Problem-based Learning: application in a real learning environment

Autores

  • Johanna Maritza Pérez Báez CEM San Francisco de Asís

DOI:

https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art1

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, competência, cenário de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste texto é, em primeiro lugar, descrever as contribuições da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP na formação de competência científica nos alunos da oitava e nona sala de aula multi-série da escola secundária rural, utilizando um cenário real de aprendizagem e, em segundo lugar, avaliar a aplicação prática da solução encontrada no laboratório de panificação do Centro Educacional Municipal de São Francisco de Assis. A metodologia da Pesquisa-Ação foi desenvolvida sob o paradigma qualitativo, com uma abordagem hermenêutica para a interpretação das ações e percepções humanas. Foi encontrada resistência à mudança, sendo essencial o diálogo do conhecimento da cultura rural com o conhecimento científico. O saber-saber e o saber-fazer foram principalmente favorecidos, sendo necessário trabalhar mais o saber-estar. Através deste trabalho, um novo elemento prático foi contribuído para a ABP, desde a aplicação teórica até a aplicação prática da solução.

Biografia do Autor

Johanna Maritza Pérez Báez, CEM San Francisco de Asís

Magíster en Pedagogía; Ingeniera Agroindustrial. Docente del área Ciencias Naturales y Educación Ambiental del CEM San Francisco de Asís, Pasto, Colombia.

Referências

Ausubel, D., Novak, J. y Hanesian, H. (1983). Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo (2.a ed.). México: Editorial Trillas.

Barrios, Z., Reyes, L. y Muñoz, D. (2009). Desarrollo de competencias a través de proyectos de investigación. Telos, 11(2), 229-243.

Barrows, H., & Tamblyn, R. (1980). Problem-based Learning: an approach to medical education. New York: Springer Publishing.

Calvopiña, C. y Bassante, S. (2016). Aprendizaje Basado en Problemas. Un análisis crítico. Revista Publicando, 3(9), 341-350.

De Zubiría, J. (1994). Los modelos pedagógicos. Hacia una pedagogía dialogante. Bogotá, Colombia: Magisterio Editorial.

Díaz-Barriga, F. y Hernández-Rojas, G. (2002). Estrategias para el aprendizaje significativo: Fundamentos, adquisición y modelos de intervención. En Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista (pp. 231-249). México: McGraw-Hill.

Freire, P. (2013). Pedagogía de los oprimidos. Recuperado de http://paulofreireuca.blogspot.com/2013/01/pedagogia-oprimido.html

Fundación Universitaria del Área Andina. (s.f.). Voluntariado Andino. Línea de Cuidado Ambiental. Recuperado de http://media.utp.edu.co/centro-gestion-ambiental/archivos/memorias-i-encuentro-de-agroecologia-en-la-ecorregion-eje-cafetero-construyendo-territorio-con-sobe/4-voluntariado-funandi.pdf

Gimeno, J. (Comp.). (2011). Educar por competencias, ¿qué hay de nuevo? (3.a ed.). Madrid, España: Ediciones Morata, S. L.

Giraldo, F., Molina, J. y Córdoba, F. (Comp.). (2018). Experiencias de Investigación en Escenarios Escolares. Medellín, Colombia: Fondo Editorial Instituto Técnico Metropolitano ITM.

Gómez, V. (1995). Visión crítica sobre la Escuela Nueva en Colombia. Revista Educación y Pedagogía, 14 y 15, 280-306.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). México: McGraw-Hill / Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES). (2007). Fundamentación conceptual área de Ciencias Naturales. Bogotá: ICFES.

Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES). (2019). Marco de referencia de la Prueba de Ciencias Naturales, Saber 11. Bogotá, Colombia: Dirección de Evaluación ICFES.

Mena, V. y Vargas, C. (2010). Diseño Básico. Reflexiones sobre Pedagogía. Bogotá: Universidad Jorge Tadeo Lozano.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2004). Estándares Básicos de Competencias en Ciencias Naturales y Ciencias Sociales. Preguntar para Aprender. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-87436.html

Morales, P. y Landa, V. (2004). Aprendizaje Basado en Problemas. Theoria, 13, 145-157.

Pantoja, J. y Covarrubias, P. (2013). La enseñanza de la biología en el bachillerato a partir del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP). Perfiles Educativos, 35(139), 93-109. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2013.139.35714

Presidencia de la República de Colombia. (9 de julio de 1990). Decreto 1490 de 1990 “por el cual se adopta la metodología Escuela Nueva y se dicta otras disposiciones”. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-104130.html

Presidencia de la República de Colombia. (2015). Decreto 1075 del 26 de mayo de 2015 “por medio del cual se expide el Decreto Único Reglamentario del Sector Educación”. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-351080.html?_noredirect=1

Romero Medina, A. y García Sevilla, J. (2008). La elaboración de problemas ABP. En J. García Sevilla (Coord.), La Metodología del Aprendizaje Basado en Problemas (pp. 33-53). Murcia, España: Ediciones de la Universidad de Murcia.

Romero, N. (2016). Manual de Diseño Instruccional: una propuesta con tareas integradoras TI. Lima, Perú: Editorial Digital UNID (Universidad Interamericana para el Desarrollo).

Tobón, S. (2006). Formación basada en competencias. Pensamiento complejo, diseño curricular y didáctica (2ª ed.). Bogotá D.C.: Ecoe Ediciones.

Tobón, S. (2010). Proyectos formativos. Metodología para el desarrollo y evaluación de las competencias. México: Book Mart, S.A. de C.V.

Tobón, S. (2013). Formación Integral y Competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. Bogotá, Colombia: Ecoe Ediciones.

Tobón, S., Pimienta, J. y García, J. (2010). Secuencias didácticas: Aprendizaje y evaluación de competencias. Mexico: Pearson Educación.

Como Citar

Pérez Báez, J. M. (2019). Problem-based Learning: application in a real learning environment. Revista Criterios, 26(2), 13–33. https://doi.org/10.31948/rev.criterios/26.2-art1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-08

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações