Caracterização dos contextos em investigação pedagógica e educacional na cidade de Pasto

Autores

  • Adriana Aguirre Ortega Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo
  • Sonia Elena Mazuera Delgado
  • Bayardo Agustín Ortiz Ruiz Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo

Palavras-chave:

estado da arte, os contextos, a pesquisa, população, instituições

Resumo

Este artigo discute o contexto da investigação pedagógica e educacional em Pasto, durante os anos 2005 - 2011 para descrever, identificar e determinar as áreas em que as investigações foram realizadas em nível de graduação e pós-graduação. A metodologia qualitativa foi seguida com uma abordagem hermenêutica. O procedimento chamado “destilar a informação”, proposto pelo professor Fernando Vasquez Rodriguez, foi utilizado para análise da informação; o processo foi desenvolvido com base em informações organizadas em um documento desde os diferentes resultados da investigação, objeto deste estudo.

De acordo com os resultados, existe uma lacuna para acessar as diferentes pesquisas em universidades Mariana e CESMAG. A Universidade de Nariño, por sua vez, teve um impacto maior, tanto para a produção de investigação em diferentes níveis de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisa, como em classificá-la, sistematizá-la e torná-la acessível ao público. Discutem-se também os componentes da população e da instituição que diferentes pesquisadores têm trabalhado em seu campo.

Biografia do Autor

Adriana Aguirre Ortega, Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Secretaría de Educación Municipal de Pasto, Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Sonia Elena Mazuera Delgado

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Secretaría de Educación Municipal Pasto, Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Bayardo Agustín Ortiz Ruiz, Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo

Magíster en Pedagogía, Universidad Mariana; Secretaría de Educación Municipal Pasto, Institución Educativa Municipal Agustín Agualongo. San Juan de Pasto, Nariño, Colombia

Referências

Agudelo, C., Santana, M. & Velandia, C. (2005). 4. Investigación sobre la propia investigación: entretejido modelo conceptual y solución informática, en un estado del arte para un programa de educación superior . Historia de la Educación Colombiana, 189 -205.

Aguirre, A., Mazuera, S. & Ortiz , B. (2012). El acontecimiento de la investigación educativa y pedagógica: Contextos Socioeconómicos y Curriculares en San Juan de Pasto. Trabajo de grado. Maestría en Pedagogía, Universidad Mariana.

Calvo, G., Camargo, M., Pineda, C. (2008). ¿Investigación educativa o investigación pedagógica? El caso de la investigación en el Distrito Capital. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 1, 163-174.

Camacho, C. (2010). Texto de aula: sociedad, pedagogía y educación. Bogotá, D.C.: Universidad de la Salle.

Cifuentes, M., et al. (1993). “Una perspec-tiva hermenéutica para la construcción de estados del arte”. trabajo de grado. Facultad de Trabajo Social de la Universidad de Caldas, Manizales.

Domínguez, E. (2005). Estado del arte sobre investigación en la educación de niños menores de siete años en el departamento del Magdalena. Trabajo de grado. Universidad del Norte. Recuperado de http: //www.Uninorte.ed.co/divi-siones/humanidades/Eurek a/Nu-mero1/Articulo5.html

Gadamer, H. (1993). Fundamentos de una hermenéutica. Verdad y método filosófica (5ta. Ed.). Salamanca, España: Sigueme.

Grawitz, M. (1975). Métodos y técnicas de las ciencias sociales. Barcelona, España: Editorial Hispano Europea.

Manes, J. (2005). Gestión estratégica para instituciones Educativas (2da. Ed.). Buenos Aires, Argentina: Granica.

Martínez, L. (1993). ¿Qué significa construir un estado del arte desde una perspectiva hermenéutica? Criterios (8), 13 -20.

Ministerio de Educación Nacional. (s.f.). La situación de vulnerabilidad social de la infancia y la adolescencia. Córdoba, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.

Monereo, C. (1995). De los procedimientos a las estrategias: implicaciones para el Proyecto Cunicular Investigación y Renovación Escolar (IRES). Investigación en la Escuela.

Piedrahita, E. (2010). SINERGIA: Sistema Nacional de Evaluaciones de Gestión y Resultados, Publicados en los Últimos 15 Años. Bogotá D.C., Colombia: Dirección de Evaluación de Políticas Públicas.

Riaño, J. (s.f.). Una Visión Paradigmática al Currículo, Política y Educación. re-cuperado en http://www.archives.mx/espanol/hacia+una+definicion+-de+curriculo.

Ricoeur, P. (2006). Del texto a la acción. Buenos Aires, Argentina: Ed. Fondo de Cultura Económica.

Secretaría de Educación. (2012). Plan de Desarrollo Educativo. Educación con Calidad y Equidad para la transformación social 2012 - 2015. San Juan de Pas-to: Alcaldía Municipal.

Universidad Mariana. (2012). Estado del arte de la investigación Pedagógica y Educativa en el departamento de Nariño. San Juan de Pasto, Colombia.

Vásquez, F. (2007). Destilar la información un ejemplo paso a paso. Bogotá D.C., Colombia: Editorial Universitaria.

Como Citar

Aguirre Ortega, A., Mazuera Delgado, S. E., & Ortiz Ruiz, B. A. (2013). Caracterização dos contextos em investigação pedagógica e educacional na cidade de Pasto. Revista Criterios, 20(1), 119–137. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1859

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações