para cumprir com essa etapa, os objetivos específicos foram: identificar a validade do conteúdo, construir validade e confiabilidade. Quanto à metodologia, pode-se mencionar que se trata de um estudo quantitativo, empírico - analítico, descritivo e instrumental, e de delineamento não experimental de corte transversal, aplicado a uma amostra de 265 professores universitários.

Como resultado final, as propriedades psicométricas do instrumento foram obtidas da seguinte forma: a validade do conteúdo foi alcançada por meio da avaliação com juízes especialistas; a validade do construto foi definida por meio da análise fatorial e a confiabilidade foi analisada com o alfa de Cronbach, obtendo um excelente resultado no último.

Biografia do Autor

Eliana Alejandra Aguirre Guancha

Psicóloga

María Cristina Calvache Ramírez

Psicóloga; Administradora de Empresas

Daniela Stephanía Osejo Delgado

Psicóloga

Referências

Álvarez, L. (2012). Escala de motivación adolescente (EM1) basada en el Modelo Motivacional de Mcclelland. Tesis Psicológica, 7, 128-143.

Betancourth, D. (2017). Creación de un instrumento psicométrico para evaluar fortalezas en profesionales universitarios de la Universidad Mariana de San Juan de Pasto. Manuscrito inédito. Universidad Mariana, Pasto, Colombia.

Bustos, L. (2018). Evaluación del Perfil Emocional en el Contexto Homosexual (Trabajo de Grado). Universidad Católica de Colombia, Bogotá. Recuperado de https://repository.ucatolica.edu.co/bitstream/10983/22340/1/TRABAJO%20DE%20GRADO%20INSTRUMENTO%20DE%20EVALUACION%20DEL%20PERFIL%20EMOCIONAL%20EN%20EL%20CONTEXTO%20HOMOSEXUAL%20.pdf

Cronbach, L.J., & Meelhl, P.E. (1955). Construct validity in Psychological Tests. Psychological Bulletin, 52(4), 281-302. https://doi.org/10.1037/h0040957

Díaz, J., Díaz, M. y Morales, S. (2013). Diseño, construcción y validación de un instrumento que evalúa motivación laboral en trabajadores de empresas formales de la ciudad de Bogotá. Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología, 6(1), 85-93.

Escobar-Pérez, J. y Cuervo-Martínez, Á. (2008). Validez de Contenido y Juicio de Expertos: Una Aproximación a su Utilización. Avances en Medición, 6, 27-36.

Grimaldo, M. (2016). La Importancia de las Técnicas de Muestreo. Recuperado de https://prezi.com/6x-jttlxeduk/la-importancia-de-las-tecnicas-de-muestreo/

Guil, M. (2005). Escala Mixta Likert-Thurstone. Anduli, Revista Andaluza de Ciencias Sociales, 5, 81-95.

Gutiérrez, M. (2014). Los enfoques filosóficos de generación del conocimiento y las apuestas metodológicas que exigen. Recuperado de http://www.javeriana.edu.co/blogs/mlgutierrez/files/Enfoques-y-estrategias-de-investigacion4.pdf

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Hernández, H. y Pascual, A. (2018). Validación de un instrumento de investigación para el diseño de una metodología de autoevaluación del sistema de gestión ambiental. RIAA, Revista de Investigación Agraria y Ambiental, 9(1), 157-164.

Kaiser, H. F. (1970). A second generation little jiffy. Psychometrika, 35(4), 401-415.

Kerlinger, F. y Lee, H. (s.f.). Investigación del comportamiento (4.a ed.) (Trad. Pineda Ayala, L. y Mora Magaña, I.). México: McGraw-Hill.

Medina, C. (2001). Paradigmas de la investigación sobre lo cuantitativo y lo cualitativo. Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 10, 79-84. Doi: https://doi.org/10.18359/rcin.1382

Montero, I. y León, O. (2002). Clasificación y Descripción de las Metodologías de la Investigación en Psicología. Universidad Autónoma de Madrid, España. Recuperado de http://www.aepc.es/ijchp/articulos_pdf/ijchp-53.pdf

Moreno, R., Martínez, R. y Muñiz, J. (2004). Directrices para la construcción de ítems de elección múltiple. Psicothema, 16(3), 490-497.

Muñiz, J. (1992). Teoría Clásica de los Test. Madrid, España: Pirámide Editorial.

Ñaupas, H., Mejía, E. y Novoa, E. (2014). Metodología de la Investigación Cuantitativa – Cualitativa y Redacción de la Tesis (4.a ed.). Bogotá, Colombia: Ediciones de la U.

Pelayo, J. (s.f.). La motivación laboral. Recuperado de https://es.scribd.com/document/382954573/La-motivacion-laboral-pdf

Pérez, G. (1994). Paradigmas Cuantitativo y Cualitativo y Metodología de la Investigación. Recuperado de http://eduteka.icesi.edu.co/gp/upload/ed30c96e1724da08bf8c3133bf73c2b3.pdf

Ramírez, S., Valdés, E., Rosero, L., Villareal, N. y Vásquez, E. (2015). Diseño y Construcción Inventario ERCA (Empatía, Relaciones interpersonales y Comunicación Asertiva). San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Universidad Mariana.

Ryan, R. y Deci, E. (2000). Teoría de la autodeterminación y la facilitación de la motivación intrínseca, el desarrollo social y el bienestar. Recuperado de http://www.davidtrotzig.com/uploads/articulos/2000_ryandeci_spanishampsych.pdf

Roche, M. (2010). Usos del análisis factorial para la construcción y validación de escalas. Recuperado de http://interwp.cepal.org/mmp/pres/15_An%C3%A1lisis_Factorial_Escalas.pdf

Santrock, J. (2002). Motivación: Perspectivas teóricas y algunas consideraciones de su importancia en el ámbito educativo. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/440/44012058010.pdf

Valero, S. (2013). Transformación e Interpretación de las Puntuaciones. Recuperado de http://openaccess.uoc.edu/webapps/o2/bitstream/10609/69325/1/Psicometr%C3%ADa_M%C3%B3dulo%204_Transformaci%C3%B3n%20e%20interpretaci%C3%B3n%20de%20las%20puntuaciones.pdf

Como Citar

Aguirre Guancha, E. A., Calvache Ramírez, M. C., & Osejo Delgado, D. S. (2019). Teste Psicométrico MEIL: Motivação Extrínseca e Intrínseca no Contexto do Trabalho. Revista Criterios, 26(2), 35–59. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-08

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: