Competências emocionais de agentes educacionais para o cuidado integral na primeira infância

Autores

  • Amelia del Rosario Quiroz Játiva Institución Educativa Santa Rosa de Lima
  • Natali del Rosario Escobar Moreno Corporación Universitaria Iberoamericana, Ipiales, Nariño

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-2-art4

Palavras-chave:

competências emocionais, consciência emocional, regulação emocional, autonomia emocional, competência social, competências para a vida e bem-estar

Resumo

Este artigo assinala a importância das competências emocionais dos agentes
educacionais, que devem ser consolidadas em comum união com as competências profissionais, para realizar um trabalho além do simples cumprimento do acadêmico. Seu impacto se manifesta na forma como realizam suas ações e nas relações que estabelecem com meninos e meninas. Para alcançar uma formação integral, os professores de educação devem se conscientizar sobre seu papel e buscar o desenvolvimento profissional e pessoal. Considerando os achados da pesquisa, propõe-se um recurso de aprendizagem que busca informar, motivar e despertar o interesse dos agentes em fortalecer e gerenciar suas competências emocionais. O estudo faz parte de um processo de pesquisa misto, no qual estão envolvidos dados quantitativos e qualitativos, para alcançar uma compreensão profunda e uma maior análise do objeto de estudo.

Biografia do Autor

Amelia del Rosario Quiroz Játiva, Institución Educativa Santa Rosa de Lima

Magíster en Pedagogía; Especialista en Gerencia Educativa; Licenciada en Educación Preescolar. Docente de la Institución Educativa Santa Rosa de Lima, El Rosario, Nariño, Colombia.

Natali del Rosario Escobar Moreno, Corporación Universitaria Iberoamericana, Ipiales, Nariño

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Educación Preescolar. Docente Corporación Universitaria Iberoamericana, Ipiales, Nariño, Colombia.

Referências

Argothy, S. (2017). Fortalecimiento de las competencias emocionales-afectivas a través de la aplicación de la estrategia didáctica “el juego simbólico” [Tesis de Maestría, Universidad Mariana].

Arrieta, Y., Córdoba, Y., Maestre, L. y Niño, K. (2015). Habilidades emocionales del docente en su práctica pedagógica [Tesis de Maestría, Universidad del Norte]. https://manglar.uninorte.edu.co/bitstream/handle/10584/7609/yolanda.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Barrientos Fernández, A. (2016). Habilidades sociales y emocionales del profesorado de educación infantil relacionadas con la gestión del clima de aula [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. https://eprints.ucm.es/id/eprint/40450/

Bernal, S. L. (2019). Competencias emocionales de las maestras de primera infancia y su influencia en el desempeño de las funciones educativas [Tesis de Maestría, Corporación Universitaria Minuto de Dios]. https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/7967

Bisquerra, R. (2005). La educación emocional en la formación del profesorado. Revista interuniversitaria de formación del profesorado: RIFOP, (54), 95-114.

Bisquerra, R. (2009). Psicopedagogía de las emociones. Editorial Síntesis.

Bisquerra, R. y Pérez, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XX1(10), 61-82. https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297

Bisquerra, R. (2020). Concepto de competencia emocional. https://www.rafaelbisquerra.com/competencias-emocionales/concepto-de-competencia-emocional/

Bodrova, E., & Leong, D. J. (2006). Self-regulation as a key to school readiness: How early childhood teachers can promote this critical competency. Paul H. Brookes Publishing Co.

Cardozo, B. Y. (2019). Representaciones sociales sobre competencias sociales. Incidencia en las prácticas de cuidado, para con las niñas y niños [Tesis de Maestría, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/22172/CardozoRinc%C3%B3nBleidyYanira2019.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Chaux, E., Lleras, J. y Velásquez, A. (2004). Competencias ciudadanas: de los estándares al aula. Una propuesta de integración a las áreas académicas. Revista de Estudios Sociales, (19), 127-128. https://doi.org/10.7440/2004.01

Chang, M. L. (2009). An appraisal perspective of teacher burnout: Examining the emotional work of teachers. Educational Psychology Review, 21(3), 193-218. https://doi.org/10.1007/s10648-009-9106-y

Cubillos, J. (2018). El significado de las competencias emocionales para educadoras de párvulos. [Tesis de Maestría, Universidad de Concepción]. https://revistas.udec.cl/index.php/paideia/article/view/715

Dávila, H. D., Lombana, L. D., Matabanchoy, S. M. y Zambrano, C. A. (2018). Factores psicosociales laborales inmersos en el contexto de los docentes en una institución educativa estatal de San Juan de Pasto. Tendencias, 19(2), 138-160. https://doi.org/10.22267/rtend.181902.101

Demetriou, H., Wilson, E., & Winterbottom, M. (2009). The role of emotion in teaching: are there differences between male and female newly qualified teachers’ approaches to teaching? Educational Studies, 35(4), 449-473. https://doi.org/10.1080/03055690902876552

Gallego-Gil, D. J., y Gallego-Alarcón, M. J. (2006). Educar la inteligencia emocional en el aula. Editorial PPC.

García Jiménez, M. E. (2017). Bienestar emocional en educación: empecemos por los maestros. [Tesis Doctoral, Universidad de Murcia]. https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/55371

Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, C.P. (2018). Metodología de la Investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial Mc Graw Hill Education.

Martínez, B. y Rodríguez, M. J. (2017). Los contenidos del desarrollo profesional docente: presencias y omisiones. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 21(2), 41-61.

Naranjo, S. C. (2019). Competencias emocionales de las agentes educativas del Hogar Infantil El Ensueño de la ciudad de Medellín [Tesis de Especialización, Corporación Universitaria Lasallista]. http://repository.unilasallista.edu.co/dspace/bitstream/10567/2527/1/Competencias_emocionales_agentes_educativas_hogar_infantil.pdf

Peña, N. (2019). Perfil emocional del profesorado y sus implicaciones en prácticas docentes no intervencionistas. Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado, 23(1), 511-532. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i1.9165

Peterson, K. D. (1997). Asesoramiento y evaluación para el profesorado principiante. En Millman, J. y Darling-Hammada, L. (Eds.), Manual para la evaluación del profesorado. Editorial la Muralla, S. A.

Rodríguez-Corrales, J., Cabello, R., Gutiérrez-Cobo, M. J. y Fernández-Berrocal, P. (2017). La influencia de las emociones del profesorado no universitario en la evaluación del rendimiento del alumnado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 88(31.1), 91-106.

Santos, M. (2010). La salud física y emocional del profesorado. Editorial Graó.

Schmelkes, S. (1995). Hacia una mejor calidad de nuestras escuelas. Secretaría de Educación Pública de México.

Triana, A. F. y Velásquez, A. M. (2014). Comunicación asertiva de los docentes y clima emocional del aula en preescolar. Voces y Silencios, 5 (1), 23-41. https://doi.org/10.18175/vys5.1.2014.02

Como Citar

Quiroz Játiva, A. del R., & Escobar Moreno, N. del R. (2022). Competências emocionais de agentes educacionais para o cuidado integral na primeira infância. Revista UNIMAR, 40(2), 58–79. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-2-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: