Análisis estadístico de la prueba ‘Avancemos en matemáticas’, para grado octavo
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/28.1-art2Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, qualidade da educação, avaliação comparativa, avaliação educacionalResumo
Introdução: o objetivo desta pesquisa foi avaliar se houve ou não diferença entre os resultados das respostas corretas dos componentes: Comunicação, Raciocínio e Resolução da Prova Avancemos em Matemática 2018, obtidos por alunos da oitava série de Instituição de Ensino General Santander do município de Soacha-Cundinamarca. Metodologia: foi utilizado um desenho intra-sujeitos ou de medidas repetidas. Para seu estudo, foi usada a ANOVA para medidas repetidas a fim de analisar se há contraste de médias para os dados relacionados (dependentes ou pareados). Resultados: a partir da análise estatística dos dados aplicando a ANOVA, observou-se que o p-valor do teste é igual a 0,009 para determinar que os resultados globais das respostas corretas de cada aluno não foram os mesmos em cada componente avaliado em o teste. Conclusão: a partir da análise estatística dos dados dos resultados do teste avancemos foi possível evidenciar que os resultados das respostas corretas para cada aluno não foram favoráveis, visto que a média de 24 questões possíveis de respostas foi inferior a 3, em cada componente avaliado.
Biografia do Autor
Jorge Enrique Díaz-Pinzón, Secretaría de Educación de Soacha
Magíster en Gestión de la Tecnología Educativa; Especialista en Administración de la Informática Educativa; Ingeniero. Docente de matemáticas e Investigador, Secretaría de Educación de Soacha, Colombia.
Referências
Camacho, C. (2015). Análisis de la varianza para medidas repetidas. personal.us.es/vararey/adatos2/materiales/anovarepe.pdf
Castañeda, N.B. (2019). Evaluación de la incidencia del programa de matemáticas en los resultados de las pruebas saber de los estudiantes de 3°, 5° y 9° de una institución educativa distrital de la ciudad de Bogotá. (Tesis de Maestría). Universidad Externado de Colombia. https://bdigital.uexternado.edu.co/handle/001/1599
Díaz-Pinzón, J.E. (2017). Correlación y regresión lineal de la evaluación tiempo y puntaje con recurso interactivo flash. INNOVA Research Journal, 2(10), 1-8. https://doi.org/10.33890/innova.v2.n10.2017
Díaz-Pinzón, J.E. (2020a). Evaluación de la incidencia de un curso preicfes en los resultados de la prueba Saber 11. Actualidades Pedagógicas, (75). https://doi.org/10.19052/ap.vol1.iss75.3
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación Superior (ICFES). (2018). Marco de referencia prueba Avancemos 4°, 6°, 8°. http://www.icfes.gov.co/docman/ instituciones-educativas-y-secretarias/avancemos-468/5108-mr-avancemos-formativas-468-2018
Pascual, J., Frías, M. y García J. (1996). Manual de psicología experimental. Metodología de investigación. Editorial Ariel.
Potts, C. (2020). Modelo computarizado del coronavirus: “Los asintomáticos son el gran riesgo”. https://www.dw.com/es/modelo-computarizado-del-coronaviruslos-asintom%C3%A1ticos-son-el-gran-riesgo/a-5279833
Requena, B. (2014). Muestreo por conveniencia. https://www.universoformulas.com/estadistica/inferencia/muestreo-conveniencia/
Rodríguez, M. (2001). Análisis de varianza simple (o con un factor), factorial y multivariable. En Estadística informática: casos y ejemplos con el SPSS (pp. 177-211). Universidad de Alicante.
Sánchez, L. y Muñoz, N. (2014). Prepárate divertidamente para las Pruebas Saber (Trabajo de Grado). Universidad Católica de Manizales. dehttp://repositorio.ucm.edu.co:8080/jspui/bitstream/handle/10839/994/Nancy%20Liliana%20Munoz%20Betancurth.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Siamu. (2013). Anova con medidas repetidas. https://es.calameo.com/books/002446339cbdec153f084
Shuttleworth, M. (2008). Diseño de la Investigación Cuantitativa. https:// explorable.com/es/diseno-de-la-investigacion-cuantitativa
Trigos, A. (2014). Implementación de un software educativo como estrategia metodológica de apoyo a las pruebas Icfes Saber 11 en la componente mecánica clásica de la asignatura de física, para la institución educativa ‘Fray José María Arévalo’ del municipio de la Playa de Belén, norte de Santander (Trabajo de Especialización). Universidad Francisco de Paula Santander. http://repositorio.ufpso.edu.co:8080/dspaceufpso/bitstream/123456789/308/1/25084.pdf
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |