Educação inclusiva: Integrando o patrimônio cultural da Corporación Cultural Gestusilere na aprendizagem da comunidade surda no departamento de Huila

Autores

  • Juan Pablo Córdoba Bastidas Universidad Surcolombiana

DOI:

https://doi.org/10.31948/ru.v42i2.3828

Palavras-chave:

educação inclusiva, patrimônio cultural, aprendizagem, comunidade surda, identidade

Resumo

Este artigo examina os resultados da prática comunitária desenvolvida na Corporación Cultural Gestusilere na cidade de Neiva, Huila, com foco na educação inclusiva e seu impacto na percepção e no aprendizado do patrimônio cultural pela comunidade surda. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa baseada em um diagnóstico social, que possibilitou identificar as principais necessidades da empresa e propor um projeto abrangente de implementação para o aprendizado sobre o patrimônio cultural. A metodologia envolveu uma série de workshops diagnósticos e somativos. Assim, o projeto Gestusitour foi concebido para aproximar a comunidade dos espaços culturais de Neiva e estimular a reflexão sobre a importância do patrimônio. Os principais resultados são a visualização da comunidade surda, sua participação nos processos culturais e a compreensão de sua relevância na identidade regional. Também revelou os desafios e as escassas oportunidades para essa comunidade, destacando a importância de iniciativas inclusivas para promover a conscientização cultural e o desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Juan Pablo Córdoba Bastidas, Universidad Surcolombiana

Licenciado en Ciencias Sociales, Universidad Surcolombiana

Referências

Arriagada Hernández, C. R., Jara Tomckowiack, L. y Calzadilla Pérez, O. O. (2021). La co-enseñanza desde enfoques inclusivos para los equipos del Programa de Integración Escolar. Estudios Pedagógicos, 47(1), 175-195. https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100175

Ávila Cedillo, G. J. (2021). Diagnóstico social en trabajo social: conceptos clave y metodología para su elaboración. Margen Revista de Trabajo Social y Ciencias Sociales, (100), 1-28. https://www.margen.org/suscri/margen100/Avila-100.pdf

Camilloni, A. R. (2007). Justificación de la didáctica. https://viejo.unter.org.ar/imagenes/022%20Alicia%20R.%20W.%20de%20Camilloni%20Justificaci%C3%B3n%20de%20la%20did%C3%A1ctica%20_0.pdf

Cepeda Ortega, J. (2018). Una aproximación al concepto de identidad cultural a partir de experiencias: el patrimonio y la educación. Tabanque Revista Pedagógica, (31), 244-262. https://doi.org/10.24197/trp.31.2018.244-262

Díaz-Bravo, L., Torruco-García, U., Martínez-Hernández, M. y Varela-Ruiz, M. (2013). La entrevista, recurso flexible y dinámico. Investigación en Educación Médica, 2(7), 162-167. https://doi.org/10.1016/S2007-5057(13)72706-6

Duarte Piña, O. (2019). Aproximaciones a la didáctica del patrimonio cultural y a la educación artística en la Educación Infantil. Revista Matéria-Prima, 7(1), 54-61. https://core.ac.uk/download/pdf/223237121.pdf

Dueñas, M. L. (2010). Educación inclusiva. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 21(2), 358-366. https://doi.org/10.5944/reop.vol.21.num.2.2010.11538

Gobernación del Huila. (2019). Huila enriquecerá su patrimonio cultural material e inmaterial. https://www.huila.gov.co/publicaciones/8942/huila-enriquecera-su-patrimonio-cultural-material-e-inmateria/

Guasca Camacho, B. S. y Osorio Hernández, S. M. (2019). Evaluación de estrategias de implementación sobre turismo accesible en el centro histórico de la Candelaria para turistas con discapacidad auditiva [Tesis de pregrado, Universidad Agustiniana]. Repositorio institucional. https://repositorio.uniagustiniana.edu.co/handle/123456789/1238

Gobernación del Huila. (2023). Gobierno "Huila Crece" garantiza educación inclusiva para niños y niñas con discapacidad. https://www.huila.gov.co/publicaciones/13696/gobierno-huila-crece-garantiza-educacion-inclusiva-para-ninos-y-ninas-con-discapacidad/

Hernández González, O. (2021). Aproximación a los distintos tipos de muestreo no probabilístico que existen. Revista Cubana de Medicina General Integral, 37(3), e1442. https://revmgi.sld.cu/index.php/mgi/article/view/1442/453

Mora Vargas, A. I. (2004). La evaluación educativa: concepto, períodos y modelos. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 4(2), 1-28. https://doi.org/10.15517/aie.v4i2.9084

Muntaner-Guasp, J. J., Mut-Amengual, B. B., & Pinya-Medina, C. (2022). Active Methodology for the Implementation of Inclusive Education. Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.5

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (2019). ¿Qué es el patrimonio cultural inmaterial? https://ich.unesco.org/es/que-es-el-patrimonio-inmaterial-00003

Pérez Losada, P. A., Amórtegui, E. F. y Mosquera, J. A. (2021). Reflexiones hacia la inclusión de estudiantes sordos en la enseñanza de la física: Una mirada desde las concepciones del profesorado en ciencias naturales del departamento del Huila. Revista Boletín Redipe, 10(8), 340-358. https://doi.org/10.36260/rbr.v10i8.1409

Quispe-Morales, R. A. (2023). Investigación cualitativa en educación. Fondo Editorial Universidad Nacional Autónoma de Huanta. https://doi.org/10.37073/feunah.39

Romero-Coronel, K. F., Álvarez-Mora, M. del C. y Andino-Sosa, I. A. (2023). Educación inclusiva: una mirada a los avances en el nivel inicial. Inclusión y Desarrollo, 10(1), 7-18. https://doi.org/10.26620/uniminuto.inclusion.10.1.2023.7-18

Salazar-Escorcia, L. S. (2020). Investigación Cualitativa: Una respuesta a las Investigaciones Sociales Educativas. CIENCIAMATRIA, 6(11), 101-110. https://doi.org/10.35381/cm.v6i11.327

Vera Bustillos, E. y Reyes Escalante, A. Y. (2020). Patrimonio cultural en siglo XX. En Inventario de monumentos, edificios y sitios históricos relevantes del noroeste de Chihuahua periodo 1091 a 1950 (Tomo II; pp. 9-25). Editorial GEPLAT/UERN

Zuleta, E. (1995). Educación y democracia, un campo de combate. Fundación Estanislao Zuleta.

Como Citar

Córdoba Bastidas, J. P. (2024). Educação inclusiva: Integrando o patrimônio cultural da Corporación Cultural Gestusilere na aprendizagem da comunidade surda no departamento de Huila. Revista UNIMAR, 42(2), 169–187. https://doi.org/10.31948/ru.v42i2.3828

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Artículos resultado de investigación

Métricas

QR Code
Métricas do artigo
Vistas abstratas
Visualizações da cozinha
Visualizações de PDF
Visualizações em HTML
Outras visualizações

Alguns itens similares: