Leitura e escritura argumentativa e pensamento crítico na sala de aula

Autores

  • Blanca Magola Segovia de Ortiz Institución Educativa Municipal Ciudad de Pasto
  • María Elena Salazar Parra Institución Educativa Municipal Santa Teresita
  • Nancy Del Socorro Eraso Melo Institución Educativa Municipal José Antonio Galán

Palavras-chave:

argumentação, crítica, escritura, leitura, pensamento

Resumo

O objetivo central deste estudo foi o de modificar os fatores que dificultam o desenvolvimento do pensamento crítico da leitura e escritura argumentativa em alunos do quinto ano de três instituições de ensino: Ciudad de Pasto, José Antonio Galán e Santa Teresita de Catambuco. Os objetivos específicos foram: a) Diagnosticar a situação atual do pensamento crítico em relação à leitura e escritura argumentativa, b) Gerar oportunidades para a reflexão a partir da leitura e escritura argumentativa, c) Validar as estratégias da leitura e escritura argumentativa propostas por as pesquisadoras, desde a práxis.

Os propósitos de mudança eram evidentes nas três instituições oficiais, com os alunos do quinto ano. A abordagem metodológica foi qualitativa, por meio da abordagem de pesquisa-ação crítica, a fim de transformar esses problemas observados em sala de aula e no ambiente ao redor do aluno e a escola. As estratégias aplicadas permitiu despertar o pensamento crítico e argumentativo através da interação e dialógica entre professores e participantes, acedendo a produção escrita e oral, o que nos levou a concluir que as várias estratégias concebidas pelos pesquisadoras foram validadas com sucesso.

Biografia do Autor

Blanca Magola Segovia de Ortiz, Institución Educativa Municipal Ciudad de Pasto

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Filosofía y Letras; Docente de la Institución Educativa Municipal Ciudad de Pasto, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

María Elena Salazar Parra, Institución Educativa Municipal Santa Teresita

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Educación Básica Primaria; Docente de la Institución Educativa Municipal Santa Teresita, Catambuco, Nariño, Colombia.

Nancy Del Socorro Eraso Melo, Institución Educativa Municipal José Antonio Galán

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Comercio y Contaduría; Docente de la Institución Educativa Municipal José Antonio Galán, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Bajtín, M. (1986). Problemas de la poética de Dostoievski. México D.F.: Fondo de Cultura Económica.

Bruner, J. (1991). Actos de significado. Madrid, España: Alianza.

Díaz, Á. (2002). La argumentación escrita. Medellín, Colombia: Universidad de Antioquia.

Durand, G. (1981). Las estructuras antropológicas de lo imaginario. Madrid, España: Taurus.

Eliade, M. (1985). Mito y Realidad. Barcelona, España: Labor.

Eliade, M. (1989). Imágenes y símbolos. Madrid, España: Taurus.

Ferreiro, E. & Teberozky, A. (1999). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México D.F.: Siglo XXI.

Frei, B. (1998). Paulo Freire: Una lec-tura del mundo. América Libre Nº 13. Recuperado el 21 de febrero de 2011, en http://www.nodo50.org/americalibre/anteriores/13/frei-re13.htm

García, R. (2010). Enfoques teóricos y metodológicos en la investigación pedagógica. La Investigación. Fundamentos epistemológicos, metodológicos y operativos. Material de apoyo para el aprendizaje autodirigido. San Juan de Pasto, Colombia: Universidad Mariana.

Garza, R. & De la Garza, R. (2010). El pensamiento crítico. México D.F.: Learning.

Holahan, C. (2001). Psicología Ambiental. México D.F.: Limusa.

Kristeva, J. (1981). Semiótica 1. Madrid, España: Espiral.

Lipman, M. (1998). Pensamiento complejo y educación. Madrid, España: Ediciones de la Torre.

Mina, Á. (2007). Humanismo y Argumentación. Bogotá D.C., Colombia: Magisterio.

Miranda, E. & López, M. (2007). Lectoescritura para todos. Zaragoza, Es-paña: CIDE.

Perelman, C. (1997). Imperio retórico: retórica y argumentación. Bogotá D.C., Colombia: Norma.

Scott, J. (2000). Los dominados y el arte de la resistencia. México D.F.: Era.

Vasco, C. (1998). Constructivismo en el aula. Bogotá D.C., Colombia: Universidad Pontificia Javeriana.

Vygotsky, L. (1983). Obras escogidas III.Madrid, España: Visor.

Zuleta, E. (1995). Educación y Democra-cia (2da. Ed.). Cali, Colombia: Fundación Estanislao Zuleta.

Como Citar

Segovia de Ortiz, B. M., Salazar Parra, M. E., & Eraso Melo, N. D. S. (2013). Leitura e escritura argumentativa e pensamento crítico na sala de aula. Revista Criterios, 20(1), 161–185. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1861

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações