Hábitos de estudo: uma estratégia pedagógica para o sucesso acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art13

Palavras-chave:

hábitos de estudo, estratégia pedagógica, sucesso acadêmico

Resumo

O principal objetivo do projeto de pesquisa foi fortalecer os hábitos de estudo por meio da implementação de uma estratégia pedagógica de trabalho autônomo com alunos do segundo ano da Institución Educativa Rural Aborígenes de Colombia, Escuela Rural Mixta Yunguillo, no município de Mocoa, Putumayo. O primeiro objetivo específico foi caracterizar o estado atual dos hábitos de estudo dos alunos; a abordagem inicial mostrou que eles não tinham hábitos de estudo adequados que lhes permitissem melhorar seus processos educacionais. Portanto, o segundo objetivo específico era desenvolver uma estratégia pedagógica com trabalho autônomo para fortalecer os hábitos de estudo que contribuíssem efetivamente para o desenvolvimento das habilidades educacionais das crianças. O terceiro objetivo específico foi avaliar o impacto da estratégia pedagógica de trabalho autônomo nos hábitos de estudo dos alunos, o que melhorou significativamente seu aprendizado. A metodologia baseou-se em um paradigma qualitativo, com uma abordagem social crítica e pesquisa-ação; onze alunos participaram. Para cada objetivo específico, foram identificadas categorias dedutivas (entrevista), das quais surgiram subcategorias. Posteriormente, foram feitas perguntas orientadoras para obter informações do trabalho de campo; para a coleta de informações, foram usados entrevista, observação, diário de campo e questionário. Pode-se concluir que os hábitos de estudo - planejamento do tempo, autonomia no processo de aprendizagem e atitude em relação à aprendizagem - fortalecem positivamente o nível acadêmico.      

Biografia do Autor

Ana María Lilia Chindoy Jajoy, Institución Educativa Rural Aborígenes de Colombia

Magíster en Pedagogía; licenciada en Educación Básica Primaria. Docente Institución Educativa Rural Aborígenes de Colombia sede Escuela Rural Mixta Yunguillo del municipio de Mocoa, Putumayo, Colombia.

Luz Marina Méndez Rojas, Institución Educativa Municipal Montessori

Magíster en Pedagogía; licenciada en Educación Básica Primaria. Docente Institución Educativa Municipal Montessori, Pitalito Huila.

Referências

Aced, R. (2002). Las actitudes en el centro escolar. Reflexiones y propuestas. Grao de IRIF.

Alvarado, L. y García, M. (2008). Características más relevantes del paradigma socio-critico: su aplicación en investigaciones de educación ambiental y de su enseñanza de las ciencias realizadas en el Doctorado de Educación del Instituto Pedagógico de Caracas. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 9(2), 187-202. https://www.redalyc.org/pdf/410/41011837011.pdf

Araque, R. y Montero, J. (2006). La responsabilidad social de la empresa al debate. Icaria.

Barrionuevo, M. (2015). Falta de hábitos de estudio en el proceso enseñanza-aprendizaje de los niños y niñas del segundo año de Educación Básica del centro educativo "José Joaquín de Olmedo" de la parroquia Ambatillo [Tesis de pregrado, Universidad Técnica de Ambato]. Repositorio Universidad Técnica de Ambato. https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/12457

Bausela, E. (2004). La docencia a través de la investigación-acción. Revista Iberoamericana de Educación, 35(1), 1-9. https://doi.org/10.35362/rie3512871

Burbano, P. (2013). Paradigmas y enfoques de la investigación educative [Inédito]. Pasto, Nariño.

Cabildo Mayor de Yunguillo. (2016). Plan Integral de Vida del Resguardo Inga de Yunguillo.

Coll, C. y Solé, I. (1989). Aprendizaje significativo y ayuda pedagógica. Cuadernos de pedagogía, (168), 16-20.

De Zubiría, J. (2009). La inteligencia y el talento se desarrollan. Una experiencia del Instituto Alberto Merani. Cooperativa Editorial Magisterio.

Elizalde, A. (2017). Hábitos de estudio. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. https://www.eumed.net/rev/atlante/2017/08/habitos-estudio.html

Erazo, O. (2018). Programa de hábitos escolares para mejorar el bajo rendimiento académico en estudiantes de bachillerato de un colegio público de Popayán-Colombia. Encuentros, 16(2), 117-133. https://doi.org/10.15665/encuent.v16i02.923

Finamores, J. (2022). Habilidades metacognitivas y hábitos de estudio en estudiantes de psicología de Riohacha, descritos desde un enfoque diferencial cultural [Tesis de pregrado, Universidad Antonio Nariño]. Repositorio UAN. http://repositorio.uan.edu.co/handle/123456789/6783

Flores, N. (2018). Hábitos de estudio en los estudiantes del V ciclo de Educación Primaria de la Institución Educativa N° 70663 "Carlos Dante Nava Silva", Juliaca-2018 [Tesis de pregrado, Universidad Peruana Unión]. Repositorio de Tesis. https://repositorio.upeu.edu.pe/handle/20.500.12840/1643

García, F., Mendoza, J. y Fernández, N. (2018). Aprender a aprender. Hábitos, métodos, estrategias y técnicas de estudio. Guía para el aprendizaje significativo. Ediciones de la U.

Gutiérrez, V. (2019). Hábitos de estudio en estudiantes de segundo semestre de la licenciatura en Psicología de la Unidad Académica Profesional Tejupilco [Tesis de pregrado, Universidad Autónoma del Estado de México]. Repositorio institucional. http://ri.uaemex.mx/handle/20.500.11799/99814

Martinic, S. (2015). El tiempo y el aprendizaje escolar. La experiencia de la extensión de la jornada escolar en Chile. Revista Brasileira de Educação, 20(61), 479-499. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206110

Mondragón, C., Cardoso, D. y Salvador, B. (2017). Hábitos de estudio y rendimiento académico. Caso estudiantes de la licenciatura en Administración de la Unidad Académica Profesional Tejupilco, 2016. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(15), 661-685. https://doi.org/10.23913/ride.v8i15.315

Niño, R. (2011). Metodología de la Investigación. Diseño y ejecución. Ediciones de la U.

Ortega, V. (2018). Hábitos de estudio y rendimiento académico en estudiantes de segundo de secundaria de una institución educativa del Callao [Tesis de maestría, Escuela de Postgrado, Universidad San Ignacio de Loyola]. Repositorio institucional USIL https://repositorio.usil.edu.pe/entities/publication/b2f2af80-91d3-4c74-96e5-20ba26d45c41

Pantoja, R. y Rúales, R. (2011). Investigación. Paradigmas y enfoques de la investigación educativa [Programa académico]. Universidad Mariana.

Piaget, J. (2003). El nacimiento en la inteligencia del niño (P. Bordonaba, Trad.; 2.a ed.). Crítica. (Obra original publicada en 1977).

Pineda, O. y Alcántara, N. (2017). Hábitos de estudio y rendimiento académico en estudiantes universitarios. Innovare: Revista de Ciencia y Tecnología, 6(2), 19-34. https://doi.org/10.5377/innovare.v6i2.5569

Rivadeneira, V. (2018). Guía psicopedagógica, para desarrollar hábitos de estudio en base a la inteligencia emocional y mejorar el rendimiento académico, en las asignaturas básicas de los estudiantes de octavo nivel de educación general básica paralelo "A", de la Unidad Educativa Fisco Misional "Verbo Divino" de la ciudad de Guaranda, provincia Bolívar, durante el período escolar 2012-2013 [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Chimborazo]. UNACH. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/2104

Como Citar

Chindoy Jajoy, A. M. L., & Méndez Rojas, L. M. (2023). Hábitos de estudo: uma estratégia pedagógica para o sucesso acadêmico. Revista UNIMAR, 41(2), 227–242. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art13

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações