Reflexões sobre o papel sexual e de gênero em crianças e adolescentes

Autores

  • Erika Alexandra Vásquez Arteaga Universidad Mariana

Palavras-chave:

gênero, educação sexual, rol sexual

Resumo

A pesquisa buscou estabelecer a influência de um programa de educação sexual sobre o papel sexual e de gênero de crianças e adolescentes (NNA, como é conhecido em espanhol) de uma escola pública em San Juan de Pasto. A ideia surgiu das necessidades expressas pelos professores e gestores em termos de edu-cação sexual. O delineamento metodológico foi inscrito no paradigma qualitativo, de abordagem crítica social e tipo pesquisa-ação. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante e entrevista em grupo focal. Os resultados indicaram que as crianças tiveram conflitos de sentimentos, pensamentos e ações frente a si mesmos e em seu papel de crianças, além de comportamentos e sentimentos inadequados e violência para com seus pares e na família. Foi concebido e aplicado um programa a partir do qual foram gerados novos conhecimentos sobre eles, a família e as relações interpessoais.

Biografia do Autor

Erika Alexandra Vásquez Arteaga, Universidad Mariana

Psicóloga; Especialista en Gerencia Social; Magíster en Docencia. Docente tiempo completo de la Universidad Mariana, adscrita al grupo Desarrollo Humano y Social de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de la Universidad Mariana – Área Procesos de Enseñanza Aprendizaje. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Arango, L., León, M. y Viveros, M. (1995). Género e identidad. Ensayos sobre lo femenino y lo masculino. Bogotá D.C.: TM Editores, Ediciones Uniandes y U.N. Facultad de Ciencias Humanas.

Belk, S. y Snell, W. (1986). Beliefs anbot women. Components and correlates. Personality and social psychology bulletin, 12(4), 143-162. https://doi.org/10.1177/0146167286124003

Bonilla, E. y Rodríguez, P. (1997). Más allá del dilema de los métodos: La investigación en ciencias sociales. Bogotá D.C.: Editorial Norma.

Bosco, J. (1998). Modelos cualitativos: Primera Parte. La investigación acción como práctica social. Cuadernos de psicología social. Medellín: CINDE. Paidós Ibérica.

Brusa, M. y Bonet, C. (2002). Resolución de Problemas y Conflictos. Recuperado de http://www.aepap.org/familia/resolucion.htm#dos

Carver, C. y Scheier, M. (1997). Teorías de la personalidad (3ra. ed.). México: Prentice Hall Hispanoamericana S.A.

Chaux, E. (2003). Agresión reactiva, agresión instrumental y ciclo de violencia. Revista de estudios sociales, (15), 47-58. https://doi.org/10.7440/res15.2003.03

Chitiva, M. (1997). Análisis del concepto de amistad a partir de la interacción entre niñas y niños de 9 a 11 años de edad. (Tesis de Maestría). Universidad Santo Tomás, Bogotá.

Díaz, M. y Trujano, P. (1999). Un Estudio transcultural de género del desarrollo comunicativo social en niños pequeños españoles y mexicanos. Universidad Nacional Autónoma de México. Anales de Psicología, 15(2), 213-221.

Dorsch, F. (1994). Diccionario de psicología (7ma. ed.). Barcelona, España: Editorial Herder.

Farré, J. (2001). Enciclopedia de la Psicología. Barcelona España: Océano.

González, R. (2004). Estimulación del desarrollo psicológico del niño a través de la música. (Tesis de pregrado). Uni-versidad Veracruzana. Recuperado de http://cdigital.uv.mx/bitstream/123456789/34542/1/gonzalezcruzro-cio.pdf.

Gómez F., Bernal, M. y García, C. (2001). Violencia intrafamiliar. Masculinidades y violencia intrafamiliar, Política Nacional de Construcción de Paz y Convivencia Familiar “Haz Paz”. Bogotá: Presidencia de la República de Colombia.

Hernández, R. y Coello, S. (2002). El paradigma cuantitativo de la investigación científica. La Habana Cuba: Editorial Universitaria EDUNIV.

Hernández, R. Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación (4ta. ed.). México D.F.: Editorial McGraw-Hill.

Jaramillo, J., Cárdenas, T., Forero C. y Ramírez, D., (2007). Juicios expresados por niñas y niños de 9 a 11 años de edad sobre comportamientos y actitudes que conducen a la aceptación o al rechazo social dentro de un grupo escolar. Diversitas: Perspectivas en Psicología, 3(1), 81-107. https://doi.org/10.15332/s1794-9998.2007.0001.06

Jurado, G., López, E. y Meza, L. (2010). Rasgos de personalidad de los niños entre 8 y 12 años que presentan conductas sexuales percibidas como inadecuadas de la Institución Corazón de María Hogar de Cristo de la ciudad de San Juan de Pasto. (Tesis de Pregrado). Universidad Mariana, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Kawulich, B. (2006). La observación participante como método de recolección de datos. Forum: Qualitative Social Research, 6(2). Recuperado www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/download/466/999

López, L. (2007). Caracterización del desarrollo psicoafectivo en niños y niñas escolarizados entre 6 y 12 años de edad de estrato socioeconómico bajo de la ciudad de Barranquilla. Psicología desde el Caribe, (19), 110-153.

Mercer, R., Szulik, D., Ramírez, M. y Molina, H, (2008). Del derecho a la identidad al derecho a las identidades. Un acercamiento conceptual al género y el desarrollo temprano en la infancia. Revista chilena de pediatría, 79(1), 37-45. https://doi.org/10.4067/S0370-41062008000700007

Moya, M. (1984). Los roles sexuales. Gazeta de Antropología, 3(8), 57-61.

Papalia, D., Wendkos, S. y Duskin, R. (2001). Desarrollo Humano (8va. ed.). México D.F.: McGraw-Hill.

Pérez, G. (1994). Investigación cualitativa, retos e interrogantes: métodos (6ta. ed.). Madrid, España: La Muralla.

Pinedo, J. y Santelices, M. (2006). Apego adulto: los modelos operantes internos y la teoría de la mente. Terapia Psicológica, 24(2), 201-209.

Puyana, Y. y Bernal, M. (2000). Reflexiones sobre violencia de pareja y relaciones de género. Módulo 4. Violencia intrafamiliar. Haz PAZ. Política Nacional Haz Paz. Bogotá: Presidencia de la Republica de Colombia.

Rodríguez-Andino, M. et al. (2007). Aplicación de las técnicas análisis del campo de fuerzas y Focus group al estudio de las limitaciones y potencialidades para la aplicación de las TIC en la Universidad de Camagüey. Disponible en formato digital.

Sáenz, P. (2002). La educación física y su didáctica. Sevilla, España: Wanceulen Editorial Deportiva.

Como Citar

Vásquez Arteaga, E. A. (2016). Reflexões sobre o papel sexual e de gênero em crianças e adolescentes. Revista UNIMAR, 34(1), 43–54. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1133

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-02-11

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações