Estudo comparativo entre a metodologia convencional e um Objeto Virtual de Aprendizagem em alunos de décimo de uma instituição em Pasto, Nariño

Autores

  • Jazmín Del Rosario Figueroa Institución Educativa Municipal Antonio Nariño, San Juan de Pasto
  • Dany Rosendo Vallejos-Pantoja Institución Educativa Municipal Libertad

DOI:

https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar38-1-art5

Palavras-chave:

aprendizagem, metodologias, objeto virtual de aprendizagem, reações químicas

Resumo

A pesquisa focou seu objetivo principal na efetividade da aplicação entre a metodologia convencional e um objeto virtual de aprendizagem em relação ao tópico ‘Reações químicas’ em alunos da décima série da Instituição Educacional Municipal Antonio Nariño do município de San Juan de Pasto. A pesquisa foi realizada a partir do paradigma quantitativo, com uma abordagem analítica empírica. O tipo de pesquisa aplicada correspondeu a um estudo descritivo comparativo. A população era composta por professores e alunos da área de Química do décimo ano do ensino médio.
Os resultados obtidos mostraram que, a partir do pré-teste e pós-teste aplicado ao grupo experimental e ao grupo controle, a aprendizagem é mais eficaz com a aplicação do OVA, uma vez que, sendo um meio dinâmico de aprender, os resultados melhoraram notoriamente. Concluiu-se que a interação com o objeto virtual e as atividades que promovem autonomia na aprendizagem garantem um processo mais dinâmico, que motiva o aluno a atingir os objetivos educacionais.

Biografia do Autor

Jazmín Del Rosario Figueroa, Institución Educativa Municipal Antonio Nariño, San Juan de Pasto

Maestrante en Pedagogía. Docente de la Institución Educativa Municipal Antonio Nariño, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Dany Rosendo Vallejos-Pantoja, Institución Educativa Municipal Libertad

Maestrante en Pedagogía. Docente de la Institución Educativa Municipal Libertad, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Afanador, H. y Pineda C. (2016). Evaluación del OVA “Concepto de célula y reproducción celular”. Revista Horizontes Pedagógicos, 18(1), 8-25.

Ausubel, D., Novak, J. y Hanesian, H. (1983). Psicología educativa; un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas.

Botella, A. y Lerma, N. (2016). Estudio comparativo de dos metodologías aplicadas para la comprensión de la música contemporánea en la educación secundaria obligatoria. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, (13), 1-24. https://doi.org/10.5209/RECIEM.48423

Feria, M. y Zúñiga, L. (2016). Objetos virtuales de aprendizaje y el desarrollo de aprendizaje autónomo en el área de inglés. Praxis. 12, 63-77.

Fuentes, E. y Sánchez, I. (2018). Estrategia pedagógica basada en el uso de OVA a través de una plataforma virtual, para fortalecer las competencias en cinemática de la asignatura Física, a los estudiantes de décimo grado de la Institución Educativa el Nacional de Sahagún Córdoba, Colombia. Revista Espacios, 39(38), 1-15.

Hernández, M., Rodríguez, V., Parra, F. y Velásquez, P. (2014). Las Tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la enseñanza-aprendizaje de la química orgánica a través de imágenes, juegos y videos. Revista Formación Universitaria, 7 (1), 31-40. https://doi.org/10.4067/S0718-50062014000100005

Hurtado, G. (2013). ¿Cuáles son las tendencias en las metodologías de enseñanza de la última década en Iberoamérica? Revista científica, 1(18), 87-99. https://doi.org/10.14483/23448350.5564

López, J. (2011). La importancia de formular buenas preguntas. Eduteka. Recuperado de http://eduteka.icesi.edu.co/articulos/FormularPreguntas

López, M. (2014). Los medios didácticos como facilitadores de aprendizaje (Trabajo de Grado). Universidad Pedagógica Nacional de Chile, El Carmen, Campeche. Recuperado de http://200.23.113.51/pdf/30671.pdf

Magro, C. (2017). Evaluar es aprender. Recuperado de https://carlosmagro.wordpress.com/2016/12/01/evaluar-es-aprender/

Manrique, A. y Gallego, A. (2012). El material didáctico para la construcción de aprendizajes significativos. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 4(1), 101-108.

Morales, L., Gutiérrez, L. y Ariza, L. (2016). Guía para el diseño de objetos virtuales de aprendizaje (OVA). Aplicación al proceso enseñanza-aprendizaje del área bajo la curva de cálculo integral. Revista Científica General José María Córdova 14(18), 127-147. https://doi.org/10.21830/19006586.46

Novak, J. y Gowin, D. (1988). Aprendiendo a aprender. Barcelona, España: Ediciones Martínez Roca.

Sanmartí, N. (2010). Enseñar y aprender ciencias: algunas reflexiones. Recuperado de http://www.pedagogiapucv.cl/wp-content/uploads/2017/07/Ense%C3%B1anza-de-las-Ciencias-Neus-Sanmart%C3%AD.pdf

Usuga, T. (2012). Propuesta para la enseñanza y el aprendizaje del concepto reacción química, en la educación básica secundaria de la Institución Educativa San José de Venecia (Tesis de Maestría). Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia. Recuperado de http://bdigital.unal.edu.co/8373/1/43030652.2012.pdf

Como Citar

Figueroa, J. D. R., & Vallejos-Pantoja, D. R. (2020). Estudo comparativo entre a metodologia convencional e um Objeto Virtual de Aprendizagem em alunos de décimo de uma instituição em Pasto, Nariño. Revista UNIMAR, 38(1), 113–139. https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar38-1-art5

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-28

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: