A tarefa escolar, como um compromisso da família

Autores

  • Yaneth Rodríguez Rueda Universidad de La Sabana
  • Alexandra Pedraza Ortiz Universidad de La Sabana

Palavras-chave:

família, escola, trabalho escolar

Resumo

A família desempenha um papel muito importante no acompanhamento permanente dos estudantes de educação básica no desenvolvimento didático das tarefas escolares, para evitar ou, pelo menos, reduzir o fenômeno do abandono escolar e aumentar o sucesso acadêmico.

O estudo foi realizado com seis professores e 55 pais de alunos do ciclo 1° do Colegio Instituto Técnico Juan del Corral, localizado na cidade de Engativá, em Bogotá, Colômbia. As variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico, sucesso escolar, retenção de sala de aula e apoio familiar foram avaliadas através da análise qualitativo-descritivo das opiniões alcançadas por cada um dos participantes no estudo.
Os resultados revelaram que o acompanhamento familiar é fundamental para garantir a estabilidade, o desenvolvimento, o progresso emocional e o nível acadêmico dos alunos, constituindo um pilar essencial dos processos pedagógicos, o que permite concluir que as crianças que recebem melhor e mais apoio das famílias nas atividades escolares, podem obter melhores resultados no nível acadêmico e na sua formação pessoal, forjando um projeto de vida claro e estável, dentro do qual o papel do educador também é importante.

References

 

Alcaldía Mayor de Bogotá. (2015). Informe Secretaría General. Bogotá. Recuperado de http://bogota.gov.co/localidades/engativa

Alonso C., Gallego, D. y Honey, P. (1995). Los Estilos de Aprendizaje. Procedimientos de Diagnóstico y Mejora (6ª. ed.). Bilbao, España: Ediciones Mensajero S.A.

Ander-Egg, E. (2013). Un Puente entre la Escuela y la Vida. Buenos Aires, Argentina: Editorial Magisterio del Río de la Plata.

Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2104). Bogotá, ciudad de estadísticas. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/portal/page/portal/PortalSDP/InformacionTomaDecisiones/Estadisticas/Bogot%E1%20Ciudad%20de%20Estad%EDsticas/2014/Bolet%EDn69.pdf

Durán, A., Tébar, M., Ochando, B., Martí, M., Bueno, F., Pin, G., …Genís, M. (2004). Manual Didáctico para la escuela de padres (5ª. ed.). Valencia, España: Fundación para el Estudio, Prevención y Asistencia a las Drogodependencias FEPAD.

Epstein, J. (2010). School/Family/Community Partnerships: Caring for the Children we Share. Recuperado de http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172171009200326

Gento, S. (2002). Participación en la Gestión Educativa. Madrid, España: Editorial Santillana S.A.

Gómez, L. y Suárez, O. (s.f.). El acompañamiento de los padres en la escuela. Recuperado de www.udea.edu.co/.../068+El+acompañamiento+de+los+padres+en+la+escuela.pdf?

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5ª. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Kreuz, A., Casas, C., Aguilar, I. y Carbó, M. (2009). La convivencia escolar desde el enfoque sistémico. El niño en la encrucijada entre sociedad, familia y escuela. Información Psicológica 95, 46-61. Valencia, España.

Henderson, A. & Berla, N. (Eds.). (1995). A New Generation of Evidence: The Family is Critical to Student Achievement (2nd. ed.). Washington, D.C.: Center for Law and Education.

Lan, Y., Blandón, D., Rodríguez, M. y Vásquez, L. (2013). Acompañamiento Familiar en los Procesos de Aprendizaje (Tesis de pregrado). Universidad de Buenaventura, Medellín, Colombia.

Marulanda, A. (2001). Creciendo con nuestros hijos. Bogotá, Colombia: Editorial Norma.

Martiñá, R. (2003). Escuela y Familia: una alianza necesaria. Buenos Aires, Argentina: Editorial Troquel.

Meirieu, P. (2005). Los deberes en casa. Barcelona, España: Editorial Octaedro

Medina, A. y Salvador, F. (2009). Didáctica General (2ª. ed.). Madrid, España:. Editorial Prentice Hall.

Ministerio de Educación Pública. SIMED. (l996). Fortalezcamos. La Autoestima y las Relaciones Interpersonales en la Escuela Líder. San José, Costa Rica: SIMED-MEP.

Motta, C. (1994). La formación y la vivencia de los valores en las escuelas costarricenses. San José de Costa Rica: Ministerio de Educación Pública.

Olaya, Y. y Mateus, J. (2015). Acompañamiento efectivo de los padres de familia en el proceso escolar de los niños de 6 a 7 años del Liceo Infantil Mi Nuevo Mundo (Trabajo de grado). Fundación Universitaria Los Libertadores, Bogotá, Colombia.

Suárez, M. (2000). Familia y Valores. Módulo I: Escuela de Padres. Construyendo lo nuestro. Bogotá, Colombia: Editorial Magisterio.

Villarroel, G. y Sánchez, X. (2002). Relación Familia y Escuela: un estudio comparativo en la ruralidad. Estudios Pedagógicos 28, 123-141.

Biografia do Autor

Yaneth Rodríguez Rueda, Universidad de La Sabana

Licenciada en Ciencias de la Educación; Psicopedagoga; Maestrante en Asesoría Familiar y Gestión de Programas para la Familia, Universidad de La Sabana, Colombia.

Alexandra Pedraza Ortiz, Universidad de La Sabana

Psicóloga; Especialista en Gerencia Educativa; Magíster en Educación. Docente Maestría en Asesoría Familiar y Gestión de Programas para la Familia, Universidad de La Sabana, Colombia.

Referências

Alcaldía Mayor de Bogotá. (2015). Informe Secretaría General. Bogotá. Recuperado de http://bogota.gov.co/localidades/engativa

Alonso C., Gallego, D. y Honey, P. (1995). Los Estilos de Aprendizaje. Procedimientos de Diagnóstico y Mejora (6ª. ed.). Bilbao, España: Ediciones Mensajero S.A.

Ander-Egg, E. (2013). Un Puente entre la Escuela y la Vida. Buenos Aires, Argentina: Editorial Magisterio del Río de la Plata.

Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2104). Bogotá, ciudad de estadísticas. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/portal/page/portal/PortalSDP/InformacionTomaDecisiones/Estadisticas/Bogot%E1%20Ciudad%20de%20Estad%EDsticas/2014/Bolet%EDn69.pdf

Durán, A., Tébar, M., Ochando, B., Martí, M., Bueno, F., Pin, G., …Genís, M. (2004). Manual Didáctico para la escuela de padres (5ª. ed.). Valencia, España: Fundación para el Estudio, Prevención y Asistencia a las Drogodependencias FEPAD.

Epstein, J. (2010). School/Family/Community Partnerships:Caring for the Children we Share. Recuperado de http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172171009200326

Gento, S. (2002). Participación en la Gestión Educativa. Madrid, España: Editorial Santillana S.A.

Gómez, L. y Suárez, O. (s.f.). El acompañamiento de los padres en la escuela. Recuperado de www.udea.edu.co/.../068+El+acompañamiento+de+los+padres+en+la+escuela.pdf?

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5a. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.

Kreuz, A., Casas, C., Aguilar, I. y Carbó, M. (2009). La convivencia escolar desde el enfoque sistémico. El niño en la encrucijada entre sociedad, familia y escuela. Información Psicológica 95, 46-61. Valencia, España.

Henderson, A. & Berla, N. (Eds.). (1995). A New Generation of Evidence: The Family is Critical to Student Achievement (2nd. ed.). Washington, D.C.: Center for Law and Education.

Lan, Y., Blandón, D., Rodríguez, M. y Vásquez, L. (2013). Acompañamiento Familiar en los Procesos de Aprendizaje (Tesis de pregrado). Universidad de Buenaventura, Medellín, Colombia.

Marulanda, A. (2001). Creciendo con nuestros hijos. Bogotá, Colombia: Editorial Norma.

Martiñá, R. (2003). Escuela y Familia: una alianza necesaria. Buenos Aires, Argentina: Editorial Troquel.

Meirieu, P. (2005). Los deberes en casa. Barcelona, España: Editorial Octaedro

Medina, A. y Salvador, F. (2009). Didáctica General (2a. ed.). Madrid, España:. Editorial Prentice Hall.

Ministerio de Educación Pública. SIMED. (l996). Fortalezcamos. La Autoestima y las Relaciones Interpersonales en la Escuela Líder. San José, Costa Rica: SIMED-MEP.

Motta, C. (1994). La formación y la vivencia de los valores en las escuelas costarricenses. San José de Costa Rica: Ministerio de Educación Pública.

Olaya, Y. y Mateus, J. (2015). Acompañamiento efectivo de los padres de familia en el proceso escolar de los niños de 6 a 7 años del Liceo Infantil Mi Nuevo Mundo (Trabajo de grado). Fundación Universitaria Los Libertadores, Bogotá, Colombia.

Suárez, M. (2000). Familia y Valores. Módulo I: Escuela de Padres. Construyendo lo nuestro. Bogotá, Colombia: Editorial Magisterio.

Villarroel, G. y Sánchez, X. (2002). Relación Familia y Escuela: un estudio comparativo en la ruralidad. Estudios Pedagógicos 28, 123-141. https://doi.org/10.4067/S0718-07052002000100007

Como Citar

Rodríguez Rueda, Y., & Pedraza Ortiz, A. (2017). A tarefa escolar, como um compromisso da família. Revista Criterios, 24(1), 199–214. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1763

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: