O raciocínio metacognitivo do professor como ferramenta para melhorar a prática pedagógica e enriquecer seu conhecimento profissional: uma reflexão sobre o que deve ser

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-1-art1

Palavras-chave:

conhecimento profissional do professor, pensamento visível, teste formativo, reflexão metacognitiva, prática pedagógica

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o raciocínio metacognitivo do professor, como exercício do seu dever de ser, decorrente de um estudo sob o delineamento da pesquisa-ação, voltado para melhorar a prática pedagógica no ensino de ciências, com o objetivo principal de consolidar a avaliação formativa como eixo articulador entre a melhoria das práticas pedagógicas na disciplina de Física e o desenvolvimento de habilidades de análise e resolução de problemas em Ciências Naturais (ambiente físico) em alunos do ensino médio da Instituição Educativa Fusca, sede El Cerro, município de Chía, Cundinamarca. Apresenta-se um desenvolvimento analítico das principais conclusões sobre as componentes do conhecimento profissional do professor, avaliação formativa e pensamento visível, como ferramentas que fornecem elementos para enriquecer o seu trabalho na sala de aula e visam ao aprimoramento contínuo do ensino das ciências, de acordo com as exigências do governo colombiano.

Finalmente, destaca-se a importância da metarreflexão do professor, como exercício constante de identificação de potencialidades e fragilidades, que lhe permitam tomar decisões sobre o desenvolvimento curricular de sua disciplina.

Biografia do Autor

Jenny Paola Martínez Madrigal, Secretaría de Educación de Chía

Candidata a Doctora en Educación, Universidad Metropolitana de Educación, Ciencia y Tecnología. Docente Secretaría de Educación de Chía.  

Referências

Alcaldía Mayor de Bogotá y Secretaría de Educación. (2007). Colegios Públicos de excelencia para Bogotá: Orientaciones curriculares para el campo de Ciencia y Tecnología (Serie Cuadernos de currículo). Bogotá sin indiferencia. http://repositoriosed.educacionbogota.edu.co/handle/001/885

Bascia, N. (2014). The school context model: How school environments shape students’ opportunities to learn. Measuring What Matters.

Booth, T. y Ainscow, M. (2000). Índice de inclusión: Desarrollando el aprendizaje y la participación en las escuelas (A. López, Trad.). UNESCO/OREALC.

Bowler, P. y Moros, I. (2007). Panorama general de la ciencia moderna (I. Soler, Trad.). Crítica.

Carr, W., y Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza (A. Bravo, Trad.; 2.a ed.). Martínez Roca S.A.

Cerda, H. (2000). La evaluación como experiencia total. Logros-objetivos-procesos competencias y desempeño. Cooperativa Editorial Magisterio.

Covarrubias, P. (2019). Barreras para el aprendizaje y la participación: una propuesta para su clasificación. En J.A. Trujillo Holguín, A.C. Ríos Castillo y J.L. García Leos (coords.), Desarrollo profesional docente: reflexiones de maestros en servicio en el escenario de la Nueva Escuela Mexicana (pp. 133-155). Escuela Normal Superior Profr. José E. Medrano R.

El Tiempo. (2013, 15 de junio). Maestros del país son de baja calidad, dice Harvard. https://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-12872697

Flotts, M., Manzi, J., Romero, G., Williamson, A., Ravanal, E., González, M. y Abarzúa, A. (2016). Aportes para la enseñanza de las ciencias naturales. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244733

García, J. J. (2013). Didáctica de las ciencias. Resolución de problemas y desarrollo de la creatividad (Vol. 1). Magisterio.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (Icfes). (2016). Sistema nacional de evaluación estandarizada de la educación lineamientos generales para la presentación del examen de Estado Saber 11.o (2.a ed.). Icfes. https://calidadeducativa.santander.gov.co/wp-content/uploads/2015/03/Gu%C3%ADa-lineamientos-generales-Saber-11.pdf

Jane, L. (2013). Pensamiento visible. https://educrea.cl/wp-content/uploads/2017/01/DOC2-pensamiento-visible.pdf

Karmiloff-Smith, A. (1992). Más allá de la modularidad. La ciencia cognitiva desde la perspectiva del desarrollo (J. Gómez y M. Núñez, Trad.). Alianza Editorial. http://www.terras.edu.ar/biblioteca/6/6PE_Karmiloff-Smith_Unidad_2.pdf

Latorre, A. (2005). La investigación-acción Conocer y cambiar la práctica educativa. (3.a ed.). Graó.

Martínez, J. (2019). La evaluación formativa en el fortalecimiento de las habilidades de análisis y resolución de problemas de ciencias naturales (entorno físico) en estudiantes de la institución educativa Fusca –sede El Cerro – un abordaje desde la investigación acción [Tesis de maestría, Universidad de la Sabana]. Repositorio Institucional. http://hdl.handle.net/10818/35546

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2004). Estándares Básicos de Competencias en Ciencias Naturales y Ciencias Sociales. Formar en ciencias: ¡El desafío! Lo que necesitamos saber y saber hacer (Serie guías N.o 7). Ministerio de Educación Nacional. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-81033_archivo_pdf.pdf

Ñopo, H. (2015, 14 de mayo). La profesión docente en Colombia. ¿Por qué no se consigue atraer a los mejores? La Silla Llena. https://www.lasillavacia.com/historias/historias-silla-llena/la-profesion-docente-encolombia-por-que-no-se-consigue-atraer-alos-mejores-

Osorio, D., Hernández, Y., Soto, R., y Orozco, Y. (2014). El conocimiento del contexto como un conocimiento profesional del profesor de biología. aportes de cuatro docentes y sus experiencias. Bio-grafía, 867-876. https://doi.org/10.17227/20271034.vol.0num.0biografia867.876

Páramo, P. (comp.). (2017). La recolección de información en las ciencias sociales. Una aproximación integradora. Lemoine Editores.

Perkins, D. (2001). ¿Cómo hacer visible el pensamiento? (P. León y M. Barrera, Trad.). http://conexiones.dgire.unam.mx/wpcontent/uploads/2017/11/perkins_david_como_hacer_visible_el_pensamiento.pdf

Richhart, R., & Perkins, D. (2008). Making Thinking Visible. Educational Leadership Educational leadership: Journal of the Department of Supervision and Curriculum Development, N.E.A 65(5), 57-61.

Ritchhart, R., Church, M., y Morrison, K. (2014). Hacer visible el pensamiento. Cómo promover el compromiso, la comprensión y la autonomía de los estudiantes (M. Barrera y P. León, Trad.). Paidós.

Romero, Y. y Pulido, G. (2015). Incidencia de las rutinas de pensamiento en el fortalecimiento de habilidades científicas: observar y preguntar en los estudiantes de grado cuarto, ciclo II del Colegio Rural José Celestino Mutis I.E.D. [Tesis de maestría, Universidad de la Sabana]. Repositorio institucional. http://hdl.handle.net/10818/17538

Talanquer, V. (2014). Razonamiento pedagógico específico sobre el contenido (RPEC). Educación Química, 25(3), 391-397. https://doi.org/10.1016/S0187-893X(14)70554-3

Tishman, S. y Palmer, P. (2005). Pensamiento Visible. https://educrea.cl/wp-content/uploads/2017/01/DOC2-estrategias-pensvisible.pdf

Touriñán, J. (1988). El Conocimiento Pedagógico: Corrientes Y Parámetros. Santiago de Chile: Educar.

Trinidad-Velasco, A. G. (2004). El conocimiento pedagógico. Educación Química.

Valbuena, E. (2007). El Conocimiento didáctico del contenido biológico: estudio de las concepciones disciplinares y didácticas de futuros docentes de la Universidad Pedagógica Nacional (Colombia) [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. Repositorio Institucional de la UCM. https://eprints.ucm.es/id/eprint/7731/

Wynne, H. (2013). Evaluación y educación en ciencias basada en la indagación: Aspectos de la política y la práctica (R. Devés y P. Reyes, Trad.). Global Network of Science Academies (IAP) Science Education Programme (SEP).

Como Citar

Martínez Madrigal, J. P. (2023). O raciocínio metacognitivo do professor como ferramenta para melhorar a prática pedagógica e enriquecer seu conhecimento profissional: uma reflexão sobre o que deve ser. Revista UNIMAR, 41(1), 12–26. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar41-1-art1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artículos de Reflexión

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: