Processos cognitivos básicos orientados para a compreensão leitora de textos literários

Autores

  • Line Cecilia Maestre Rodríguez I.E. Bello Horizonte sede Villa Yaneth Valledupar, Colombia.
  • Gustavo Adolfo González Roys Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-1-art3

Palavras-chave:

processos cognitivos básicos, processo de leitura, nível de compreensão de leitura, estratégias de ensino

Resumo

O projeto foi realizado para analisar os efeitos do desenvolvimento dos processos cognitivos básicos orientados à compreensão de leitura de textos literários nos alunos da terceira série do ensino fundamental da Instituição Educacional Bello Horizonte, Villa Yaneth, realizado por meio de um processo metodológico de abordagem qualitativa, fundamentado na pesquisa-ação, com escopo descritivo. A técnica de observação foi aplicada a um professor e a 27 alunos do terceiro ano. Os resultados mostraram que a expressão dos processos cognitivos básicos era inconsciente; por isso, as crianças apresentaram dificuldades na compreensão dos termos: analisar, comparar e classificar. Quanto ao nível de compreensão leitora que possuem, observou-se que conseguem compreender os elementos explícitos na leitura. No nível inferencial, dificilmente conseguem extrair situações implícitas e, no nível crítico, a argumentação com critérios próprios não foi apreciada. Portanto, ao aplicar as estratégias desenhadas, concluiu-se que elas influenciam na ativação de processos cognitivos básicos, o que facilita o processo de compreensão da leitura; dessa forma, os alunos puderam obter uma visão ampla do que representa o texto lido, antecipando elementos que estivessem relacionados à leitura e, assim, consolidando um nível literal. Além disso, melhoraram no aspecto inferencial e na argumentação dos aspectos críticos, estabelecendo relação com o conteúdo do texto e experiências e conhecimentos anteriores.

Biografia do Autor

Line Cecilia Maestre Rodríguez, I.E. Bello Horizonte sede Villa Yaneth Valledupar, Colombia.

Licenciada en Psicopedagogía. Docente de básica primaria I.E. Bello Horizonte sede Villa Yaneth Valledupar, Colombia.

Gustavo Adolfo González Roys, Universidad Mariana

Doctorante en Gerencia y Políticas Educativas UBC (México). Docente y coordinador de Investigación del programa Maestría en Pedagogía, Universidad Mariana, Valledupar, Colombia. 

Referências

Alemán, L. y Carvajal, M. (2017). Niveles de comprensión lectora de los estudiantes de Trabajo Social y Comunicación e Información en las tareas de lectura en el contexto aula [Memorias]. Congreso Nacional de Investigación Educativa, San Luis Potosí, México. https://comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2217.pdf

Arango, L., Cardona, A., Herrera, S., Ramírez, O. y Aristizábal, N. (2015). Estrategias metacognitivas para potenciar la comprensión lectora en estudiantes de básica primaria [Tesis de maestría, Universidad Autónoma de Manizales]. Repouam. https://repositorio.autonoma.edu.co/handle/11182/562

Ardila, M. y Cruz, L. (2014). Estrategia didáctica para desarrollar competencias lectoescritoras en estudiantes de primer grado de básica primaria [Tesis de maestría, Universidad de Tolima]. RIUT. http://repository.ut.edu.co/handle/001/1148

Cuñachi, G. y Leyva, G. (2018). Comprensión lectora y el aprendizaje en el área de Comunicación Integral en los estudiantes de Educación Básica Alternativa de las instituciones educativas del distrito de Chaclacayo UGEL 06 AteVitarte año 2015 [Tesis de pregrado, Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle]. Repositorio Institucional. http://repositorio.une.edu.pe/handle/20.500.14039/1335

Díaz-Barriga, F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (2.a ed.). McGraw Hill Interamericana.

Elliot, J. (1990). La investigación-acción en educación. Morata, S.L.

Espinoza, M. (2004). La relación de las emociones en el aprendizaje de la lectura y escritura en niños de primer grado de educación primaria [Tesis de maestría, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey]. Repositorio Institucional. http://hdl.handle.net/11285/628844

Estrada, J. y Romero, T. (2018). Estrategia didáctica basada en la cultura Vallenata para fortalecer las competencias lectoescritoras de los estudiantes del grado tercero de la institución educativa Enrique Pupo Martínez de Valledupar [Tesis de pregrado, Universidad Nacional Abierta y a Distancia]. Repositorio UNAD. https://repository.unad.edu.co/handle/10596/18922

Gallegos, J., y Cortés, M. (2013). Comprensión y producción textual. Fundación Promigas.

Gutiérrez, F. (2005). Teorías del desarrollo cognitivo. McGraw Hill Interamericana de España, S.A.U.

Herrera, F. y Ramírez, I. (2001). Situación de aprendizaje-enseñanza. Bordón. Revista de Pedagogía, 44(2), 177-190.

Hernández, D., Meyer, E. y Moreno, L. (2016). Estrategias cognitivas para la comprensión lectora de textos narrativos en estudiantes de segundo grado de educación básica primaria en una institución educativa de la ciudad Barranquilla [Tesis de maestría, Universidad del Norte]. Repositorio Institucional. http://hdl.handle.net/10584/7545

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (1998). Lineamientos Curriculares. Lengua Castellana. https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-89869.html

Meza de Vernet, I. (2009). Procesos cognitivos básicos, material de apoyo. Cuadernos Unimetanos, (20), 34-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3999419

Oropeza, N. (2014). Estrategias cognitivas para el aprendizaje orientadas a favorecer la comprensión de la lectura en los estudiantes de la III Etapa de Educación Básica de la Unidad Educativa Cacique Tamanaco [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Experimental Libertador Instituto Pedagógico J.M. Siso Martínez].

Pérez, A. (2008). Educar en el tercer milenio. San Pablo.

Peramos, N. y Leontaridi, L. (2011). ¡Pongamos en práctica los textos literarios! Otra manera de leer en la clase de ELE. En J. Guervós, H. Bongaert, J. Sánchez y M. Gómez (Eds.), Del texto a la lengua: La aplicación de los textos a la enseñanza-aprendizaje del español (pp.1239-1254). Kadmos.

Pinzás, J. (2006). Guía de estrategias metacognitivas para desarrollar la comprensión lectora. Ministerio de Educación de Perú.

Ríos, P. (2004). La aventura de aprender. Cognitus.

Rosales, L. (2005). Los procesos cognoscitivos y las estrategias de aprendizajes utilizadas en el curso de desarrollo de procesos cognoscitivos de la UPEL Instituto Pedagógico de Miranda José Manuel Siso Martínez [Tesis de maestría, Instituto Pedagógico de Miranda José Manuel Siso Martínez].

Rodríguez, S. (2016). Estrategias cognitivas para mejorar la comprensión de la lectura en los estudiantes que participan en el taller de iniciación universitaria del Instituto Pedagógico de Miranda José Manuel Siso Martínez [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Experimental Libertador].

Solé, I. (1998). Estrategias de lectura (8.a ed.). Graó.

Vargas, S. (2014). Procesos cognitivos presentes en los niveles de lectura de los niños de tercer grado [Tesis de pregrado, Fundación Universitaria Los Libertadores]. Repositorio Institucional Los Libertadores. http://hdl.handle.net/11371/2332

Como Citar

Maestre Rodríguez, L. C., & González Roys, G. A. (2023). Processos cognitivos básicos orientados para a compreensão leitora de textos literários. Revista UNIMAR, 41(1), 41–63. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-1-art3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: