O jogo como um gerador de aprendizagem em educação pré-escolar

Autores

  • Edith Consuelo López Imbacuán Universidad Mariana
  • Adrián Delgado Sotelo Universidad Mariana

Palavras-chave:

aprender, brincar, a escrita, a leitura oral

Resumo

Este artigo de revisão aborda o jogo como ponto central, a fim de divulgar a sua contribuição e importância como um gerador de aprendizagem, sendo uma estratégia pedagógica fundamental e significativa na construção do conhecimento das crianças em idade pré-escolar na Colômbia. Assim, são tomadas algumas concepções de jogo, a sua importância e características, tendo em conta as teorias de Piaget, Vygotsky, Bruner, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Liliana Tolchinsky, entre outros, e terminando com o aporte do jogo na linguagem oral e escrita.

Ao longo desta revisão, são propostas as seguintes premissas: - A importância do brincar como estratégia lúdica na vida da criança que permite apreciar os diferentes processos de ensino aprendizagem. - Através do jogo são reconhecidos em eles grandes potenciais e habilidades, e também suas limitações, seus conhecimentos prévios, e seus desejos de conhecer e aprender algo novo todos os dias. -O jogo é uma estratégia pedagógica e didática que atenda às necessidades e interesses das crianças em todos os processos de desenvolvimento; e embora muitas pessoas considerem que esta é uma perda de tempo, podemos dizer sem equívoco que o jogo é uma atividade geradora de conhecimento, desde que a sua aplicação é adequada.

Biografia do Autor

Edith Consuelo López Imbacuán, Universidad Mariana

Candidata a Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Especialista en Orientación Educativa y Desarrollo Humano; Licenciada en Educación Preescolar, Universidad Mariana; Docente Facultad de Educación, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Adrián Delgado Sotelo, Universidad Mariana

Candidato a Magíster en Pedagogía, Psicólogo, Universidad Mariana; Docente Facultad de Educación, Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Benítez, L. (2011). Escritura emergente en niños de 3 a 6 años: Una perspectiva de desarrollo. Tesis de grado presentada para optar al título de Magíster en Educación Línea Comunicación y Educación. Universidad Nacional de Colombia. Bogotá D.C., Colombia.

Delgado, M. (2011). Aprendiendo con el juego con mi aula de educación infantil. Pedagogía Magna, (11), 373-381.

Díaz, M. & Tron, R. (2011). Los tipos de juegos que eligen los niños de primaria superior. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 14 (4) . Recuperado el 20 de febrero de 2013, de www.iztacala.unam.mx/carreras/psicologia/psiclin

Díaz, M. & Flórez, L. (2011). Los juegos y contextos importantes en el aprendizaje de los niños escolares. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 14 (3), 13-26. Recuperado el 20 de febrero de 2013 dewww.iztacala.unam.mx/carreras/psicologia/psiclin

Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1979). Lossistemas de escritura en el desarrollo del niño. México, España, Argentina, Colombia: Siglo Veintiuno Editores.

González-Moreno, C., Solovieva, Y. & Quintanar-Rojas, L. (2009). La actividad de juego temático de roles en la formación del pensamiento reflexivo en preescolares. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educa-ción, 2 (3), 173-190.

Gutiérrez, M. (2004). La Bondad del Juego, pero... Escuela Abierta (7ma. Ed.). Madrid, España: INEF.

Lenner, D. & Goodman, Y. (2000). Desarrollo de la Lengua Oral y Escrita en preescolar. México D.F.: Universidad Pedagógica Nacional.

Miras, T. (2013). El juego simbólico en el aprendizaje infantil. Trabajo de grado para optar el título de Maestro en Educación Infantil. Facultad de Educación, Universidad Internacional de la Rioja.

Monedero, J. (2004). Juego y educación ciudadana. Revista prospecti-va, (9), 95- 102.

Moreno, J. & Rodríguez, P. (s.f.). El aprendizaje por el juego motriz en la etapa infantil. En: Aprendizaje Deportivo (pp. 69-103). Recuperado el 25 de febrero de 2013, de http://www.um.es/univefd/juegoinf.pdf

Osoro, J. & González, O. (2008). Escenarios para el análisis y la construcción de un modelo de educación infantil. Revista Iberoamericana, (47), 15-31.

Palomero, E. & Fernández, R. (2001). La violencia escolar: un punto de vista global. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, (41) , 19 -38. Recuperado el 3 de febrero de 2013, de http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/274/27404103.pdf

Piaget, J. (1975). Seis estudios de Psicología. Barcelona, España: Seix Barral Editorial.

Piaget, J. (1982). Juego y Desarrollo. México D.F.: Grijalbo Editorial.

Tolchinsky, L. (2008). Usar la lengua en la escuela. Revista Iberoamericana de educación. (46), 37-54.

Torres, C. (2002). El juego una estrategia importante. Educere, 6 (19), 289-296.

Uribe, I. (2009). El juego: sentidos y significados en la educación física. En: B. Chaverra (Coord.), Juego y deporte: reflexiones conceptuales hacia la inclusión (pp. 23-34). Medellín, Colombia: Funámbulos Editores.

Como Citar

López Imbacuán, E. C., & Delgado Sotelo, A. (2013). O jogo como um gerador de aprendizagem em educação pré-escolar. Revista Criterios, 20(1), 203–218. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1863

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: