A autorregulação do trabalho docente na sala de aula de uma instituição educativa em Santander, Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v43i2.4494

Palavras-chave:

educação, ensino, docente, sala de aula, aprendizagem

Resumo

Este artigo baseia-se num estudo em grande escala realizado em quatro instituições educativas de quatro municípios colombianos, cujo objetivo era analisar as estratégias de autorregulação utilizadas no ensino em sala de aula. Uma das instituições participantes foi o Instituto Técnico Superior Industrial em Barrancabermeja, Santander, Colômbia. Embora o foco da pesquisa sobre autorregulação fosse os alunos, este estudo examinou como os professores autorregulavam a sua aprendizagem e desempenho na sala de aula. O paradigma da investigação foi qualitativo, com uma abordagem fenomenológica e um método descritivo exploratório. Uma vez que o trabalho de ensino está estruturado em três fases — planeamento, execução e autorreflexão —, foram aplicados instrumentos de diagnóstico durante a fase de planeamento para identificar as necessidades e características do grupo. Ferramentas de avaliação, tais como rubricas e registos, foram utilizadas durante a fase de execução. Narrativas de ensino foram utilizadas durante a fase de autorreflexão para analisar e avaliar a prática pedagógica. Os resultados indicam um desempenho geral ‘bom’ na rubrica e no diário de bordo. No entanto, foram identificadas áreas a melhorar, particularmente no que diz respeito à clareza conceptual e à gestão das atividades em grupo. O estudo destaca o papel fundamental da regulação emocional e cognitiva no desempenho docente, bem como os desafios tecnológicos que influenciam a gestão do tempo e o desenvolvimento da aula.

Biografia do Autor

Diego Ramiro Castro Castro, Corporación Universitaria Minuto de Dios

Doctor en Educación. Profesor, Corporación Universitaria Minuto de Dios, Bogotá, Colombia

María Camila Díaz Carrillo, Fundación Social para la Construcción de Paz (Funspaz)

Candidata a Magíster en Educación, Corporación Universitaria Minuto de Dios. Agente educativa, Fundación Social para la Construcción de Paz (Funspaz), Pitalito, Huila, Colombia

Ermides Manuel García Martínez, Instituto Técnico Superior Industrial

Candidato a Magíster en Educación, Corporación Universitaria Minuto de Dios. Profesor, Instituto Técnico Superior Industrial, Barrancabermeja, Santander, Colombia

Sandra Yohana Quintero Moya, Universidad de Santander

Candidata a Magíster en Educación, Corporación Universitaria Minuto de Dios. Profesora, Universidad de Santander, Bucaramanga, Santander, Colombia

Referências

Alarcón-Alvial, M. A., Oyanadel, C. R., Castro-Carrasco, P. J. y González, I. N. (2020). Teorías subjetivas de profesores sobre gestión del tiempo instruccional y clima de aula. Información Tecnológica, 31(5), 173-184. https://doi.org/10.4067/S0718-07642020000500173 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07642020000500173

Anzelin, I., Marín-Gutiérrez, A. y Chocontá, J. (2020). Relación entre la emoción y los procesos de enseñanza aprendizaje. Sophia, 16(1), 48-64. https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.1i.1007 DOI: https://doi.org/10.18634/sophiaj.16v.1i.1007

Bachiller et al., (2024). Aportes para el fortalecimiento en la autorregulación de los procesos de la labor docente en el aula de clases en cuatro instituciones educativas de cuatro municipios en Colombia [Tesis de maestría inédita]. Corporación Universitaria Minuto de Dios.

Bailey-Moreno J. y Flores-Fahara M. (2022). ¿Cómo aprenden a enseñar los profesores universitarios? Un acercamiento a la construcción de creencias acerca de la enseñanza. Revista Complutense de Educación, 33(1), 81-91. https://doi.org/10.5209/rced.73717 DOI: https://doi.org/10.5209/rced.73717

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Prentice-Hall.

Bembenutty, H., Kitsantas, A., DiBenedetto, M. K., Wigfield, A., Greene, J. A., Usher, E. L., & Chen, P. P. (2024). Harnessing motivation, self-efficacy, and self-regulation: Dale H. Schunk's enduring influence. Educational Psychology Review, 36(4), 1-28. https://doi.org/10.1007/s10648-024-09969-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-024-09969-9

Correa, M. D. y Rueda Beltrán, M. (2012). La evaluación docente en educación superior: Uso de instrumentos de autoevaluación, planeación y evaluación por pares. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 3(2), 59-76. https://doi.org/10.18175/vys3.2.2012.04 DOI: https://doi.org/10.18175/vys3.2.2012.04

Elgueta Rosas, M. F. y Palma, E. E. (2021). La reflexión de la práctica de docencia como estrategia para la innovación en la formación jurídica. Derecho PUCP, (87), 499-522. https://doi.org/10.18800/derechopucp.202102.015 DOI: https://doi.org/10.18800/derechopucp.202102.015

Espinoza-Freire, E. E., Quinde-Zambrano, D. L., Morocho-Iñaguazo, E. G. y Ordoñez-Ayavaca, M. A. (2022). La planificación de clases, herramienta fundamental para la enseñanza efectiva. Revista Portal de la Ciencia, 3(1), 48-59. https://doi.org/10.51247/pdlc.v3i1.310 DOI: https://doi.org/10.51247/pdlc.v3i1.310

García Montero, I. y Bustos Córdova, R. B. (2020). La autorregulación del aprendizaje en tiempos de pandemia: una alternativa viable en el marco de los procesos educativos actuals. Diálogos sobre Educación, 12(22), 1-22. https://doi.org/10.32870/dse.v0i22.914 DOI: https://doi.org/10.32870/dse.v0i22.914

Hernández Rivero, V. M., Santana Bonilla, P. J. y Sosa Alonso, J. J. (2021). Feedback y autorregulación del aprendizaje en educación superior. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 227-248. https://doi.org/10.6018/rie.423341 DOI: https://doi.org/10.6018/rie.423341

Hidalgo Apunte, M. E. (2021). Reflexiones acerca de la evaluación formativa en el contexto universitario. Revista Internacional de Pedagogía e Innovación Educativa, 1(1), 189-210. https://doi.org/10.51660/ripie.v1i1.32 DOI: https://doi.org/10.51660/ripie.v1i1.32

Imaicela Vega, R. E., Conza Chuquirima, J. H., Conza Chuquirima, M. E., Jiménez Chuquimarca, K. de la N., Cango Alejandro, M. C. y Vega Lanchi, M. M. (2025). Estrategias de retroalimentación formativa para potenciar el desempeño escolar. Revista InveCom, 5(1), 1-11. https://doi.org/10.5281/zenodo.12549650

Martínez Goez, D. M. (2025). De la teoría a la práctica: Acercamiento al pensamiento pedagógico de John Dewey. Revista Textos, (29), 159-171. https://revistas.upb.edu.co/index.php/textos/article/view/9422

Mauri Majós, T., Colomina Álvarez, R. y De Gispert, I. (2009). Diseño de propuestas docentes con TIC para la enseñanza de la autorregulación en la educación superior. Revista de Educación, (348), 377-399. https://www.educacionfpydeportes.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2009/re348/re348-16.html

Molina Ayala, E. T., Flores Ayala, E. G., Herrera Herrera, M. M. y Padilla Chicaiza, V. A. (2023). Aprendizaje y emociones en estudiantes: análisis bibliométrico. Pro Sciences: Revista de Producción, Ciencias e Investigación, 7(50), 40-63. https://journalprosciences.com/index.php/ps/article/view/681

Montes Sosa, J. G. y Castillo-Sanguino, N. (2024). El método fenomenológico en la investigación educativa: entendiendo los principios clave de la metodología de Max van Manen. Revista Diálogos sobre Educación, 29(15), 1-21. https://doi.org/10.32870/dse.v0i29.1423 DOI: https://doi.org/10.32870/dse.v0i29.1423

Pekrun, R. (2021). Teachers need more than knowledge: Why motivation, emotion, and self-regulation are indispensable. Educational Psychologist, 56(4), 312-322. https://doi.org/10.1080/00461520.2021.1991356 DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2021.1991356

Ponce-Aguilar, E. E. y Marcillo-García, C. E. (2020). Auto-evaluación y coevaluación: una experiencia en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Dominio de las Ciencias, 6(2), 246-260. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1216

Posso Pacheco, J. P., Chango Unapucha, M. C., Pacha Morales, M. A., Simba Pozo, A. R. y Simba Pozo, S. E. (2023). Interacciones docente-estudiante y su relación con el rendimiento académico. GADE Revista Científica, 3(4), 370-382. https://doi.org/10.63549/rg.v3i4.260 DOI: https://doi.org/10.63549/rg.v3i4.260

Ramos-Galarza, C. A. (2020). Los alcances de una investigación. CienciAmérica, 9(3), 1-6. https://doi.org/10.33210/ca.v9i3.336 DOI: https://doi.org/10.33210/ca.v9i3.336

Rey, F. (2020). Muestreo intencional: ¿Cómo seleccionar la muestra adecuada? https://gea.lat/muestreo-intencional-como-seleccionar-la-muestra-adecuada/

Reyes-González, N., Meneses-Báez, A. L. y Díaz-Mujica, A. (2022). Planificación y gestión del tiempo académico de estudiantes universitarios. Formación Universitaria, 15(1), 57-72. https://doi.org/10.4067/S0718-50062022000100057 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062022000100057

Ronqui, V., Sánchez, M. F. y Trías Seferian, D. (2021). La enseñanza de la autorregulación en aulas de educación primaria. Cuadernos de Investigación Educativa, 12(2), 5-22. https://doi.org/10.18861/cied.2021.12.2.3055 DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2021.12.2.3055

Sáez-Delgado, F., López-Angulo, Y., Arias-Roa, N. N. y Mella-Norambuena, J. (2022). Revisión sistemática sobre autorregulación del aprendizaje en estudiantes de secundaria. Perspectiva Educacional, 61(2), 167-191. https://doi.org/10.4151/07189729-Vol.61-Iss.2-Art.1247 DOI: https://doi.org/10.4151/07189729-Vol.61-Iss.2-Art.1247

Sáez-Delgado, F., Medina Hicks, N., Mella-Norambuena, J., López-Angulo, Y. y Contreras-Saavedra, C. (2025). Regulación emocional y autorregulación académica en docentes de escuelas rurales durante la transición pospandemia. Revista Andina de Educación, 8(1), 1-9. https://doi.org/10.32719/26312816.2024.8.1.8 DOI: https://doi.org/10.32719/26312816.2024.8.1.8

Sarmiento Santana, M. (2007). La enseñanza de las matemáticas y las Ntic. Una estrategia de formación permanente. Universitat Rovira I Virgili.

Schunk, D. H. (2005). Self-regulated learning: The educational legacy of Paul R. Pintrich. Educational Psychologist, 40(2), 85-94. https://doi.org/10.1207/s15326985ep4002_3 DOI: https://doi.org/10.1207/s15326985ep4002_3

Schunk, D. H. (2012). Teorías del aprendizaje. Una perspectiva educativa (L. Pineda, Trad.; 6.a ed.). Pearson.

Teran-Pazmiño, E. M., Cadena-Morales, L. S., González-González, L. P., Guamán-Sánchez, N. J. y León-Flores, M. C. (2024). Tecnología y personalización del aprendizaje. Revista Científica Retos de la Ciencia, 1(4), 115-129. https://doi.org/10.53877/rc.8.19e.202409.10 DOI: https://doi.org/10.53877/rc.8.19e.202409.10

Torres, M., Yépez, D. y Lara, A. (2020). La reflexión de la práctica docente. Revista Chakiñan de Ciencias Sociales y Humanidades, (10), 87-101. https://doi.org/10.37135/chk.002.10.06 DOI: https://doi.org/10.37135/chk.002.10.06

Trías, D., Eiroa, C. y Ronqui, V. (2023). Enseñanza y aprendizaje autorregulado en el ejercicio de la docencia. En I. Achard (Ed.), Mejorar la enseñanza. Fortalecer la formación y el desempeño de los docentes (pp. 75-86). Universidad Católica del Uruguay.

Valdivia Guzmán, J. (2021). El portafolio como herramienta que fortalece la reflexión de la práctica en la formación inicial docente. Vínculos-ESPE, 6(1), 41-60. https://doi.org/10.24133/vinculosespe.v6i1.1740 DOI: https://doi.org/10.24133/vinculosespe.v6i1.1740

Vizcaíno Zúñiga, P. I., Cedeño Cedeño, R. J. y Maldonado Palacios, I. A. (2023). Metodología de la investigación científica: guía práctica. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(4), 9723-9762. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.7658 DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.7658

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.

Zimmerman, B. J. (2001). Self-regulated learning and academic achievement: Theoretical perspectives (2.nd ed.). Routledge.

Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into Practice, 41(2), 64-70. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2 DOI: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2

Como Citar

Castro Castro, D. R., Díaz Carrillo, M. C., García Martínez, E. M., & Quintero Moya, S. Y. (2025). A autorregulação do trabalho docente na sala de aula de uma instituição educativa em Santander, Colômbia. Revista UNIMAR, 43(2), 89–103. https://doi.org/10.31948/ru.v43i2.4494

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: