Papel da escola para famílias na Instituição Municipal de Educação do Mercedário

Autores

  • Alba Leonor Gómez Puyana

Palavras-chave:

ações pedagógicas, escola de famílias, formação, papel, vida escolar

Resumo

Este artigo revela o papel da educação familiar a nível institucional e seu impacto na vida escolar de toda uma comunidade educacional, especialmente relacionada aos processos educacionais e acadêmicos dos estudantes e suas famílias. O estudo contempla as ações pedagógicas desenvolvidas, o nível de participação das famílias, as estratégias aplicadas para as reuniões educacionais, as apreciações de seus atores sobre as contribuições e dificuldades relatadas na escola para as famílias e, finalmente, uma proposta de pedagogia estratégias para fortalecer a participação dinâmica e voluntária das famílias é projetada, a pedido de uma pesquisa que leve em consideração suas opiniões em relação à sua orientação e necessidades abrangentes de treinamento.

References Camacho, A. (2013). Escuela de Padres y Rendimiento Escolar. (Tesis de Pregrado). Universidad Rafael Landívar, Quetzaltenango. Recuperado de http://biblio3.url.edu.gt/Tesario/2013/05/09/Camacho-Agustina.pdf Camacho, T., Flórez, M., Gaibao, D., Aguirre, M., Castellano, Y. y Murcia, G. (2012). Estrategias pedagógicas en el ámbito educativo. Bogotá, D.C. Recuperado: http://www.mutisschool.com/portal/Formatos%20y%20Documentos%20Capacitacion%20Docentes/ESTRATEGIAPEDCorr.pdf   Cano, R. y Casado, M. (2015). Escuela y familia. Dos pilares fundamentales para unas buenas prácticas de orientación educativa a través de las escuelas de padres. Revista electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 18(2), 15 27. DOI: http://dx.doi.org/10.6018/reifop.18.2.219491

Durán, A. (2004). Manual Didáctico para Escuela de Padres. Valencia: Fundación para el estudio, prevención y asistencia.

Garcés, M. y Palacio, J. (2010). La comunicación familiar en asentamientos subnormales de Montería. Psicológica desde el Caribe-fundación Universidad del Norte, (25), 1-29.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Cartilla para padres de familia ¿Cómo participar en los procesos educativos de la escuela. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional: Revolución Educativa Colombia Aprende.

Moral, C. (2006). Criterios de validez en la investigación cualitativa actual. Revista de investigación Educativa, 24(1), 147-164.

Moritz, H. (1969). La familia y sus valores formativos. Barcelona: Herder.

Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E. y Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación. Bogotá: Ediciones de la U.

Parra, D. (2003). Manual de Estrategias de enseñanza/Aprendizaje. Antioquia: SENA, Centro Metalmecanico.

Parra, J. (2004). La participación de los padres y de la sociedad circundante en las instituciones educativas. Tendencias pedagógicas, (9), 165-187.

Suárez, M. (1997). Familia y Valores. Santafé de Bogotá: Cooperativa Editorial.

_____. (2000). Familia y valores, módulo 1. Bogotá: Magisterio.

Yuste, N. y Pérez, M. (2008). Las cuestiones familiares como causa de la violencia escolar según los padres. European Journal of Education and Psychology, 1(2), 19-27.

Biografia do Autor

Alba Leonor Gómez Puyana

Magíster en Pedagogía; Licenciada en Educación Básica, San Juan de Pasto, Nariño, Colombia.

Referências

Camacho, A. (2013). Escuela de Padres y Rendimiento Escolar. (Tesis de Pregrado). Universidad Rafael Landívar, Quetzaltenango. Recuperado de http://biblio3.url.edu.gt/Tesario/2013/05/09/Camacho-Agustina.pdf

Camacho, T., Flórez, M., Gaibao, D., Aguirre, M., Castellano, Y. y Murcia, G. (2012). Estrategias pedagógicas en el ámbito educativo. Bogotá, D.C. Recuperado: http://www.mutisschool.com/portal/Formatos%20y%20Documentos%20Capacitacion%20Docentes/ESTRATEGIAPEDCorr.pdf

Cano, R. y Casado, M. (2015). Escuela y familia. Dos pilares fundamentales para unas buenas prácticas de orientación educativa a través de las escuelas de padres. Revista electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 18(2), 15 27. https://doi.org/10.6018/reifop.18.2.224771

Durán, A. (2004). Manual Didáctico para Escuela de Padres. Valencia: Fundación para el estudio, prevención y asistencia.

Garcés, M. y Palacio, J. (2010). La comunicación familiar en asentamientos subnormales de Montería. Psicológica desde el Caribe-fundación Universidad del Norte, (25), 1-29.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Cartilla para padres de familia ¿Cómo participar en los procesos educativos de la escuela. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional: Revolución Educativa Colombia Aprende.

Moral, C. (2006). Criterios de validez en la investigación cualitativa actual. Revista de investigación Educativa, 24(1), 147-164.

Moritz, H. (1969). La familia y sus valores formativos. Barcelona: Herder.

Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E. y Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación. Bogotá: Ediciones de la U.

Parra, D. (2003). Manual de Estrategias de enseñanza/Aprendizaje. Antioquia: SENA, Centro Metalmecanico.

Parra, J. (2004). La participación de los padres y de la sociedad circundante en las instituciones educativas. Tendencias pedagógicas, (9), 165-187.

Suárez, M. (1997). Familia y Valores. Santafé de Bogotá: Cooperativa Editorial.

Suárez, M. (2000). Familia y valores, módulo 1. Bogotá: Magisterio.

Yuste, N. y Pérez, M. (2008). Las cuestiones familiares como causa de la violencia escolar según los padres. European Journal of Education and Psychology, 1(2), 19-27. https://doi.org/10.30552/ejep.v1i2.8

Como Citar

Gómez Puyana, A. L. (2017). Papel da escola para famílias na Instituição Municipal de Educação do Mercedário. Revista Criterios, 24(1), 151–168. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1760

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações