Teste Psicométrico MEIL: Motivação Extrínseca e Intrínseca no Contexto do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art2Palavras-chave:
motivação, testes psicométricos, validade de conteúdo, validade de construto, confiabilidadeResumo
O objetivo geral da presente investigação é a criação de um instrumento psicométrico denominado MEIL, para medir a motivação extrínseca e intrínseca em um contexto de trabalho. Para cumprir com essa etapa, os objetivos específicos foram: identificar a validade do conteúdo, construir validade e confiabilidade. Quanto à metodologia, pode-se mencionar que se trata de um estudo quantitativo, empírico - analítico, descritivo e instrumental, e de delineamento não experimental de corte transversal, aplicado a uma amostra de 265 professores universitários.
Como resultado final, as propriedades psicométricas do instrumento foram obtidas da seguinte forma: a validade do conteúdo foi alcançada por meio da avaliação com juízes especialistas; a validade do construto foi definida por meio da análise fatorial e a confiabilidade foi analisada com o alfa de Cronbach, obtendo um excelente resultado no último.
Biografia do Autor
Eliana Alejandra Aguirre Guancha, Universidad Mariana
Psicóloga
María Cristina Calvache Ramírez, Universidad Mariana
Psicóloga; Administradora de Empresas
Daniela Stephanía Osejo Delgado, Universidad Mariana
Psicóloga
Referências
Álvarez, L. (2012). Escala de motivación adolescente (EM1) basada en el Modelo Motivacional de Mcclelland. Tesis Psicológica, 7, 128-143.
Betancourth, D. (2017). Creación de un instrumento psicométrico para evaluar fortalezas en profesionales universitarios de la Universidad Mariana de San Juan de Pasto. Manuscrito inédito. Universidad Mariana, Pasto, Colombia.
Bustos, L. (2018). Evaluación del Perfil Emocional en el Contexto Homosexual (Trabajo de Grado). Universidad Católica de Colombia, Bogotá. Recuperado de https://repository.ucatolica.edu.co/bitstream/10983/22340/1/TRABAJO%20DE%20GRADO%20INSTRUMENTO%20DE%20EVALUACION%20DEL%20PERFIL%20EMOCIONAL%20EN%20EL%20CONTEXTO%20HOMOSEXUAL%20.pdf
Cronbach, L.J., & Meelhl, P.E. (1955). Construct validity in Psychological Tests. Psychological Bulletin, 52(4), 281-302. https://doi.org/10.1037/h0040957
Díaz, J., Díaz, M. y Morales, S. (2013). Diseño, construcción y validación de un instrumento que evalúa motivación laboral en trabajadores de empresas formales de la ciudad de Bogotá. Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología, 6(1), 85-93.
Escobar-Pérez, J. y Cuervo-Martínez, Á. (2008). Validez de Contenido y Juicio de Expertos: Una Aproximación a su Utilización. Avances en Medición, 6, 27-36.
Grimaldo, M. (2016). La Importancia de las Técnicas de Muestreo. Recuperado de https://prezi.com/6x-jttlxeduk/la-importancia-de-las-tecnicas-de-muestreo/
Guil, M. (2005). Escala Mixta Likert-Thurstone. Anduli, Revista Andaluza de Ciencias Sociales, 5, 81-95.
Gutiérrez, M. (2014). Los enfoques filosóficos de generación del conocimiento y las apuestas metodológicas que exigen. Recuperado de http://www.javeriana.edu.co/blogs/mlgutierrez/files/Enfoques-y-estrategias-de-investigacion4.pdf
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.
Hernández, H. y Pascual, A. (2018). Validación de un instrumento de investigación para el diseño de una metodología de autoevaluación del sistema de gestión ambiental. RIAA, Revista de Investigación Agraria y Ambiental, 9(1), 157-164.
Kaiser, H. F. (1970). A second generation little jiffy. Psychometrika, 35(4), 401-415.
Kerlinger, F. y Lee, H. (s.f.). Investigación del comportamiento (4.a ed.) (Trad. Pineda Ayala, L. y Mora Magaña, I.). México: McGraw-Hill.
Medina, C. (2001). Paradigmas de la investigación sobre lo cuantitativo y lo cualitativo. Ciencia e Ingeniería Neogranadina, 10, 79-84. Doi: https://doi.org/10.18359/rcin.1382
Montero, I. y León, O. (2002). Clasificación y Descripción de las Metodologías de la Investigación en Psicología. Universidad Autónoma de Madrid, España. Recuperado de http://www.aepc.es/ijchp/articulos_pdf/ijchp-53.pdf
Moreno, R., Martínez, R. y Muñiz, J. (2004). Directrices para la construcción de ítems de elección múltiple. Psicothema, 16(3), 490-497.
Muñiz, J. (1992). Teoría Clásica de los Test. Madrid, España: Pirámide Editorial.
Ñaupas, H., Mejía, E. y Novoa, E. (2014). Metodología de la Investigación Cuantitativa – Cualitativa y Redacción de la Tesis (4.a ed.). Bogotá, Colombia: Ediciones de la U.
Pelayo, J. (s.f.). La motivación laboral. Recuperado de https://es.scribd.com/document/382954573/La-motivacion-laboral-pdf
Pérez, G. (1994). Paradigmas Cuantitativo y Cualitativo y Metodología de la Investigación. Recuperado de http://eduteka.icesi.edu.co/gp/upload/ed30c96e1724da08bf8c3133bf73c2b3.pdf
Ramírez, S., Valdés, E., Rosero, L., Villareal, N. y Vásquez, E. (2015). Diseño y Construcción Inventario ERCA (Empatía, Relaciones interpersonales y Comunicación Asertiva). San Juan de Pasto, Colombia: Editorial Universidad Mariana.
Ryan, R. y Deci, E. (2000). Teoría de la autodeterminación y la facilitación de la motivación intrínseca, el desarrollo social y el bienestar. Recuperado de http://www.davidtrotzig.com/uploads/articulos/2000_ryandeci_spanishampsych.pdf
Roche, M. (2010). Usos del análisis factorial para la construcción y validación de escalas. Recuperado de http://interwp.cepal.org/mmp/pres/15_An%C3%A1lisis_Factorial_Escalas.pdf
Santrock, J. (2002). Motivación: Perspectivas teóricas y algunas consideraciones de su importancia en el ámbito educativo. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/440/44012058010.pdf
Valero, S. (2013). Transformación e Interpretación de las Puntuaciones. Recuperado de http://openaccess.uoc.edu/webapps/o2/bitstream/10609/69325/1/Psicometr%C3%ADa_M%C3%B3dulo%204_Transformaci%C3%B3n%20e%20interpretaci%C3%B3n%20de%20las%20puntuaciones.pdf
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |