História das crianças como estratégia de ensino para reforçar a compreensão da leitura

Autores

  • Gilma Mirian Mora Burbano

Palavras-chave:

lendo estratégias de compreensão, leitura níveis

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que abordou o fortalecimento da compreensão de leitura. O objetivo geral era usar a história das crianças como uma estratégia didática para o fortalecimento da compreensão de leitura em alunos da série 1-1, da Instituição Educacional Municipal Ciudad de Pasto, seção da tarde, período III. O paradigma foi qualitativo, com uma abordagem hermenêutica e participativa. A aplicação de oficinas didáticas de diagnóstico, desenvolvimento e avaliação com quatro histórias infantis reforçou a compreensão de leitura e, portanto, suas performances de baixo nível e básicas para altas e superiores. Os pilares teóricos que contribuíram significativamente nesta pesquisa foram: Isabel Solé, Calixto Gutiérrez-Braojos e Honorio Salmerón, entre outros.

Referências

Antunes, C. (1999). Manual de técnicas de dinámica de grupo, de sensibilización y lúdicopedagógicas. México: Sello Lumen.

Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2005). Más allá de dilema de los métodos: la investigación en Ciencias Sociales (3ª. ed.). Santafé de Bogotá D.C. Colombia: Universidad de Los Andes y Grupo Editorial Norma.

Calvo, P. (s.f.). Los niveles de la comprensión lectora. Recuperado de prosynergy.org.pe/ mireddocente.org.pe/2010/descargas.php?ruta.../files

Cassany, D., Luna, M. y Sanz, G. (2000). Enseñar lengua (5ª. ed.). Barcelona, España: Editorial Graó.

Colombia aprende. (s.f.). Derechos básicos de aprendizaje. Recuperado de http://www. colombiaaprende.edu.co/html/micrositios/1752/w3 article-349446.html

De Shutter, A. (1983). Investigación participativa: una opción metodológica para la educación de adultos. México: CREFAL.

Gutiérrez-Braojos, C. y Salmerón, H. (2012). Estrategias de comprensión lectora: enseñanza y evaluación en educación primaria. Profesorado, Revista de curriculum y formación del profesorado, 16(1).

Khemais, J. (2005). Estrategias inferenciales en la comprensión lectora. Revista Electrónica Internacional Glosas Didácticas, No. 13, 95-114.

Mendoza, A. (1999). Cerrillo, P. y García, J. (Coords.). Literatura infantil y su didáctica. Cuenca, España: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2003). Estándares básicos de competencias del lenguaje. Bogotá, Colombia. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-116042_archivo_pdf1.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2009). Decreto 1290 del 16 de abril de 2009 “por el cual se reglamenta la evaluación del aprendizaje y promoción de los estudiantes de los niveles de educación básica y media”. Bogotá, Colombia. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-187765.html

Piaget, J. (2016). Psicología del niño (Ed. Renovada). Madrid, España: Ediciones Morata.

Ríos, M. (2013). Teoría y Metodología de la investigación. Recuperado de http://repository. unad.edu.co/bitstream/10596/2173/1/Procesos.pdf

Romero, R. (s.f.). Metodología de la Investigación. Recuperado de http://ocwus.us.es/didactica-y-organizacion-escolar/investigacion-en-medios-1/investigacion_medios/recursos/rosalia.pdf

Solé, I. (1998). Estrategias de Lectura (8ª. ed.). Barcelona, España: Editorial Graó.

Van Dalen, D. y Mayer, W. (2006). Manual de técnica de la investigación educacional. Barcelona, España: Paidós Ibérica.

Vygotsky, L. (1930). Sobre los sistemas psicológicos. En: L. Vygotsky, Obras escogidas, Vol. II. Madrid: Visor.

Como Citar

Mora Burbano, G. M. (2017). História das crianças como estratégia de ensino para reforçar a compreensão da leitura. Revista Criterios, 24(1), 99–116. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1757

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-26

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: