O papel das estratégias lúdicas no fortalecimento prático dos valores éticos

Autores

  • Nancy Janneth Cepeda Guepud Institución Educativa San Alejandro
  • Ana Patricia Belalcázar España Universidad Mariana

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art4

Palavras-chave:

pedagogia, estratégias lúdicas, valores éticos

Resumo

Este artigo nasceu do entendimento de como a lúdica pode contribuir para o fortalecimento dos valores éticos em estudantes vinculados aos centros educacionais da instituição San Alejandro, no município de Guaitarilla, Colômbia. O cumprimento dos objetivos desta pesquisa baseou-se no olhar de uma metodologia qualitativa, uma vez que a partir das experiências dos participantes (professores / alunos) em sala de aula, foi facilitado o alcance dos objetivos estabelecidos. Da mesma forma, trabalhar a partir de uma abordagem histórico-hermenêutica permitiu destacar como essas experiências são interpretadas no cotidiano da sala de aula; além disso, por meio de um tipo de pesquisa descritivo-abrangente, foi facilitada a organização e compreensão da realidade evidenciada ao longo do estudo. Os resultados emergentes do estudo mostraram que, para professores e alunos, a lúdica é considerada uma estratégia pedagógica favorável ao ensino-aprendizagem integral de valores. Os elementos encontrados permitem concluir que existe uma relação direta entre os componentes da lúdica e o fortalecimento de valores, pois, na medida em que estratégias flexíveis são implementadas nos processos de ensino, é possível garantir que a apropriação, internalização e prática dos valores nos diferentes cenários da vida terão maior sucesso.

Biografia do Autor

Nancy Janneth Cepeda Guepud, Institución Educativa San Alejandro

Magíster en Pedagogía. Docente del Centro Educativo Villa Nueva asociado a la Institución Educativa San Alejandro, municipio de Guaitarilla, Nariño, Colombia.

Ana Patricia Belalcázar España, Universidad Mariana

Magíster en Pedagogía; Especialista en Pedagogía e Investigación en la Educación Superior, Trabajadora Social. Docente, Universidad Mariana.

Referências

Acosta, M., Páez, H. y Vizcaya, O. (2007). ¿Es posible educar en valores en las instituciones educativas? Revista Educación en Valores, 1(7), 25-40.

Agreda, J. (2004). Guía de investigación cualitativa interpretativa. San Juan de Pasto: Institución Universitaria CESMAG.

Álvarez, F. (2015). La lúdica y el fortalecimiento de valores en los estudiantes del grado sexto en la Institución Educativa 7 de agosto, municipio de Santiago de Cali, Valle del Cauca (Trabajo de Especialización). Fundación Universitaria los Libertadores. Recuperado de https://repository.libertadores.edu.co/bitstream/handle/11371/132/FannyAlvarezSalas.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Betancourt, E., Guazaquillo, E. y Millán, L. (2016). La lúdica: herramienta para fortalecer los valores (Trabajo de Especialización). Universidad Los Libertadores. Recuperado de https://repository.libertadores.edu.co/bitstream/handle/11371/894/BetancourtElizabeth.pdf?sequence=2

Bolívar, M., Castrillón, M., Tobón, G., Vargas, M. y Velásquez, I. (2004). Estrategias y juegos pedagógicos para encuentros. Bogotá: Ediciones Paulinas.

Bonilla, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá del dilema de los métodos. La investigación en las ciencias sociales. Bogotá: Grupo Editores Norma.

Calderón, L., Marín, S. y Vargas, N. (2014). La lúdica como estrategia para favorecer el proceso de aprendizaje en niños de edad preescolar de la institución educativa Nusefa de Ibagué (Trabajo de Grado). Universidad del Tolima. Recuperado de http://repository.ut.edu.co/bitstream/001/1409/1/RIUT-JCDA-spa-2015-La%20l%C3%BAdica%20como%20estrategia%20para%20favorecer%20el%20proceso%20de%20aprendizaje%20en%20ni%C3%B1os%20de%20edad%20preescolar%20de%20la%20I.E.%20Nusefa%20de%20Ibagu%C3%A9.pdf

Castro, H. y Terán, C. (2015). La pedagogía del juego para el fortalecimiento de los valores (Tesis de Maestría). Universidad Santo Tomás. Recuperado de reposistory.usta.edu.co›pedagogia_del_juego_para_educar_con_valores

Cedeño, S. (2015). La lúdica, una estrategia pedagógica en la construcción de valores para fortalecer procesos de enseñanza y aprendizaje en los niños de 4-5 años en la Institución Educativa San Simón de Ibagué (Trabajo de Grado). Universidad del Tolima. Recuperado de http://repository.ut.edu.co/bitstream/001/1661/1/Trabajo%20de%20Grado%20-%20Stefanyn%20Cede%C3%B1o%20Version%20aprobada.pdf

Cifuentes, R. (2011). Diseño de proyectos de investigación cualitativa. Buenos Aires, Argentina: Noveduc.

Cobos, J. (2009). Valores: familia y escuela. Revista digital, Innovación y experiencias educativas, 25, 1-9.

Comisión Nacional de los Derechos Humanos. (2012). La importancia de los valores en la vida cotidiana. Ciudad de México: Comisión Nacional de los Derechos Humanos.

De La Torre, S., Oliver, C. y Sevillano, M. (2008). Estrategias didácticas en el aula. Buscando la calidad y la innovación. Madrid, España: Universidad Nacional de Educación a Distancia UNED.

Díaz, H. (2008). Hermenéutica de la lúdica y pedagogía de la modificalidad simbólica. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.

Domínguez, C. (2015). La lúdica: una estrategia pedagógica depreciada. Juárez: Universidad Autónoma de Juárez.

Echeverri, J. y Gómez, J. (s.f.). Lo lúdico como componente de lo pedagógico, la cultura, el juego y la dimensión humana. Recuperado de http://blog.utp.edu.co/areaderecreacionpcdyr/files/2012/07/LO-LUDICO-COMO-COMPONENTE-DE-LO-PEDAGOGICO.pdf

García, J. (2004). Ambiente con recursos tecnológicos, escenarios para la construcción de procesos pedagógicos. San José, Costa Rica: Editorial Universidad Estatal a Distancia, EUNED.

Gómez, L., Rodríguez, R. y Yate, C. (2015). La lúdica como estrategia pedagógica para rescatar los valores del respeto, tolerancia, diálogo y honestidad, en la institución Educativa Claraval Chuscales: sede Chuscales (Trabajo de Especialización). Fundación Universitaria Los Libertadores. Recuperado de https://repository.libertadores.edu.co/bitstream/handle/11371/136/G%C3%B3mezAcostaLuzEdelmira.pdf?sequence=2

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). Bogotá: Mc-Graw Hill.

Jiménez, C. (2008). El juego. Nuevas miradas desde la neuropedagogía. Bogotá: Aula Abierta.

López, H. (2001). Investigación cualitativa y participativa. Un enfoque histórico hermenéutico y crítico-social en Psicología y Educación ambiental. Medellín, Colombia: Universidad Pontificia Bolivariana.

Monje, C. (2011). Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa. Guía didáctica. Neiva, Colombia: Universidad Surcolombiana.

Murillo, J. (2007). Investigación iberoamericana sobre la eficacia escolar. Bogotá: Convenio Andrés bello.

Ochoa, A. y Peiró, S. (2012). El quehacer docente y la educación en valores. Teoría de la educación. Educación y cultura, 13(3), 28-48. https://doi.org/10.14201/eks.9127

Posada, R. (2014). La lúdica como estrategia didáctica. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.

Rodríguez, C., Pozo, T. y Gutiérrez, J. (2006). La triangulación analítica como recurso para la validación de estudios de encuestas recurrentes e investigaciones de réplica en educación superior. RELIEVE, Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 12(2), 289-305.

Ruiz, A. (2017). Importancia de los valores humanos en la educación. Daena: International Journal of Good Conscience, 12(3), 345-356.

Sánchez, A. (2015). Nuevos valores en la práctica psicosocial y comunitaria: autonomía compartida, autocuidado, desarrollo humano, empoderamiento y justicia social. Universitas Psychologica, 14(4), 1235-1244. https://doi.org/10.11144/Javeriana.up14-4.nvpp

Sánchez, C. (2013). Aplicación de estrategias didácticas en contextos desfavorecidos. Madrid, España: Universidad Nacional de Educación a Distancia UNED.

Sánchez, G. (2008). Las estrategias de aprendizaje a través del componente lúdico. MarcoEle, Revista de Didáctica, Español como Lengua Extranjera, 11.

Tarrés, M., Montenegro, S., Gayol, M. y D’Ottavio, A. (2005). Educación en valores: un enfoque desde la investigación científica. Revista Iberoamericana de Educación, 1, 83-89.

Vasco, C. (2006). Siete retos de la educación colombiana para el período 2006 a 2019. Medellín: Universidad EAFIT.

Como Citar

Cepeda Guepud, N. J., & Belalcázar España, A. P. (2019). O papel das estratégias lúdicas no fortalecimento prático dos valores éticos. Revista Criterios, 26(2), 87–105. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art4

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-08

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: