Factores contextuais e estratégias pedagógicas que influenciam os processos de cuidados em pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/30.2-art9

Palavras-chave:

Atenção, jogo, contexto, educação infantil

Resumo

Objectivo: Identificar os factores contextuais e estratégias pedagógicas que influenciam a atenção à aprendizagem nas crianças no Centro de Desenvolvimento Infantil Nueva Generación, na cidade de Ipiales. Materiais e métodos: Investigação qualitativa do tipo investigação de acção, com uma amostra de 3 professores, aos quais foram aplicadas uma entrevista e um diário de campo. Resultados: A participação em actividades que envolvem jogos é um dos elementos que estimulam a atenção das crianças dos três aos quatro anos de idade nos centros de desenvolvimento integral. Conclusões: As estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores na maioria dos casos estão centradas no reforço da criatividade, imaginação, competências, capacidades, capacidades das crianças, uma vez que centram a atenção das crianças, uma vez que são concebidas de acordo com os gostos e preferências, facilitando o desenvolvimento das competências comunicativas.

Biografia do Autor

Diana Gicela Bolaños Cadena

Licenciada en Pedagogía Infantil (Universidad Iberoamericana). Pasto, Nariño, Colombia

Sandra Patricia Revelo Imbacuan

Licenciada en Pedagogía Infantil (Universidad Iberoamericana). Pasto, Nariño, Colombia

Ramiro Eliberto Ruales, Universidad Mariana

Magister en Pedagogía (Universidad Mariana). Psicólogo (Universidad Mariana). Docente Investigador de la Facultad de Educación, Universidad Mariana, Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Aguilar, M. J., García, M. y Garcés, B. (2002). Garcés. Crecimiento y desarrollo del niño escolar: Guías de alimentación. Tratado de enfermería infantil: cuidados pediátricos, 321-346.

Alarcón, E. y Guzmán, M. (2016). Potenciar la atención y concentración de los niños de grado segundo de la Escuela Isabel de Castilla a través de actividades artísticas y lúdico pedagógicas [Trabajo de Especialización, Fundación Universitaria Los Libertadores]. https://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/1112

Albornoz, E. J. y Guzmán, M. C. (2016). Desarrollo cognitivo mediante estimulación en niños de 3 años: centro desarrollo infantil nuevos horizontes. Universidad y Sociedad, 8(4), 186-192.

Alcaraz-Muñoz, V., Alonso-Roque, J. I. y Yuste-Lucas, J. L. (2017). Play in positive: gender and emotions in physical education. Apunts, Educación Física y Deportes, 3(129), 51-63. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2017/3).129.04

Alonso, M., Berrocal, E. y Jiménez, M. (2017). Estudio sobre la inteligencia emocional y los factores contextuales en estudiantes de cuarto de educación primaria de la provincia de Granada. Revista de Investigación Educativa, 36(1), 141-158. https://doi.org/10.6018/rie.36.1.281441

Bermeo, N. I. (2020). El juego en percusión corporal y el desarrollo de la atención de niños de 4-5 años [Tesis de Pregrado, Universidad Católica de Cuenca]. https://dspace.ucacue.edu.ec/handle/ucacue/9731

Caiza, M. V. (2012). Incidencia de la atención dispersa en el aprendizaje [Tesis de Pregrado, Universidad Central del Ecuador, UCE]. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/253

Caballero-Calderón, G. E. (2021). Las actividades lúdicas para el aprendizaje. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional, 6(4), 861-878.

Córdoba, A. L. (2018). Estrategias didácticas de expresión corporal para estimular la atención en niños y niñas de tres a cuatro años de edad del jardín infantil psicopedagógico, Personitas del Mañana, de la ciudad de San Juan de Pasto [Tesis de Pregrado, Universidad Santo Tomás]. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/19628

García, L. F., Guerra, A. L., Caicedo, K. S., Álvarez, P. A. y Guerrero, M. Y. (2019). Índices de madurez escolar en niños de 24 a 72 meses de edad de un centro de desarrollo integral de la ciudad de Cúcuta. Revista Científica Signos Fónicos, 5(2), 38-60. https://doi.org/10.24054/24221716.v2.n2.2019.661

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2019). Actividades rectoras de la primera infancia y de la educación inicial. https://www.mineducacion.gov.co/portal/Educacion-inicial/Sistema-de-Educacion-Inicial/178032:Actividades-rectoras-de-la-primera-infancia-y-de-la-educacion-inicial.

Monsalve, M. F. (2021). Caracterización de factores emergentes del contexto social y familiar que afectan el rendimiento escolar de los estudiantes de grado segundo, Institución Educativa Madre del Buen Consejo Sede B [Tesis Doctoral, Corporación Universitaria Minuto de Dios]. https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/12685

Organización Mundial de la Salud (OMS) y Organización Panamericana de la Salud (OPS). (2011). Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud. Organización Panamericana de la Salud.

Ostrosky-Solís, F., Gómez, E., Chayo, R. y Flores, J. C. (2004). ¿Problemas de atención? Un programa para su estimulación y rehabilitación. CEPE, Editorial Ciencias de la Educación Preescolar & Especial.

Peralta, D. C. y Guamán, V. J. (2020). Metodologías activas para la enseñanza y aprendizaje de los estudios sociales. Sociedad & Tecnología, 3(2), 2-10. https://doi.org/10.51247/st.v3i2.62

Romero, A. T. y Callejas, N. S. (2017). Programa "atento aprendo" como estrategia para mejorar la atención selectiva [Tesis de Pregrado, IBERO]. https://repositorio.ibero.edu.co/handle/001/359

Sarmiento, A. F. y Montoya, R. F. (2015). Mejora de la atención por medio de juegos populares en niños y niñas del grado Transición del Colegio Tabora sede C. [Tesis de Pregrado, Universidad Libre]. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/8475?locale-attribute=es

Sotomayor-León, K. N., Merizalde-Yperti, N., Borja-Ochoa, J. L. y Jurado-Vásquez, P. P. (2020). El juego como estrategia pedagógica en las sesiones terapéuticas para mejorar la atención de niños de 5 a 7 años. Dominio de las Ciencias, 6(4), 340-353.

Villarreal, I. J. y Rodríguez, A. M. (2021). El mágico mundo del cuento como estrategia pedagógica para favorecer el desarrollo de la imaginación, creatividad y expresión en los estudiantes del grado transición B de la I.E.M. Liceo José Jiménez del municipio de Pasto [Tesis de Pregrado, Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD]. https://repository.unad.edu.co/handle/10596/44252

Como Citar

Bolaños Cadena, D. G., Revelo Imbacuan, S. P., & Ruales, R. E. (2023). Factores contextuais e estratégias pedagógicas que influenciam os processos de cuidados em pré-escolares. Revista Criterios, 30(2), 127–139. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/30.2-art9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações