A história como uma estratégia didática para fortalecer a leitura crítica nos alunos da quarta série

Autores

  • Diomedes Alfonso Galindo Guerra Institución Educativa Francisco de Paula Santander, Cesar, Colombia.
  • Yuly Mercedes Martínez Becerra Institución Educativa Francisco de Paula Santander, Cesar, Colombia.

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.2-art8

Palavras-chave:

leitura crítica, história, método de ensino, estratégias didáticas, argumentos

Resumo

O artigo visa reforçar a leitura crítica através da narração de histórias como estratégia didática nos alunos da quarta classe 2 da secção Camilo Torres do Instituto Educativo Francisco de Paula Santander, no município de Codazzi, Cesar. Situava-se no paradigma qualitativo, na abordagem sociocrítica, com o método de Investigação Ação Pedagógica que foi desenvolvido em três fases: diagnóstico e planeamento de ações; a implementação de ações e, avaliação de realizações. A unidade de trabalho era composta por 27 estudantes. Os resultados indicaram que os estudantes atingiram o nível crítico porque estabeleceram inferências complexas, contextualizando os textos, adoptando uma posição crítica, envolvendo os seus antecedentes culturais e sociais. Concluiu-se que a história como estratégia didática reforçou a leitura crítica nos estudantes.

Biografia do Autor

Diomedes Alfonso Galindo Guerra, Institución Educativa Francisco de Paula Santander, Cesar, Colombia.

Magíster en Pedagogía; Licenciado en Lengua Castellana e Inglés. Docente Institución Educativa Francisco de Paula Santander, Cesar, Colombia.

Yuly Mercedes Martínez Becerra, Institución Educativa Francisco de Paula Santander, Cesar, Colombia.

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Lengua Castellana y Comunicación. Docente Institución Educativa Francisco de Paula Santander, Cesar, Colombia.

Referências

Álvarez, B. Y. (2016). Estrategias para el mejoramiento de la lectura crítica en estudiantes de noveno grado del colegio Antonio Nariño de Cajicá, Cundinamarca [Tesis de Maestría, Universidad Militar Nueva Granada]. https://repository.unimilitar.edu.co/handle/10654/14785?show=full&locale-attribute=en.

Badilla, L. (2006). Fundamentos del paradigma cualitativo en la investigación educativa. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 4(1), 42-51. 10.15517/PENSARMOV.V4I1.411 DOI: https://doi.org/10.15517/pensarmov.v4i1.411

Cassany, D. (2006). Leer tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Editorial Anagrama S. A.

Cassany, D. (2009). La composición escrita en E/LE. Marco ELE. Revista de didáctica español como lengua extranjera (9), 47-66.

Construyendo méritos. (s.f.). Competencias genéricas evaluadas en el Examen Saber Pro 2021. https://www.construyendomeritos.com/blog/competencias-genericas-evaluadas-en-el-examen-saber-pro-2021.

Cubides, C. P., Rojas, M. y Cárdenas, R. N. (2017). Lectura Crítica. Definiciones, experiencias y posibilidades. Pedagogía y Sociología de la Educación, 12(2), 184-197. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2017v12n2.1586 DOI: https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2017v12n2.1586

Delgado, C. (2013). La lectura crítica, una herramienta de formación del pensamiento crítico en la universidad. https://www.redem.org/la-lectura-critica-una-herramienta-de-formacion-del-pensamiento-critico-en-la-universidad/

Dugarte, A. (2006). Repensar en la investigación educativa de la nueva era. Ciencias de la Educación, (27), 99-108.

Durán, C. A., Rodríguez, M., Díaz, S. C. y Conde, Y. (2018). Lectura crítica: una propuesta didáctica para las habilidades comunicativas de los estudiantes de la Institución Educativa María Auxiliadora de Iquira – Huila [Tesis de Maestría, Universidad Santo Tomás]. https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/12929/Durancarlos2018.pdf?sequence=1

Escobar-Pérez, J. y Cuervo, A. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6, 27-36.

Explorable.com. (2009). Muestreo no probabilístico. https://explorable.com/es/muestreo-no-probabilistico

García, E. L. (2016). Evaluación de la comprensión crítica en los estándares de competencias básicas del lenguaje en Colombia [Tesis de Especialización, Universidad Santo Tomas]. https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/2191/Garciaelisa2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y

García Márquez, G. (2015). Doce cuentos peregrinos. Penguin Random House Grupo Editorial.

Gobierno Vasco. (2008). La evaluación diagnóstica en Euskadi: propuesta para su desarrollo y aplicación. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/handle/11162/206655

Gómez. R. A. (2018). La importancia de la lectura crítica: Un tema dejado en el cuarto de atrás. https://blog.ipler.edu.co/importancia-lectura-critica

Graves, B. (2000). Discurso político. Teorías del colonialismo y el poscolonialismo: deconstrucción. Universidad de Brown.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial Mc Graw Hill Education.

ICFES. (2019). Guía de orientación Saber 11º 2019-2. https://es.scribd.com/document/409228207/Guia-de-orientacion-de-saber-11-2019-2-pdf.

Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: práctica y teoría para otros mundos políticos. Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano - CINDE.

Jaramillo, A., Oliveros, C. M., Fernández, E. E. y Díaz, M. C. (2014). Estrategias para fomentar la lectura crítica en estudiantes de quinto y sexto grado [Tesis de Pregrado, Corporación Universitaria Adventista]. http://repository.unac.edu.co/bitstream/handle/11254/333/Trabajo%20de%20grado.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Jiménez, A. y Robles, F. J. (2016). Las estrategias didácticas y su papel en el desarrollo del proceso de enseñanza aprendizaje. EDUCATECONCIENCIA, 9(10), 106-113.

Jurado, F. (2018). La lectura crítica: el diálogo entre los textos. Ruta Maestra Santillana, 8(1), 10-15.

Kurt, L. (1962). La Teoría de Campo en las Ciencias Sociales. Editorial Graó.

Latorre, A. (2005). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa (3.a ed.). Editorial Graó, de IRIF, S.L.

Limas, N. A. (2018). Estrategias didácticas- de la teoría a la práctica en la administración estrategia [Tesis de Maestría, Universidad Libre de Coliombia]. https://repository.unilibre.edu.co/bitstream/handle/10901/15972/TESIS%20%20FINAL%20NELSON%20LIMAS.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (Síntesis conceptual). Revista de Investigación en Psicología, 9(1), 123-146. https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033 DOI: https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Estándares Básicos de Competencias del Lenguaje. Formar en lenguaje: Apertura de caminos para la interlocución. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-116042_archivo_pdf1.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN) e ICFES. (2015). Guía de orientación. Módulo de Lectura Crítica Saber Pro 2015-2. MEN, ICFES.

Morales, Y. y Villalobos, L. (2020). Lineamientos pedagógicos para el fortalecimiento de la lectura crítica en los estudiantes. [Tesis de Maestría, Universidad de la Costa]. https://repositorio.cuc.edu.co/handle/11323/6493?show=full&locale-attribute=en

Obez, R. M., Avalos, L. I., Steier, M. S. y Balbi, M. M. (2018). Técnicas mixtas de recolección de datos en la investigación cualitativa. Proceso de construcción de las prácticas evaluativas de los profesores expertos en la UNNE. Investigação qualitativa em educação, 1, 587-596.

Ortiz, J. (2021). Cuento literario. https://www.lifeder.com/cuento-literario/

Páez, R. M. y Rondón, G. M. (2014). Investigación y formación de un lector crítico. En Rondón, G. M. y Páez, R. M. (Ed.). La lectura crítica: propuestas para el aula derivadas de proyectos de investigación educativa (pp. 165-189). Kimpres, Universidad de La Salle.

Pérez Serrano, G. (1994). Investigación cualitativa. Retos e Interrogantes. Editorial La Muralla S. A.

Quintana, H. E. (2006). Comprensión lectora. (Parte V). https://www.espaciologopedico.com/revista/articulo/1220/comprension-lectora-parte-v.html

Restrepo, B. (2002). Una variante pedagógica de la investigación-acción educativa. Revista Iberoamericana de Educación, 29(1), 1-10. https://doi.org/10.35362/rie2912898 DOI: https://doi.org/10.35362/rie2912898

Restrepo, B. (2004). La investigación-acción educativa y la construcción de saber pedagógico. Educación y Educadores, (7), 45-55.

Ricoy, C. (2006). Contribución sobre los paradigmas de investigación. Educação, Revista do Centro de Educação, 31(1), 11-22.

Romero-Olarte, B. y Ramírez-Rojas, M. I. (2020). Lectura crítica a partir de problemas socialmente relevantes. Revista Pensamiento y Acción, (30), 6-20. https://doi.org/10.19053/01201190.n30.2021.12110 DOI: https://doi.org/10.19053/01201190.n30.2021.12110

Serrano, S. y Madrid, A. (2007). Competencias de lectura crítica. Una propuesta para la reflexión y la práctica. Acción Pedagógica, 16(1), 58-68.

Sierra Bravo, R. (1994). Técnicas de investigación social. Teoría y ejercicios. Editorial Paraninfo.

Sierra, C. (2019). Niveles de comprensión lectora en estudiantes de sexto grado de primaria de una institución educativa pública del Callao [Tesis de Maestría, Universidad San Ignacio de Loyola]. https://repositorio.usil.edu.pe/items/bec91011-397f-4091-b145-1405e5966046

Solé, I. (2001). Estrategias de lectura. Editorial Graó.

Tobar, A. S. y Álvarez, O. (2018). La música como estrategia de enseñanza y comprensión lectora [Tesis de Maestría, Universidad de la Costa]. https://repositorio.cuc.edu.co/bitstream/handle/11323/2892/40993417-1123622338.pdf?sequence=1

Ugalde, N. y Balbastre, F. (2013). Investigación cuantitativa e investigación cualitativa: buscando las ventajas de las diferentes metodologías de investigación. Ciencias Económicas, 31(2), 179-187.

Vargas, Z. R. (2009). La investigación aplicada: una forma de conocer las realidades con evidencia científica. Educación, 33(1), 155-165. https://doi.org/10.15517/revedu.v33i1.538 DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v33i1.538

Como Citar

Galindo Guerra, D. A., & Martínez Becerra, Y. M. (2022). A história como uma estratégia didática para fortalecer a leitura crítica nos alunos da quarta série. Revista Criterios, 29(2), 123–142. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/29.2-art8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-22

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: