Literatura infantil intercultural para promover o respeito à diversidade
DOI:
https://doi.org/10.31948/ru.v42i1.3559Palavras-chave:
literatura infantil e juvenil, promoção, diversidade cultural, valor cultural, inclusão socialResumo
Objetivo: propor a literatura infantil intercultural como uma forma de promover o respeito à diversidade cultural e a inclusão em alunos em transição. Metodologia: Paradigma construtivista, com abordagem qualitativa, enquadrada na pesquisa-ação pedagógica, a partir de três fases: desconstrução, reconstrução e avaliação da prática. A unidade de análise esteve composta por 21 alunos. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a revisão da literatura e a observação estruturada, e os instrumentos utilizados foram a lista de verificação e o diário de campo. Resultados: No canto pedagógico intercultural, foi desenvolvida uma aprendizagem significativa relacionada às diferentes culturas do ambiente. Além disso, a literatura elaborada teve como valor agregado a experiência de compartilhar de forma agradável um determinado espaço, onde foi valorizado o fato de sermos reconhecidos como pessoas sem distinções sociais, étnicas, culturais ou de qualquer outro tipo. Conclusões: As crianças fortaleceram e compreenderam a importância de valores como justiça, amizade, respeito, unidade, paz, amor, tolerância, igualdade e harmonia, que dão um significado lógico ao respeito pela diversidade de características que definem as relações complexas que existem na sala de aula devido a costumes, tradições ou diferenças de idioma.
Referências
Ágreda-Montoro, M. Alonso, S. y Rodríguez-García, A. (2016). El concepto de diversidad entendido por los futuros docentes. Revista Sonda: Investigación y Docencia en Artes y Letras, 5, 8-17: https://doi.org/10.4995/sonda.2016.18385
Amo, E. (2014). La literatura infantil como instrumento intercultural. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, (6), 1-10. https://www.eumed.net/rev/atlante/2014/06/literatura-infantil.html
Arboleda, C., Asprilla, L., González, C. y Mogollón, L. (2020). La literatura infantil como dispositivo para abordar la necesidad [Tesis de pregrado, Universidad de Antioquia]. Repositorio institucional Universidad de Antioquia. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/17144
Arroyave, V. Benjumea, M. Castrillón, S. López, V. Montoya, A., Ruiz, K., Salazar, S., Toborda, E., Toro, M., Valencia, X., Valencia, L. y Villamizar, M. (2020). La participación y la multiculturalidad como medio para el fortalecimiento de la dimensión ética en la Educación Infantil desde las actividades rectoras y el sistema didáctico rincones de trabajo [Trabajo de pregrado, Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria]. Repositorio Digital TDEA. https://dspace.tdea.edu.co/handle/tdea/782
Balça, A. y Ricardo, C. (2021). Educación para la ciudadanía: recorridos por la literatura infantil. Investigaciones Sobre Lectura, (16), 95-114. https://doi.org/10.24310/isl.vi16.13486
Blázquez, A. (2009). Conceptos básicos de la literatura infantil: Ejemplos para la clase de inglés. Innovación y Experiencias Educativas, (17) 1-8. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_17/ANTONIO_BLAZQUEZ_ORTIGOSA_1.pdf
Busquet, J. (2017). Los nuevos escenarios de la cultura en la era digital. Editorial UOC
Cornejo, C. (2017). Respuesta educativa en la atención a la diversidad desde la perspectiva de profesionales de apoyo. Revista Colombiana de Educación, (73), 77-96. https://doi.org/10.17227/01203916.73rce75.94
Escobar, M. (2019). Literatura infantil intercultural en Colombia: en busca de nuevos modelos de formación [Tesis de pregrado, Pontificia Universidad Javeriana]. Repositorio Institucional Javeriano. https://repository.javeriana.edu.co/handle/10554/45531
Hernández, R. (2014). La investigación cualitativa a través de entrevistas: su análisis mediante la teoría fundamentada. Cuestiones Pedagógicas, (23), 187-210. https://revistascientificas.us.es/index.php/Cuestiones-Pedagogicas/article/view/9815
Instituto de Estadística de la UNESCO. (2009). Marco de Estadísticas Culturales de la UNESCO 2009. UNESCO-UIS
Ley 1620 de 2013. (2013, 20 de marzo). Congreso de Colombia. https://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/1685356
Males, B. y Puentes, K. (2021). Estrategias pedagógicas que favorecen las relaciones interpersonales entre los estudiantes en el preescolar desde una educación inclusiva: revisión sistemática [Tesis de maestría, Universidad Surcolombiana]. Repositorio Universidad Surcolombiana.
https://repositoriousco.co/handle/123456789/1944
Mendoza, A. (1993). Literatura, cultura, intercultural, reflexiones didácticas para la enseñanza de español lengua extranjera. Lenguaje y Textos, (3), 19-42. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/7910
Molinares, M. (2019). La interculturalidad presente en la literatura infantil: un aporte a la pedagogía. Revista CoPaLa. Construyendo Paz Latinoamericana, 4(8), 255-263. https://doi.org/10.35600/25008870.2019.8.0135
Naciones Unidas. (2021, 21 de mayo). Día Mundial de la Diversidad Cultural para el Diálogo y el Desarrollo. https://www.un.org/es/observances/cultural-diversity-day
Quesada, M. (2017). Literatura e interculturalidad: experiencias de aprendizaje en el centro de literatura infantil. Revista Pedagógica, Chapecó, 19(40), 68-85. https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3742
Ramos, C. (2015). Los paradigmas de la investigación científica. Avances en Psicología, 23(1), 9-17. https://doi.org/10.33539/avpsicol.2015.v23n1.167
Real Academia Española. [RAE] (2014). Literatura. En Diccionario de la lengua española (23.a ed.). https://dle.rae.es/literatura
Restrepo, B. (2006). La Investigación-Acción Pedagógica, variante de la Investigación Acción Educativa que se viene validando en Colombia. Revista de la Universidad de La Salle, (42), 92-101. https://ciencia.lasalle.edu.co/ruls/vol2006/iss42/11/
Rodríguez, M. (2008). Concepto de diversidad. Revista de la Universidad de Vigo, 1079-1096. https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/viiicongreso/pdfs/134.pdf
Saltos, L. Loor, L. y Palma, M. (2018). La Investigación: acción como una estrategia pedagógica de relación entre lo académico y social. Polo del conocimiento, 3(12), 149-159. https://doi.org/10.23857/pc.v3i12.822
Valenzuela. (2015). Literatura antropológica en Chile: ¿Una literatura intercultural? Estudios filosóficos, 56, 161-173. https://doi.org/10.4067/S0071-17132015000200010
Villada, D. y Gómez, D. (2012). Exclusiones silenciosas. Plumilla Educativa, 10(2), 272-289. https://doi.org/10.30554/plumillaedu.10.470.2012
Virlan, D. (2020). Literatura infantil como medio para la educación intercultural [Tesis de pregrado, Universidad Jaume]. Repositorio UJI. https://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/192176
Como Citar
Downloads
![](https://revistas.umariana.edu.co/public/journals/1/submission_3559_3459_coverImage_pt_BR.png)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista UNIMAR
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (veaThe Effect of Open Access).
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |