Contextos semânticos como estratégia de ensino para melhorar o processo de escrita e de leitura

Autores

  • Socorro Herrera Paredes
  • Gloria Manrique Delgado Institución Educativa Municipal El Encano
  • Doris Mora Pantoja Educación Primaria de la Institución Educativa Ciudadela de La Paz Municipio de Pasto

Palavras-chave:

contexto semântico, alfabetização, estratégia didática

Resumo

O objetivo do presente estudo foi projetar uma estratégia didática baseada em contextos semânticos, de tal forma que o processo de leitura e escrita possa ser fortalecido nos alunos do terceiro, quinto e sexto graus de algumas instituições educacionais de Pasto, Túquerres e Pupiales, Colômbia, sob a metodologia qualitativa, com abordagem hermenêutica crítica e método etnográfico. A observação dos participantes foi utilizada como técnica de coleta de informações e os instrumentos foram o diário de campo e o teste de leitura inicial com base no teste EGRA, que resultaram em deficiências no processo de leitura e escrita, porque não há continuidade, e as diferentes etapas de aprendizado não são levadas em consideração com a idade e nível educacional, tornando-se um processo mecânico. Tudo isso conclui que a aplicação da proposta sobre contextos semânticos exerce as habilidades de pensamento dos processos de leitura e escrita, fortalece as dimensões cognitivas, afetivas e sociais que aumentam a motivação dos alunos para aprender, explorar, investigar e descobrir, expandindo o horizonte de experiências para transformá-los em novas oportunidades de aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Socorro Herrera Paredes

Profesional Bióloga con énfasis en Microbiología Industrial. Docente área de Ciencias Naturales (biología
y química).

Gloria Manrique Delgado, Institución Educativa Municipal El Encano

Maestrante de Pedagogía; Licenciada en Inglés Español. Docente de tiempo completo de Básica Primaria de la Institución Educativa Municipal El Encano, Nariño, Colombia.

Doris Mora Pantoja, Educación Primaria de la Institución Educativa Ciudadela de La Paz Municipio de Pasto

Maestrante de Pedagogía; Licenciada en Educación Primaria. Docente Educación Primaria de la Institución Educativa Ciudadela de La Paz Municipio de Pasto.

Referências

Agencia de los Estados Unidos para el desarrollo internacional. (USAID). (2009). Manual para la evaluación inicial de la lectura en niños de educación primaria. Recuperado de http://pdf.usaid.gov/pdf_docs/Pnads441.pdf

De Zubiría, M. (2007). Teoría de las seis lecturas. Mecanismos del aprendizaje semántico. Tomo 1. Preescolar y Primaria. Bogotá, Colombia: ECOE Ediciones, Fundación Alberto Merani, Fondo de Publicaciones Bernardo Herrera Merino.

González, A. y Charria, M. (1992). Hacia una nueva pedagogía de la lectura. Buenos Aires, Argentina: Editorial Aique Didáctica.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2012). Colombia en PIRLS 2011, Síntesis de Resultados. Bogotá, Colombia. Recuperado de http://cerlalc.org/curso_didactica/doc/ciclo_uno/Informe_Colombia_PIRLS.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2006). Estándares básicos de competencias en Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciudadanas. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-340021_recurso_1.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2013). Serie Guías No. 43. Estrategias para hacer más eficiente el tiempo en el aula. Bogotá, Colombia. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-329722_archivo_pdf_estrategias_grados_0_a_3.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2014). Lineamientos de calidad para las licenciaturas en educación. (Programas de Formación inicial de Maestros). Bogotá, Colombia. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-344483_archivo_pdf.pdf

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2014). Estándares Básicos de competencia. Bogotá, Colombia. Recuperado de

http://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-340021.html

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2015). SIMAT, Sistema Integrado de Matrícula. Bogotá, Colombia. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/article-168883.html

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2015). Resultados agregados de los establecimientos educativos en las Pruebas Saber 11°, 2012. Bogotá, Colombia. Recuperado de http://www2.icfes.gov.co/component/k2/item/568?Itemid=350

Rodríguez, J. (2003). Paradigmas, enfoques y métodos en la investigación educativa. Investigación Educativa, 7(12), 23-40.

Tobón, S., Pimienta, J. y García, J. (2010). Secuencias didácticas: Aprendizaje y Evaluación de Competencias. México: Pearson Educación.

Urbaneja, M. (2008). Relación entre la enseñanza de la lengua escrita en la I Etapa de Educación Básica y la comprensión lectora de los niños al ingresar a 4to grado de la E.B. “Rebeca Mejías Ramírez” del año escolar 2005-2006. (Tesis de Maestría). Universidad de Oriente. Recuperado de http://ri.bib.udo.edu.ve/bitstream/123456789/3816/1/MENCI%C3%93N%20ENSE%C3%91ANZA%20DEL%20CASTELLANO.pdf

Van Dijk, T. (1980). Texto y contexto. Semántica y pragmática del discurso. Madrid, España: Ediciones Cátedra, S.A.

Como Citar

Herrera Paredes, S., Manrique Delgado, G., & Mora Pantoja, D. (2017). Contextos semânticos como estratégia de ensino para melhorar o processo de escrita e de leitura. Revista Criterios, 24(1), 39–52. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/1726

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-02-15

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: