A tarefa escolar, como um compromisso da família
Palavras-chave:
família, escola, trabalho escolarResumo
A família desempenha um papel muito importante no acompanhamento permanente dos estudantes de educação básica no desenvolvimento didático das tarefas escolares, para evitar ou, pelo menos, reduzir o fenômeno do abandono escolar e aumentar o sucesso acadêmico.
O estudo foi realizado com seis professores e 55 pais de alunos do ciclo 1° do Colegio Instituto Técnico Juan del Corral, localizado na cidade de Engativá, em Bogotá, Colômbia. As variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico, sucesso escolar, retenção de sala de aula e apoio familiar foram avaliadas através da análise qualitativo-descritivo das opiniões alcançadas por cada um dos participantes no estudo.
Os resultados revelaram que o acompanhamento familiar é fundamental para garantir a estabilidade, o desenvolvimento, o progresso emocional e o nível acadêmico dos alunos, constituindo um pilar essencial dos processos pedagógicos, o que permite concluir que as crianças que recebem melhor e mais apoio das famílias nas atividades escolares, podem obter melhores resultados no nível acadêmico e na sua formação pessoal, forjando um projeto de vida claro e estável, dentro do qual o papel do educador também é importante.
AlcaldÃa Mayor de Bogotá. (2015). Informe SecretarÃa General. Bogotá. Recuperado de http://bogota.gov.co/localidades/engativa
Alonso C., Gallego, D. y Honey, P. (1995). Los Estilos de Aprendizaje. Procedimientos de Diagnóstico y Mejora (6ª. ed.). Bilbao, España: Ediciones Mensajero S.A.
Ander-Egg, E. (2013). Un Puente entre la Escuela y la Vida. Buenos Aires, Argentina: Editorial Magisterio del RÃo de la Plata.
Departamento Administrativo Nacional de EstadÃstica (DANE). (2104). Bogotá, ciudad de estadÃsticas. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/portal/page/portal/PortalSDP/InformacionTomaDecisiones/Estadisticas/Bogot%E1%20Ciudad%20de%20Estad%EDsticas/2014/Bolet%EDn69.pdfDurán, A., Tébar, M., Ochando, B., MartÃ, M., Bueno, F., Pin, G., …GenÃs, M. (2004). Manual Didáctico para la escuela de padres (5ª. ed.). Valencia, España: Fundación para el Estudio, Prevención y Asistencia a las Drogodependencias FEPAD.
Epstein, J. (2010). School/Family/Community Partnerships: Caring for the Children we Share. Recuperado de http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172171009200326
Gento, S. (2002). Participación en la Gestión Educativa. Madrid, España: Editorial Santillana S.A.
Gómez, L. y Suárez, O. (s.f.). El acompañamiento de los padres en la escuela. Recuperado de www.udea.edu.co/.../068+El+acompañamiento+de+los+padres+en+la+escuela.pdf?
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). MetodologÃa de la investigación (5ª. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.
Kreuz, A., Casas, C., Aguilar, I. y Carbó, M. (2009). La convivencia escolar desde el enfoque sistémico. El niño en la encrucijada entre sociedad, familia y escuela. Información Psicológica 95, 46-61. Valencia, España.
Henderson, A. & Berla, N. (Eds.). (1995). A New Generation of Evidence: The Family is Critical to Student Achievement (2nd. ed.). Washington, D.C.: Center for Law and Education.
Lan, Y., Blandón, D., RodrÃguez, M. y Vásquez, L. (2013). Acompañamiento Familiar en los Procesos de Aprendizaje (Tesis de pregrado). Universidad de Buenaventura, MedellÃn, Colombia.
Marulanda, A. (2001). Creciendo con nuestros hijos. Bogotá, Colombia: Editorial Norma.
Martiñá, R. (2003). Escuela y Familia: una alianza necesaria. Buenos Aires, Argentina: Editorial Troquel.
Meirieu, P. (2005). Los deberes en casa. Barcelona, España: Editorial Octaedro
Medina, A. y Salvador, F. (2009). Didáctica General (2ª. ed.). Madrid, España:. Editorial Prentice Hall.
Ministerio de Educación Pública. SIMED. (l996). Fortalezcamos. La Autoestima y las Relaciones Interpersonales en la Escuela LÃder. San José, Costa Rica: SIMED-MEP.
Motta, C. (1994). La formación y la vivencia de los valores en las escuelas costarricenses. San José de Costa Rica: Ministerio de Educación Pública.
Olaya, Y. y Mateus, J. (2015). Acompañamiento efectivo de los padres de familia en el proceso escolar de los niños de 6 a 7 años del Liceo Infantil Mi Nuevo Mundo (Trabajo de grado). Fundación Universitaria Los Libertadores, Bogotá, Colombia.
Suárez, M. (2000). Familia y Valores. Módulo I: Escuela de Padres. Construyendo lo nuestro. Bogotá, Colombia: Editorial Magisterio.
Villarroel, G. y Sánchez, X. (2002). Relación Familia y Escuela: un estudio comparativo en la ruralidad. Estudios Pedagógicos 28, 123-141.
Biografia do Autor
Yaneth Rodríguez Rueda, Universidad de La Sabana
Licenciada en Ciencias de la Educación; Psicopedagoga; Maestrante en Asesoría Familiar y Gestión de Programas para la Familia, Universidad de La Sabana, Colombia.
Alexandra Pedraza Ortiz, Universidad de La Sabana
Psicóloga; Especialista en Gerencia Educativa; Magíster en Educación. Docente Maestría en Asesoría Familiar y Gestión de Programas para la Familia, Universidad de La Sabana, Colombia.
Referências
Alcaldía Mayor de Bogotá. (2015). Informe Secretaría General. Bogotá. Recuperado de http://bogota.gov.co/localidades/engativa
Alonso C., Gallego, D. y Honey, P. (1995). Los Estilos de Aprendizaje. Procedimientos de Diagnóstico y Mejora (6ª. ed.). Bilbao, España: Ediciones Mensajero S.A.
Ander-Egg, E. (2013). Un Puente entre la Escuela y la Vida. Buenos Aires, Argentina: Editorial Magisterio del Río de la Plata.
Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2104). Bogotá, ciudad de estadísticas. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/portal/page/portal/PortalSDP/InformacionTomaDecisiones/Estadisticas/Bogot%E1%20Ciudad%20de%20Estad%EDsticas/2014/Bolet%EDn69.pdf
Durán, A., Tébar, M., Ochando, B., Martí, M., Bueno, F., Pin, G., …Genís, M. (2004). Manual Didáctico para la escuela de padres (5ª. ed.). Valencia, España: Fundación para el Estudio, Prevención y Asistencia a las Drogodependencias FEPAD.
Epstein, J. (2010). School/Family/Community Partnerships:Caring for the Children we Share. Recuperado de http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172171009200326
Gento, S. (2002). Participación en la Gestión Educativa. Madrid, España: Editorial Santillana S.A.
Gómez, L. y Suárez, O. (s.f.). El acompañamiento de los padres en la escuela. Recuperado de www.udea.edu.co/.../068+El+acompañamiento+de+los+padres+en+la+escuela.pdf?
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación (5a. ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.
Kreuz, A., Casas, C., Aguilar, I. y Carbó, M. (2009). La convivencia escolar desde el enfoque sistémico. El niño en la encrucijada entre sociedad, familia y escuela. Información Psicológica 95, 46-61. Valencia, España.
Henderson, A. & Berla, N. (Eds.). (1995). A New Generation of Evidence: The Family is Critical to Student Achievement (2nd. ed.). Washington, D.C.: Center for Law and Education.
Lan, Y., Blandón, D., Rodríguez, M. y Vásquez, L. (2013). Acompañamiento Familiar en los Procesos de Aprendizaje (Tesis de pregrado). Universidad de Buenaventura, Medellín, Colombia.
Marulanda, A. (2001). Creciendo con nuestros hijos. Bogotá, Colombia: Editorial Norma.
Martiñá, R. (2003). Escuela y Familia: una alianza necesaria. Buenos Aires, Argentina: Editorial Troquel.
Meirieu, P. (2005). Los deberes en casa. Barcelona, España: Editorial Octaedro
Medina, A. y Salvador, F. (2009). Didáctica General (2a. ed.). Madrid, España:. Editorial Prentice Hall.
Ministerio de Educación Pública. SIMED. (l996). Fortalezcamos. La Autoestima y las Relaciones Interpersonales en la Escuela Líder. San José, Costa Rica: SIMED-MEP.
Motta, C. (1994). La formación y la vivencia de los valores en las escuelas costarricenses. San José de Costa Rica: Ministerio de Educación Pública.
Olaya, Y. y Mateus, J. (2015). Acompañamiento efectivo de los padres de familia en el proceso escolar de los niños de 6 a 7 años del Liceo Infantil Mi Nuevo Mundo (Trabajo de grado). Fundación Universitaria Los Libertadores, Bogotá, Colombia.
Suárez, M. (2000). Familia y Valores. Módulo I: Escuela de Padres. Construyendo lo nuestro. Bogotá, Colombia: Editorial Magisterio.
Villarroel, G. y Sánchez, X. (2002). Relación Familia y Escuela: un estudio comparativo en la ruralidad. Estudios Pedagógicos 28, 123-141. https://doi.org/10.4067/S0718-07052002000100007
Como Citar
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Criterios es publicada por la Editorial UNIMAR de la Universidad Mariana bajo los términos de la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Métricas
Métricas do artigo | |
---|---|
Vistas abstratas | |
Visualizações da cozinha | |
Visualizações de PDF | |
Visualizações em HTML | |
Outras visualizações |