Projetos pedagógicos integradores: uma alternativa de trabalho com pertinência cultural em San Cipriano, Buenaventura, Colômbia

Autores

  • Elba Mercedes Palacios Córdoba Instituto de Educación y Pedagogía, Universidad del Valle
  • Omaira Hurtado Martí­nez Universidad Libre, Cali, Valle, Colombia

Palavras-chave:

comunidade, cultura, currículo, educação, projetos pedagógicos integradores

Resumo

Com esta reflexão divulgase uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é a construção de um currículo com pertinência cultural na comunidade de San Cipriano, reserva florestal protetora, na Instituição Educativa José Maria Córdoba, Buenaventura, Colômbia. Nas linhas seguintes, a deliberação sobre a possibilidade de reorientar o processo de formação para o trabalho por projetos pedagógicos integradores, retoma a vivência cultural de quem conforma a comunidade educativa; de como se experimenta na prática e das suas consequências nos processos concretos de formação, nos quais se recria conhecimentos. Assim sendo, no presente texto, considerase que quem ensina faz mediação cultural; discernese sobre a história do sujeito coletivo de estudo e do que tem determinado o olhar do cultural do povo a quem vai encaminhada a educação.

Biografia do Autor

Elba Mercedes Palacios Córdoba, Instituto de Educación y Pedagogía, Universidad del Valle

Candidata a doctorado en Gestión de la Paz y los Conflictos; Magíster en Filosofía del Lenguaje; Licenciada en Filosofía; Diplomada en Identidades y Conflicto; Diplomada en Comunidades Afrocolombianas y Memoria Histórica en el Marco de Justicia y Paz (Ley 975 de 2005); Egresada de la Escuela de Teatro del Instituto Popular de Cultura; profesora de la Cátedra de Formación Ciudadana y Constitución Política, Instituto de Educación y Pedagogía, Universidad del Valle, Colombia.

Omaira Hurtado Martí­nez, Universidad Libre, Cali, Valle, Colombia

Doctora en Investigación Educativa; Magíster en Educación con Énfasis en Desarrollo y Evaluación Curricular; Especialista en Desarrollo Intelectual y Educación; Licenciada en Educación con énfasis en Biología y Química; Directora de la Especialización en Pedagogía Infantil; coordinadora (E) de investigación de los programas de Educación, Universidad Libre, Cali, Valle, Colombia.

Referências

Astudillo, W., Hurtado, M., Hurtado, O., Ortiz, E. y Salamanca, A. (1991). Currículo y cultura en el pacifico colombiano. Programa de investigaciones. (Tesis inédita de la Maestría en Educación con énfasis en Desarrollo y Evaluación Curricular). Pontificia Universidad Javeriana, Cali.

Benítez, M. (2009). Aprender de la memoria cultural afrocolombiana con niños y niñas de quinto de primaria. (Trabajo de grado inédito de la Especialista en Pedagogía Infantil). Universidad Santiago de Cali, Cali.

Casarini, M. (2002). Teoría y diseño curricular. México: Editorial Trillas.

Chávez, C., Navarrete, M. y Venegas, N. (2004). Curriculum y comunidad. Una experiencia de innovación educativa. Cali: Universidad del Valle, Instituto de Educación y Pedagogía.

CINEP/Programa por la Paz. (2012). Minería, conflictos sociales y violación a los derechos humanos en Colombia. Segundo Informe Especial.

Colombia. (1991). Constitución Política. Recuperado de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Nor-ma1.jsp?i=4125

Congreso de la República de Colombia. (1993). Ley 70 de Comunidades negras. Diario Oficial No. 41.013.

Congreso de la República de Colombia. (1994). Ley 115 del 8 de febrero de 1994. Por la cual se expide la ley general de educación. Recu-perado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/ar-ticles-85906_archivo_pdf.pdf

Estebaranz, A. (coord.). (2000). Construyendo el cambio: perspectivas y propuestas de innovación educativa. Sevilla: Secretariado de Publicaciones de la Universidad de Sevilla.

Foucault, M. (1992). Genealogía del Racismo. De la Guerra de las Razas al Racismo de Estado. Traducción del francés: Alfredo Tzveibely. Madrid: Ediciones La Piqueta.

Fundación San Cipriano (CVC). (2002). Plan de Manejo Ambiental de la Reserva Forestal Protectora de los ríos Escalerete y San Cipriano, Municipio de Buenaventura.

Gimeno, J. (1993). Comprender y transformar la enseñanza. Morata, Madrid.

Grundy, S. (1994). Producto o praxis del curriculum. Madrid: Morata.

Hurtado, O. (2009). Innovaciones Curriculares en la Educación Preescolar en Santiago de Cali. (Tesis Doctoral no publicada). Universidad de Sevilla, Sevilla, España.

Institución Educativa José María Córdoba. (2008-2009). Proyecto Educativo Institucional. San Cipriano, Córdoba, Buenaventura.

Institución Educativa José María Córdoba. (2009). Manual de Convivencia. Institución Educativa José María Córdoba.

Lozano, R. (2008). Así es Buenaventura (21ª. ed.). Buenaventura: Alcaldía Distrital de Buenaventura. https://doi.org/10.1353/ntc.0.0028

Magendzo, A. (1986). Curriculum y Cultura en América Latina. Programa interdisciplinario de investigaciones en educación. Santiago de Chile.

Mosquera, B., Obregón, M. y Sinisterra, A. (2001). Monografía de la vereda San Cipriano. (Trabajo de Grado inédito). Licenciatura en Administración Educativa, Buenaventura.

Quijano, A. (2000). El Fantasma del desarrollo en América Latina. Revista Venezolana de Economía y Ciencias Sociales, 6(2), 38-55.

Torres, J. (1994). El curriculum oculto. Madrid: Morata.

Young, I. (2000). La justicia y la política de la diferencia. Madrid: Editorial Cátedra.

Como Citar

Palacios Córdoba, E. M., & Hurtado Martí­nez, O. (2015). Projetos pedagógicos integradores: uma alternativa de trabalho com pertinência cultural em San Cipriano, Buenaventura, Colômbia. Revista UNIMAR, 33(1), 43–55. Recuperado de https://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/903

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: