O currículo e a avaliação. Perspectivas analíticas sobre os resultados de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art9

Palavras-chave:

currículo, avaliação, resultados de aprendizagem, educação superior, pedagogia

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre os sentidos e significados do conceito e dispositivo de Aprendizagem e, em particular, os resultados da aprendizagem como estratégia nacional e internacional, no sentido de transformar os sistemas de avaliação no ensino superior. Esta reflexão surge a partir de três momentos: 1. A localização dos resultados de aprendizagem e sua relação com o currículo, avaliação e Educação por Competências (EBC); 2. Diferenças entre três modelos, estratégias ou dispositivos: objetivos, competências e resultados de aprendizagem, bem como a divergência entre processo e resultado de aprendizagem; 3. Os desafios do ensino superior para desconstruir esta estratégia e propor outras alternativas de avaliação e aprendizagem, com base em quatro vertentes: a sala de aula, os conteúdos disciplinares, o dispositivo de ensino-aprendizagem e os conceitos de aprendizagem

Biografia do Autor

Mónica Gabriela Portilla Portilla, Universidad del Valle

Doctora en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional del Cuyo, Argentina; Profesora Facultad de Educación y Pedagogía, Universidad del Valle, Colombia

Referências

Acuerdo 02 de 2020. (2020). Consejo Nacional de Educación Superior -CESU-. https://www.cna.gov.co/1779/articles-402848_documento.pdf

Aguilar, F. (coord.). (2020). Filosofía de la innovación y de la tecnología educativa. Universidad Politécnica Salesiana.

Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN). (2008). Propuestas y acciones universitarias para la transformación de la educación superior en América Latina: Informe final del Proyecto 6x4 UEALC. ASCUN.

Bauman, Z. (2007). Retos de la educación en la modernidad líquida. Gedisa.

Bell, R., Orozco, I. y Lema, B. (2022). Interdisciplinariedad, aproximación conceptual y algunas implicaciones para la educación inclusiva. Episteme, 9(1), 101-116. UNIANDES.

Beneitone, P., Esquetini, C., González, J., Marty Maletá, M., Siufi, G. y Wagenaar, R. (2007). Reflexiones y perspectivas de la educación superior en América Latina. Informe final - Proyecto Tuning - América Latina (2004-2007). Universidad de Deusto.

Biesta, G. (2016). Devolver la enseñanza a la educación. Una respuesta a la desaparición del maestro. (C. E. Noguera, Trad.). Pedagogía y saberes, (44), 119-129. https://doi.org/10.17227/01212494.44pys119.129 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.44pys119.129

Biesta, G. (2022). Redescubrir la enseñanza (B. Thoilliez, Trad.). Morata/MinEducación de España.

Biggs, J., & Collis, K. (1982). Evaluating the quality of learning: The SOLO taxonomy (Structure of the Observed Learning Outcome). Academic Press.

Bloom, B. (1956). Taxonomy of Educational Objectives. Handbook. I: Cognitive Domain. Mackay Company.

Bobbit, F. (1918). The curriculum. The Riverside Press.

Calle, M. y Washima, M. (2020). Las comunidades de aprendizaje y el aprendizaje dialógico como estrategias de praxis pedagógica en Educación Intercultural Bilingüe. REEA, 5(2), 122-132.

Camperos, M. (1992). De los fines educativos a los objetivos educacionales: una taxonomía para la planificación y evaluación del aprendizaje. Universidad Central de Venezuela, Consejo de Desarrollo Científico y Humanístico.

Conforti, M. y Lencina, R. (2020). Proyectos educativos en torno del pasado local y el patrimonio cultural en Argentina. Un caso de estudio en el centro de la provincia de Buenos Aires. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(3). https://doi.org/10.46377/dilemas.v36i1.2317 DOI: https://doi.org/10.46377/dilemas.v36i1.2317

Decreto 1075 de 2015. (2015m 26 de mayo). Presidencia de la República de Colombia. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=77913

Decreto 1330 de 2019. (2019, 25 de julio). Presidencia de la República de Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-387348_archivo_pdf.pdf

Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. Santillana, UNESCO.

Díaz, M. (1993). Campo intelectual de la educación en Colombia. Universidad del Valle.

González, W. (2021). Los espacios de aprendizaje y las formas de organización de la enseñanza: una caracterización desde la subjetividad. Revista de estudios y experiencias en educación, 20(42), 313-328. https://doi.org/10.21703/rexe.20212042gonzalez18 DOI: https://doi.org/10.21703/rexe.20212042gonzalez18

Hernández, D. y Ghilardelli, M. (2022). Paisajes digitales de aprendizaje en la universidad huellas vivenciales e inserción comunitaria. Revista Panamericana de Pedagogía, (35), 135-151. https://doi.org/10.21555/rpp.vi35.2727 DOI: https://doi.org/10.21555/rpp.vi35.2727

Hernández, J. y Portilla, M. (2021a). El aprendizaje: experiencia sensorial práctica y entendimiento. En M. Portilla Portilla y G. Zamudio Tobar (eds.), Rutas de investigación en educación, pedagogía, cultura y tecnología (pp. 21-47). Editorial Universidad Santiago de Cali.

Hernández, J. y Portilla, M. (2021b). Variaciones epistemológicas y cognitivas sobre el aprender en Philippe Meirieu [Manuscrito inédito]. Facultad de Educación, Universidad Santiago de Cali.

Latour, B. (2008). Re-ensamblar lo social. Una introducción a la teoría del actor-red. Manantial.

Meirieu, P. (2009). Aprender, sí. Pero ¿cómo? Octaedro.

Meirieu, P. (2020). "La escuela después"… ¿Con la pedagogía de antes? http://fediap.com.ar/wp-content/uploads/2020/07/La-Escuela-despues-Con-la-Pedagogia-de-antes-Philippe-Meirieu.pdf

Melo, N. (2020). Puentes entre conocimientos científicos escolares y conocimientos ecológicos tradicionales: un estudio de aula en la comunidad wayuu [Tesis doctoral, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. RIUD. https://repository.udistrital.edu.co/handle/11349/24851

Mialaret, G. (1972). El aprendizaje de la lectura. Evohé.

Miranda, X. (2008). Integración regional e internacionalización de la educación superior en América Latina y el Caribe. En A. Gazzola, y A. Didriksson (Eds.), Tendencias de la Educación Superior en América Latina y el Caribe (pp. 179-240). IESALC-UNESCO.

Peñuela, D. (2021). Dinámicas de integración curricular escolar: interdisciplinariedad en la producción de conocimiento. Praxis & Saber, 12(30), e11437. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n30.2021.11437 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n30.2021.11437

Perrotta, D. (2015). La región sudamericana como arena política para la internacionalización de la universidad. En J. M. Araya (Comp.), Aportes para los estudios sobre internacionalización de la educación superior en América del Sur (pp. 21-49). Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Perrotta, D. (2016). La internacionalización de la universidad: debates globales, acciones regionales. IEC, Instituto de Estudios y Capacitación, Federación Nacional de Docentes Universitarios.

Portilla, M. (2020). Las políticas de mundialización de la Educación en Argentina y Colombia. En M. C. Cano Quintero y L. C. Granja Escobar (eds.), Políticas públicas: reflexiones y experiencias latinoamericanas (pp. 77-93). Editorial Universidad Santiago de Cali.

Portilla, M. y Quiceno, H. (2021). La escuela pública y la enseñanza-aprendizaje (Documento inédito). Facultad de Educación y Pedagogía, Universidad del Valle.

Poveda, B., Barceló, M., Rodríguez, I. y López-Gómez, E. (2021). Percepciones y creencias del estudiantado universitario sobre el aprendizaje en la universidad y en el prácticum: un estudio cualitativo. Revista Complutense de Educación, 32(1), 41-53. https://doi.org/10.5209/rced.67953 DOI: https://doi.org/10.5209/rced.67953

Quiceno, H. (2021). Pedagogía y saber local [Documento inédito]. Facultad de Educación y Pedagogía, Universidad del Valle.

Resolución 021795 de 2020. (2020, 19 de noviembre). Ministerio de Educación Nacional. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-402045_pdf.pdf

Saldarriaga, O. (2023). Refundar el oficio de maestro. Revista Escuela y Pedagogía, (17). https://escuelaypedagogia.educacionbogota.edu.co/pensar/refundar-el-oficio-de-maestro

Serres, M. (2014). Pulgarcita. Gedisa.

Tyler, R. (1973). Principios básicos del currículo. Troquel.

Universidad de Deusto (2003). Tuning educational structures in Europe. Informe final. Universidad de Deusto.

Como Citar

Portilla Portilla, M. G. (2023). O currículo e a avaliação. Perspectivas analíticas sobre os resultados de aprendizagem. Revista UNIMAR, 41(2), 158–166. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-2-art9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artículos de Reflexión

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: